Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Calcular a vossa distancia a central

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
antersf

Registo: 03 Dez 2007

MensagemColocada: 08 Dez 2007 02:08    Assunto: Calcular a vossa distancia a central Responder com citação

Nao sei se esta informacao ja existe aqui mas de qualquer forma vou deixar duas formas simples de calcular a distancia que vos separa da central.

Valor medio para db/distancia

1.0km = 13.81dB = 23Mbit
1.5km = 20.7dB = 21Mbit
2.0km = 27.6dB = 18Mbit
2.5km = 34.5dB = 13Mbit
3.0km = 41.4dB = 8Mbit
3.5km = 48.3dB = 6Mbit
4.0km = 56dB = 4Mbit
4.5km = 62.1dB = 3Mbit
5.0km = 69dB = 2Mbit

Aqui teem uma folha de Excel da microsoft com um calculador para adsl/adsl2

Tambem podem visitar um site que faz basicamente o mesmo

Era bom se todos os utilizadores fizessem um post com os seus valores de SNR e Downstream: velocidade/atenuação | Upstream: velocidade/atenuação e marca e modelo de modem.

Desta forma era possivel criar uma imagem geral das velocidades/snr/att e quais os melhores modems para snr baixas.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 08 Dez 2007 02:08    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
blackspawn

Registo: 16 Fev 2006

MensagemColocada: 08 Dez 2007 02:35    Assunto: Responder com citação

Bem vou começar eu...

Modem/Router: Draytek2800G

Modulação: ADSL2
SNR: 10-13 dB
Atenuação: 33 dB
Velocidade (down/up): 7.5-7.9/1 (Mbps)
----
Modulação: ADSL2+
SNR: 5-10 dB
Atenuação: 41 dB
Velocidade (down/up): 8-11/1 (Mbps)

Neste momento ligo-me sempre com ADSL2 porque fico com uma ligação mais estável, com adsl2+ devido à flutuação do SNR frequentemente tenho de re-sincronizar a ligação (esta "morre" com um SNR muito baixo).
Tealc

Registo: 14 Nov 2007

MensagemColocada: 10 Dez 2007 17:41    Assunto: Responder com citação

Bem estou a talvez 1.5KM da central:

Modem/Router: Thomson SpeedTouch 546v6

Modulação: G.992.5 Annex A
Largura de banda (cima/Baixo) [kbps/kbps]: 856 / 20.542
Alimentação de saída (cima/baixo) [dBm]: 4,0 / 25,5
Atenuação de linha (cima/baixo) [dB]: 2,0 / 15,5
Margem SN (cima/baixo) [dB]: 11,0 / 10,5
ID do fornecedor (local/remoto): TMMB / GSPN

Então que acham?
antersf

MensagemColocada: 11 Dez 2007 03:15    Assunto: Responder com citação

Bem bom. Wink
Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador

Registo: 13 Abr 2006

MensagemColocada: 11 Dez 2007 10:34    Assunto: Responder com citação

esses valores apenas são válidos para modulação G.DMT

este

http://www2.farina1.com/adsl/#calculator=LineX2048YAttX20YMarginX34YResX8128KbpsYResXYResXYResXY

e este site ajudam bastante

http://www.kitz.co.uk/adsl/frogstats.htm
Voltar acima
mgHall

Registo: 12 Dez 2007

MensagemColocada: 12 Dez 2007 00:58    Assunto: Re: Calcular a vossa distancia a central Responder com citação

antersf escreveu:
Nao sei se esta informacao ja existe aqui mas de qualquer forma vou deixar duas formas simples de calcular a distancia que vos separa da central.

1.0km = 13.81dB = 23Mbit
1.5km = 20.7dB = 21Mbit
2.0km = 27.6dB = 18Mbit
2.5km = 34.5dB = 13Mbit
3.0km = 41.4dB = 8Mbit
3.5km = 48.3dB = 6Mbit
4.0km = 56dB = 4Mbit
4.5km = 62.1dB = 3Mbit
5.0km = 69dB = 2Mbit

Olá,

Não sei se adianta muito saber a distância em linha recta à central:
A minha atenuação é de 18.5 dB down e 6.0 dB up e segundo o google earth estou a apenas 320 metros da central da PT (Torres Vedras) que suponho que é a central usada pela Clix...

Será das voltas que o fio dá? (quase 5 vezes a distancia real Shocked) ou a qualidade do fio tambem entra aqui?

Obrigado pela info - estou a aprender muito!
Voltar acima
antersf

MensagemColocada: 12 Dez 2007 01:18    Assunto: Responder com citação

O meu problema é que se cria muito ruido ( quando chove ate mesmo no telefone se ouve ruido ) é uma das caixas de ramal que a pt nao muda. A caixa deve ter uns 50 anos lol, ainda é daquelas em ferro todas adornadas o problema é que a porta nao tem vedantes e deixa a chuva entrar. Ja mudaram o interior mas a humidade lixa tudo.
Voltar acima
nipnip

Registo: 17 Jul 2007

MensagemColocada: 12 Dez 2007 14:27    Assunto: Re: Calcular a vossa distancia a central Responder com citação

mgHall escreveu:
antersf escreveu:

1.0km = 13.81dB = 23Mbit
1.5km = 20.7dB = 21Mbit
2.0km = 27.6dB = 18Mbit
2.5km = 34.5dB = 13Mbit
3.0km = 41.4dB = 8Mbit
3.5km = 48.3dB = 6Mbit
4.0km = 56dB = 4Mbit
4.5km = 62.1dB = 3Mbit
5.0km = 69dB = 2Mbit

Olá,

Não sei se adianta muito saber a distância em linha recta à central:
A minha atenuação é de 18.5 dB down e 6.0 dB up e segundo o google earth estou a apenas 320 metros da central da PT (Torres Vedras) que suponho que é a central usada pela Clix...

Será das voltas que o fio dá? (quase 5 vezes a distancia real Shocked) ou a qualidade do fio tambem entra aqui?

Obrigado pela info - estou a aprender muito!

ficavas admirado com as voltas que o cabo dá... lol
sim a qualidade também entra na equação... bem como a quantidade que estão ligadas...

Registo: 02 Dez 2007

MensagemColocada: 20 Dez 2007 23:57    Assunto: Responder com citação

boas,

Acabadinho de chegar ao clix... segundo a folha de excel teria 17 Megas no máximo (se contratasse os 24), como tenho 12 sincronizo a 9 e tal...

Aqui estão os valores:

ADSL Line Type ADSL2+
ADSL Line Coding INTERLEAVED
Line Attenuation (Down):26 (Up):14
Noise Margin (Down):6 (Up):22
Current Rate DownStr: 9641(K) UpStr: 506(K)

Francisco Leitão
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
barcelosnaboa

Registo: 11 Jul 2007

MensagemColocada: 06 Jan 2008 16:43    Assunto: Responder com citação

pois é segundo a folha de calculo seria possivel com 63dbs ter os 2mg mas não chego aos 500kbps neste momento
mais uma vez fico com a ideia que poderia ter um serviço bem melhor so não o tenho por que não à interesse por falta da clix
alias como ja disse num topico já tive 1.2 megas mas agora é o que se vé e por aquilo que sei o meu problema resume-se à subtituicao do cabo que liga do poste a minha casa mas como os meninos da clix não querem temo que o contrato com eles esteja a terminar
so estou à espera que a pt apareça com a nova oferta de adsl no fimde fevereiro
é pena mas vai ter que ser Exclamation Exclamation Exclamation
Voltar acima
nipnip

