Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 06 Abr 2008 00:15 Assunto: Diferenças de Velocidade com diferentes Equipamentos |
|
|
Hoje andei a fazer umas experiências por causa de uma situação que coloquei noutro tópico e aproveitei também para testar velocidades com dois equipamentos diferentes.
Existem dúvidas e comentários espalhados por diversos tópicos acerca da diferença de velocidades com diferentes equipamentos tanto por ligação Ethernet como principalmente por Wireless.
Deixo aqui a minha experiência de hoje:
Ligação á Internet com um Modem SpeedTouch 516v6 ADSL2+ sem Wireless e só com uma porta Ethernet.
Sincronização a cerca de 18 Mb.
Testes feitos com o "Medvel" do Nars.
Este Modem foi ligado a 2 Routers Wireless diferentes para testar as velocidades. Ambos têm 54 Mbps de Velocidade máxima e ambos são norma "g".
Os Testes foram feitos com o PC a 1 Metro dos Routers e com o sinal no máximo (54 Mb/Excelente).
Resultados para o Download Standard do Medvel (aproximadamente 100 MB com 4 ligações):
Router SpeedTouch 580 Wireless
- Por Ethernet - 15,01 Mbps (1,79 MB/s)
- Por Wireless - 9,04 Mbps (1,08 MB/s)
Router Linksys WRK54G Wireless
- Por Ethernet - 15,01 Mbps (1,79 MB/s)
- Por Wireless - 13,46 Mbps (1,60 MB/s)
Os Testes foram repetidos algumas vezes e as diferenças foram mínimas ou nulas.
Como podem observar, o Download por Ethernet fez-se exactamente á mesma velocidade. Neste caso não há diferença entre equipamentos.
No Download por Wireless é que fiquei espantado. Através do Linksys a velocidade sobe cerca de 50 %! Mais 4,5 Mbps!
Fiquei espantado por duas razões:
1ª - Qualquer dos Routers foi "herança" dos Kits Wireless Standard á época (2005). Um do Sapo e o outro da NetCabo. Não foram compras especificas "de qualidade".
2ª - O SpeedTouch a fazer download através de uma ligação apenas ADSL2 sincronizada a 10,5 Mb não tem práticamente diferença de velocidade entre Ethernet e Wireless.
Para o mesmo download:
- Por Ethernet - 9,01 Mbps
- Por Wireless - 8,56 Mbps
Conclusão (apesar de comparados apenas estes 2 Routers):
Existem Routers Wireless que a velocidades mais altas não têm "capacidade" para as aproveitar.
Se quiserem comentem ou coloquem aqui as vossas experiências deste género. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 06 Abr 2008 00:15 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 06 Abr 2008 02:18 Assunto: |
|
|
Também podes experimentar com encriptações diferentes e sem encriptação, provavelmente vais ver mais diferenças |
|
Voltar acima |
|
|
Phoenix
Registo: 22 Mar 2008 Mensagens: 80
|
Colocada: 06 Abr 2008 03:38 Assunto: |
|
|
ja agora testa com o speed touch 585v6 com a nova firmware e diz me alguma coisa ... |
|
Voltar acima |
|
|
spiritmind
Registo: 14 Mar 2008 Mensagens: 8
|
Colocada: 06 Abr 2008 18:15 Assunto: |
|
|
Phoenix escreveu: | ja agora testa com o speed touch 585v6 com a nova firmware e diz me alguma coisa ... |
boas uma pergunta é possível actualizar o firmware do 585 v6 da clix ? é que tenho um e não sei onde encontrar o firmware.
cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
Transeunte
Registo: 28 Jan 2008 Mensagens: 92
|
Colocada: 06 Abr 2008 20:28 Assunto: |
|
|
Provavelmente esse ST585 da Clix está bloqueado e só funciona em acesso ADSL Clix/Novis assim como não permite actualizar o firmware.
No System information do Router deves ter algo do género:
Product Name: ST585
Serial Number: CPXXXXXXXXX
Software Release: 6.2.29.2
Software Variant: AA
Boot Loader Version: 1.0.7
Product Code: 35942040
Board Name: BANT-W
Se o Software Variant for diferente de AA então tens um router bloqueado em mãos e não vais conseguir actualizar.
Portem-se. |
|
Voltar acima |
|
|
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 06 Abr 2008 20:31 Assunto: |
|
|
Phoenix escreveu: | ja agora testa com o speed touch 585v6 com a nova firmware e diz me alguma coisa ... |
Phoenix,
Eu não critiquei marcas, apenas comparei 2 modelos. Em termos gerais também tenho boa impressão dos SpeedTouch.
Quanto a fazer o teste ao 585v6, não tenho nenhum para testar mas se utilizas esse modem podias fazer um teste semelhante ao que eu fiz e colocar aqui os valores para vermos. |
|
Voltar acima |
|
|
|