Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
mauro1855
Registo: 28 Dez 2007 Mensagens: 285
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:24 Assunto: IP de rede mudou. Ajuda... |
|
|
Tenho um router Aolynk (da Clix) cujo IP sempre foi 192.168.1.1
Tenho o computador ligado ao router, por cabo de rede, e o ip correspondente ao computador sempre foi 192.168.1.2... Mas hoje reparei que o IP do meu computador tinha mudado para 192.168.1.3
Sou cliente clix à pouco mais de um ano...
O meu problema é que agora tenho de mudartodas as informação do port forwarding (ou melhor, os valores virtual server)... Será que há alguma maneira de fazer o computador voltar a ser identificado por 192.168.1.2... Já tentei mudar nas definições de rede do Windows (Vista), mas entra em conflito porque diz que ja existe outro computador com esse IP, e assim nem consigo aceder à Internet...
Como soluccionar, ou porque aconteceu isto??
P.S. - Só tenho um computador ligado ao router... E pretendo ficar com o IP WAN Dinâmico, como sempre... |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:24 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:28 Assunto: |
|
|
o teu ip externo é dinâmico.. o da wan
o teu ip interno para o defenires pelo vista tens de desligar o DHCP do router (ou entao po-lo apenas a dar endereços de 192.168.1.10 para cima por exemplo) |
|
Voltar acima |
|
|
mauro1855
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:36 Assunto: |
|
|
já vi muitas menções ao DHCP, mas o que é?? O que faz? Já localizei as definições do DHCP no router, mas antes de desactivar quero saber promenores do que é que isso faz...
Desculpem a ignorância, sei os conceitos básicos de rede e como protege-las, mas existem estes conceitos que de facto ñ percebo bem
Cumps |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:40 Assunto: |
|
|
mauro1855 escreveu: | já vi muitas menções ao DHCP, mas o que é?? O que faz? Já localizei as definições do DHCP no router, mas antes de desactivar quero saber promenores do que é que isso faz...
Desculpem a ignorância, sei os conceitos básicos de rede e como protege-las, mas existem estes conceitos que de facto ñ percebo bem
Cumps |
basicamente é um protocolo que atribui os ip.
http://pt.wikipedia.org/wiki/DHCP |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
|
Voltar acima |
|
|
mauro1855
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:44 Assunto: |
|
|
OK... ja percebi... Mas se desactivar o DHCP no router isso irá fazer com que outros computadores que forem adicionados à rede tenham de ser configurados manualmente... certo?? ñ k seja mt importante...
Só desejo fazer mais uma pergunta... porque é k o IP mudou assim de repente...??? |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:46 Assunto: |
|
|
Então se tens o PC a receber o IP por DHCP é normal que mude, por isso mesmo é que é dinâmico. |
|
Voltar acima |
|
|
mauro1855
|
Colocada: 28 Dez 2007 22:57 Assunto: |
|
|
Bem, ok... ja tentei mudar as definições, desligar o DHCP no router e especificar um IP, mascara de rede e gateway no windows, mas ñ consegui, ou melhor, consegui mas ñ tenho acesso a net... mas eu abri este tópico era para tentar perceber porque é que agora o DHCP me resolveu atribuir este IP e não consigo fazer nada de forma a que ele atribua o que sempre tive antes... ñ consigo perceber pk é que me atribui este passado um ano de ter sempre o outro...
De qualquer fikei a saber o que é o DHCP... e como ja mudei as definições do port forwarding, ñ a problema... espero k ñ mude ota vez...
Cumps |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 28 Dez 2007 23:09 Assunto: |
|
|
Podes definir o número de IPs que permites que ele atribua. Não te podes é esquecer que depois ficas limitado no número de computadores lá ligados. |
|
Voltar acima |
|
|
fleitao
Registo: 02 Dez 2007 Mensagens: 27
|
Colocada: 29 Dez 2007 00:31 Assunto: |
|
|
Boas,
Por acaso mudaste a porta física em que ligas o computador ao router ? Não deve ter nada a ver, ou pelo menos não devia, mas se por acaso tivesses ligado uma outra máquina ainda que temporariamente o DHCP podia ter atribuído o primeiro IP à primeira porta.
Outra hipótese é ter ficado uma ligação lógica bloqueada no router e quando ligaste outra vez o computador o router pensou que seria o segundo.
Experimenta desligar tudo, computador, router etc. Desliga as ligações físicas de rede, e depois volta a ligar tudo de novo, primeiro o router, depois o computador, depois restaura a ligação física de rede. Se estiver tudo limpo o DHCP deverá atribuír o primeiro IP disponível à primeira máquina.
Se não funcionar podes sempre fazer um reset ao router, mas aí já te vai dar mais trabalho pois podes ter que reconfigurar algumas dsefinições. _________________ Fiquem bem e um abraço
Francisco Leitão |
|
Voltar acima |
|
|
|