Registo: 17 Jul 2007

MensagemColocada: 06 Jan 2008 17:31    Assunto: Responder com citação

barcelosnaboa escreveu:
pois é segundo a folha de calculo seria possivel com 63dbs ter os 2mg mas não chego aos 500kbps neste momento
mais uma vez fico com a ideia que poderia ter um serviço bem melhor so não o tenho por que não à interesse por falta da clix
alias como ja disse num topico já tive 1.2 megas mas agora é o que se vé e por aquilo que sei o meu problema resume-se à subtituicao do cabo que liga do poste a minha casa mas como os meninos da clix não querem temo que o contrato com eles esteja a terminar

a clix não pode substituir cabos... e a PT basicamente só substitui quando começar a dar problemas na parte de voz...
e essa folha de cálculo é muito pouco fidedigna até porque só tem em conta a atenuação... e a perda do cabo (que deves ter que adivinhar qual é)

Registo: 11 Jul 2007

MensagemColocada: 06 Jan 2008 18:43    Assunto: Responder com citação

nipnip escreveu:
barcelosnaboa escreveu:

a clix não pode substituir cabos... e a PT basicamente só substitui quando começar a dar problemas na parte de voz...
e essa folha de cálculo é muito pouco fidedigna até porque só tem em conta a atenuação... e a perda do cabo (que deves ter que adivinhar qual é)
tenho noção do que dizes e concordo
mas como disse ja tive 1.2 megas e agora não dá reparei que o cabo que vem do poste a minha casa tem o cobre todo escuro cortei prai 5m de cabo que tinha em excesso na caixa de entrada e e sempre da mema cor
se um dos factores é a qualidade do cabo porque é que não presianam a pt para o subtituir?? o tecnico da clix viu isso e concordou comigo e disse que eles o iam subtituir mas quando vieram para fazer isso mandaram um puto da clix que devia estar mas era nas limpesas que nada percebia e ficou a olhar pra o tecnico da pt que veio para subtituir a linha depois do tecnico da pt ver que não avia ruido disse que não subtituia a linha e o ignorante da clix concurdou logo nem sequer pressionou
isto so em portugal depois de ver que o cobre não estava em condicoes mesmo assim não trocou a linha e quem se lixa sou eu mas pronto como disse o fim esta a chegar Evil or Very Mad
Voltar acima
apocal1pse

Registo: 19 Fev 2007

MensagemColocada: 07 Jan 2008 10:25    Assunto: Responder com citação

já tou como o mgHall já que no mapas do google em linha recta não devo estar a mais de 600metros da central e dando margem até punha a hipotese de aumentar para 1000-1500 metros de distância real.. mas com a minha atenuação diz-me que é quase 2500 metros... bolas... a minha central é a da estrela (lisboa) mas deve ir a almada e voltar Confused
Voltar acima
Artur Silva

Registo: 14 Jun 2006

MensagemColocada: 07 Jan 2008 11:02    Assunto: esquisito Responder com citação

expliquem me uma coisa, se souberem.
Eu não tenho hipotese de por aqui os meus valores de linha pois estou longe de casa. Mas sei que tenho entre 40 a 45 dB de atenuação e sincronizo no máximo a 3 megas e devia sincronizar a 6 salvo erro....
E quando sincronizo a 3 megas passo a vida a cair!!!!!!!!!!!!!
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Artur Silva

Registo: 14 Jun 2006

MensagemColocada: 08 Jan 2008 02:25    Assunto: Re: esquisito Responder com citação

Artur Silva escreveu:
expliquem me uma coisa, se souberem.
Eu não tenho hipotese de por aqui os meus valores de linha pois estou longe de casa. Mas sei que tenho entre 40 a 45 dB de atenuação e sincronizo no máximo a 3 megas e devia sincronizar a 6 salvo erro....
E quando sincronizo a 3 megas passo a vida a cair!!!!!!!!!!!!!

Convem dizer que tenho o modem router aolink da clix e que me disseram no SAC que estava aproximadamente a a 4800 metros da central. Ora para essa distancia a minha atenuação devia ser tipo 50as. Supondo que o factor limitante seja de facto a atenuação é no mínimo esquisito.
(ah e antes de mudar para a clix tive um técnico da PT a arranjar me a instalação em casa!!)
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Dúvidas sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET