Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Diferenças de Velocidade com diferentes Equipamentos

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Tuga

Registo: 05 Out 2007

MensagemColocada: 06 Abr 2008 00:15    Assunto: Diferenças de Velocidade com diferentes Equipamentos Responder com citação

Hoje andei a fazer umas experiências por causa de uma situação que coloquei noutro tópico e aproveitei também para testar velocidades com dois equipamentos diferentes.
Existem dúvidas e comentários espalhados por diversos tópicos acerca da diferença de velocidades com diferentes equipamentos tanto por ligação Ethernet como principalmente por Wireless.
Deixo aqui a minha experiência de hoje:

Ligação á Internet com um Modem SpeedTouch 516v6 ADSL2+ sem Wireless e só com uma porta Ethernet.
Sincronização a cerca de 18 Mb.
Testes feitos com o "Medvel" do Nars.

Este Modem foi ligado a 2 Routers Wireless diferentes para testar as velocidades. Ambos têm 54 Mbps de Velocidade máxima e ambos são norma "g".
Os Testes foram feitos com o PC a 1 Metro dos Routers e com o sinal no máximo (54 Mb/Excelente).

Resultados para o Download Standard do Medvel (aproximadamente 100 MB com 4 ligações):

Router SpeedTouch 580 Wireless

- Por Ethernet - 15,01 Mbps (1,79 MB/s)
- Por Wireless - 9,04 Mbps (1,08 MB/s)

Router Linksys WRK54G Wireless

- Por Ethernet - 15,01 Mbps (1,79 MB/s)
- Por Wireless - 13,46 Mbps (1,60 MB/s)

Os Testes foram repetidos algumas vezes e as diferenças foram mínimas ou nulas.

Como podem observar, o Download por Ethernet fez-se exactamente á mesma velocidade. Neste caso não há diferença entre equipamentos.

No Download por Wireless é que fiquei espantado. Através do Linksys a velocidade sobe cerca de 50 %! Mais 4,5 Mbps!

Fiquei espantado por duas razões:

1ª - Qualquer dos Routers foi "herança" dos Kits Wireless Standard á época (2005). Um do Sapo e o outro da NetCabo. Não foram compras especificas "de qualidade".

2ª - O SpeedTouch a fazer download através de uma ligação apenas ADSL2 sincronizada a 10,5 Mb não tem práticamente diferença de velocidade entre Ethernet e Wireless.
Para o mesmo download:

- Por Ethernet - 9,01 Mbps
- Por Wireless - 8,56 Mbps

Conclusão (apesar de comparados apenas estes 2 Routers):

Existem Routers Wireless que a velocidades mais altas não têm "capacidade" para as aproveitar.

Se quiserem comentem ou coloquem aqui as vossas experiências deste género.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 06 Abr 2008 00:15    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
NARS
Site Admin
Site Admin

Registo: 07 Set 2005

MensagemColocada: 06 Abr 2008 02:18    Assunto: Responder com citação

Também podes experimentar com encriptações diferentes e sem encriptação, provavelmente vais ver mais diferenças Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
Phoenix

Registo: 22 Mar 2008

MensagemColocada: 06 Abr 2008 03:38    Assunto: Responder com citação

ja agora testa com o speed touch 585v6 com a nova firmware e diz me alguma coisa ... Confused
Voltar acima
spiritmind

Registo: 14 Mar 2008

MensagemColocada: 06 Abr 2008 18:15    Assunto: Responder com citação

Phoenix escreveu:
ja agora testa com o speed touch 585v6 com a nova firmware e diz me alguma coisa ... Confused

boas uma pergunta é possível actualizar o firmware do 585 v6 da clix ? é que tenho um e não sei onde encontrar o firmware.
cumprimentos
Voltar acima
Transeunte

Registo: 28 Jan 2008

MensagemColocada: 06 Abr 2008 20:28    Assunto: Responder com citação

Provavelmente esse ST585 da Clix está bloqueado e só funciona em acesso ADSL Clix/Novis assim como não permite actualizar o firmware.

No System information do Router deves ter algo do género:

Product Name: ST585
Serial Number: CPXXXXXXXXX
Software Release: 6.2.29.2
Software Variant: AA
Boot Loader Version: 1.0.7
Product Code: 35942040
Board Name: BANT-W

Se o Software Variant for diferente de AA então tens um router bloqueado em mãos e não vais conseguir actualizar.

Portem-se.
Voltar acima
Tuga

Registo: 05 Out 2007

MensagemColocada: 06 Abr 2008 20:31    Assunto: Responder com citação

Phoenix escreveu:

Phoenix,

Eu não critiquei marcas, apenas comparei 2 modelos. Em termos gerais também tenho boa impressão dos SpeedTouch.
Quanto a fazer o teste ao 585v6, não tenho nenhum para testar mas se utilizas esse modem podias fazer um teste semelhante ao que eu fiz e colocar aqui os valores para vermos.
Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET