Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

IP de rede mudou. Ajuda...

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
mauro1855

Registo: 28 Dez 2007

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:24    Assunto: IP de rede mudou. Ajuda... Responder com citação

Tenho um router Aolynk (da Clix) cujo IP sempre foi 192.168.1.1
Tenho o computador ligado ao router, por cabo de rede, e o ip correspondente ao computador sempre foi 192.168.1.2... Mas hoje reparei que o IP do meu computador tinha mudado para 192.168.1.3
Sou cliente clix à pouco mais de um ano...
O meu problema é que agora tenho de mudartodas as informação do port forwarding (ou melhor, os valores virtual server)... Será que há alguma maneira de fazer o computador voltar a ser identificado por 192.168.1.2... Já tentei mudar nas definições de rede do Windows (Vista), mas entra em conflito porque diz que ja existe outro computador com esse IP, e assim nem consigo aceder à Internet...
Como soluccionar, ou porque aconteceu isto??

P.S. - Só tenho um computador ligado ao router... E pretendo ficar com o IP WAN Dinâmico, como sempre...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:24    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador

Registo: 13 Abr 2006

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:28    Assunto: Responder com citação

o teu ip externo é dinâmico.. o da wan

o teu ip interno para o defenires pelo vista tens de desligar o DHCP do router (ou entao po-lo apenas a dar endereços de 192.168.1.10 para cima por exemplo)
Voltar acima
mauro1855

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:36    Assunto: Responder com citação

já vi muitas menções ao DHCP, mas o que é?? O que faz? Já localizei as definições do DHCP no router, mas antes de desactivar quero saber promenores do que é que isso faz...
Desculpem a ignorância, sei os conceitos básicos de rede e como protege-las, mas existem estes conceitos que de facto ñ percebo bem
Cumps
Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador

Registo: 13 Abr 2006

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:40    Assunto: Responder com citação

mauro1855 escreveu:
já vi muitas menções ao DHCP, mas o que é?? O que faz? Já localizei as definições do DHCP no router, mas antes de desactivar quero saber promenores do que é que isso faz...
Desculpem a ignorância, sei os conceitos básicos de rede e como protege-las, mas existem estes conceitos que de facto ñ percebo bem
Cumps

basicamente é um protocolo que atribui os ip.

http://pt.wikipedia.org/wiki/DHCP Wink
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

Registo: 21 Set 2005

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:41    Assunto: Responder com citação

http://pt.wikipedia.org/wiki/DHCP
Voltar acima
mauro1855

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:44    Assunto: Responder com citação

OK... ja percebi... Mas se desactivar o DHCP no router isso irá fazer com que outros computadores que forem adicionados à rede tenham de ser configurados manualmente... certo?? ñ k seja mt importante...
Só desejo fazer mais uma pergunta... porque é k o IP mudou assim de repente...???
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:46    Assunto: Responder com citação

Então se tens o PC a receber o IP por DHCP é normal que mude, por isso mesmo é que é dinâmico.
Voltar acima
mauro1855

MensagemColocada: 28 Dez 2007 22:57    Assunto: Responder com citação

Bem, ok... ja tentei mudar as definições, desligar o DHCP no router e especificar um IP, mascara de rede e gateway no windows, mas ñ consegui, ou melhor, consegui mas ñ tenho acesso a net... mas eu abri este tópico era para tentar perceber porque é que agora o DHCP me resolveu atribuir este IP e não consigo fazer nada de forma a que ele atribua o que sempre tive antes... ñ consigo perceber pk é que me atribui este passado um ano de ter sempre o outro...
De qualquer fikei a saber o que é o DHCP... e como ja mudei as definições do port forwarding, ñ a problema... espero k ñ mude ota vez...
Cumps
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

MensagemColocada: 28 Dez 2007 23:09    Assunto: Responder com citação

Podes definir o número de IPs que permites que ele atribua. Não te podes é esquecer que depois ficas limitado no número de computadores lá ligados.
Voltar acima
fleitao

Registo: 02 Dez 2007

MensagemColocada: 29 Dez 2007 00:31    Assunto: Responder com citação

Boas,

Por acaso mudaste a porta física em que ligas o computador ao router ? Não deve ter nada a ver, ou pelo menos não devia, mas se por acaso tivesses ligado uma outra máquina ainda que temporariamente o DHCP podia ter atribuído o primeiro IP à primeira porta.

Outra hipótese é ter ficado uma ligação lógica bloqueada no router e quando ligaste outra vez o computador o router pensou que seria o segundo.
Experimenta desligar tudo, computador, router etc. Desliga as ligações físicas de rede, e depois volta a ligar tudo de novo, primeiro o router, depois o computador, depois restaura a ligação física de rede. Se estiver tudo limpo o DHCP deverá atribuír o primeiro IP disponível à primeira máquina.

Se não funcionar podes sempre fazer um reset ao router, mas aí já te vai dar mais trabalho pois podes ter que reconfigurar algumas dsefinições.

Francisco Leitão
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET