Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Ghost
Registo: 25 Jan 2006 Mensagens: 102
|
Colocada: 31 Mai 2007 14:08 Assunto: Modem ADSL2+ -- aceitam-se sugestoes |
|
|
Após 4 meses de quebras de sincronismo "inexplicaveis", e várias intervencoes tecnicas em minha casa... a ultima possivel solucao avancada é, segundo eles, a troca por um modem melhor.
Sempre tive um MT882 sem problemas, mas o que eles estao a alegar é que basta haver muita gente ligada ao mesmo poste, com modems melhores, que mandam o sinal do meu abaixo.
Dado que nao me apetecia muito comprar um equipamento novo com base em apenas suposicoes, gostaria de saber se alguem me pode informar sobre a veracidade desta solucao que me apresentaram.
Depois, que equipamentos posso entao comprar caso seja essa a resolucao do problema.
Modem só é mais que suficiente, desde que aguente bem p2p, mas nao me faz diferenca se for router e wireless.
Uns modelos que vi foram
USR ADSL 4-Port Router 9107A
D-Link DSL 320T
Linksys AM200
Obrigado desde já |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 31 Mai 2007 14:08 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 31 Mai 2007 14:19 Assunto: |
|
|
Duas perguntas:
- Tens o bitswap ligado no MT882?
- Tens happy hours e reconectas/reinicias o router a horas programadas? Se sim, que método usas para o fazer? (o que quero saber exactamente é se reinicias o router (ex. tomada programável ou script para reiniciar) ou se usas um script para reconectar apenas a ligação no router sem que ele perca o sincronismo) |
|
Voltar acima |
|
|
Ghost
|
Colocada: 31 Mai 2007 14:27 Assunto: |
|
|
durante todo este tempo, já experimentei diversas configuracoes
quer com bitswap disable ou enable, gdmt ou adsl2+
infelizmente as quebras nao desaparecem.
o router está ligado a uma tomada programavel para as 1:30 e 7:30
tambem já experimentei um equipamento diferente durante uns tempos, mas era o mesmo modelo (MT882)
De momento está em Gdmt
ADSL Link Speed 9568 Kbps
SNR 13.0 dB
Attenuation 22.5 dB
Em adsl2+ fica qq coisa como 15mb, 10dB 36dB
Durante o dia isto aguenta-se bem, o problema é a partir das 21:30 até cerca da meia noite, em que está sempre a ir abaixo, e há dias que nem a 4Mb sincroniza.
|
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
|
Colocada: 31 Mai 2007 15:29 Assunto: |
|
|
O bitswap deverá estar sempre ligado, ajuda muito a evitar quedas e não tem desvantagem nenhuma.
O teu problema deverá ser a variação da qualidade da linha ao longo do dia, sincronizas todos os dias às 7:30 e provavelmente a essa hora consegues os tais 15mbps, mas depois ao longo do dia a qualidade do sinal vai-se degradando e o router tem que cair para poder sincronizar e menor velocidade... alguns modems suportam mais estas variações sem cair que outros, mas no teu caso a variação parece muito grande e penso que mudares de modem pode não resolver... o que eu faria era experimentar deixar de usar a tomada programável e passar a usar um script para reconectar a ligação no router de maneira a que não seja preciso ele re-sincronizar todos os dias, deste modo ele vai acabar por ficar sempre sincronizado a uma velocidade que realmente a linha aguenta... não sei se me faço entender?
Aparte disto, tens filtros nos telefones, não tens nada de ligações com maus contactos ou assim? é que de 15mbps para 4 ou menos... é realmente muita diferença... |
|
Voltar acima |
|
|
Ghost
|
Colocada: 31 Mai 2007 16:46 Assunto: |
|
|
segundo 6 equipas que já cá vieram a casa, a ligação está boa (durante o dia)
dado que estou sempre com a modulaçao em Gdmt fico sincrinizado a cerca de 9Mb.
uma solucao que tambem me deram seria passar para o tarifario de 12Mb, mas já pedi a ver se é possivel testar pelo menos 1 dia inteiro com esse tarifário antes de proceder à mudança... mas o facto de eu já me sincronizar a 9Mb faz-me crer que a solucao que deram nao irá resultar em nada.
o facto é que as quebras ocorrem (entre as 21:30 e 23h pelo menos 5x) e teoricamente está tudo bem.
para já estou a ver se arranjo emprestado um modem melhor para testar a ultima possivel solucao que o tecnico sugeriu.
um aolink terá alguma melhoria em relacao a um mt882? é que para já so conheco pessoal com esses 2 modems.
thx |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
|
Colocada: 31 Mai 2007 17:01 Assunto: |
|
|
Se o teu MT882 é o antigo o V200R001, sim o Aolynk é melhor, se for o mais novo o V200R002 devem ser semelhantes pelos comentários que já vi no fórum sobre o novo... mas se puderes testa...
Mas não sei se percebeste a ideia que te dei no post anterior, se reparares nessa hora crítica entre as 21:30 e 23h ele deve sincronizar-te a uma velocidade muito mais baixa que durante a madrugada por exemplo, e se tu depois não o mandasses abaixo por causa das hh ele iria continuar sincronizado para sempre (até precisares de lhe fazer reboot...) a essa velocidade mais baixa e se calhar no dia seguinte na tal hora crítica já não caía por já estar sincronizado com a tal velocidade baixa a que tinha sincronizado na mesma hora no dia anterior. |
|
Voltar acima |
|
|
Ghost
|
Colocada: 01 Jun 2007 13:07 Assunto: |
|
|
eu percebi a ideia, mas realmente o problema é as hh
e tambem a velocidade a que ele sincroniza a essa hora, que é muito baixa em relacao ao que a linha aguenta durante a maioria do tempo
15mb se estiver em adsl2+, 9mb em gdmt (que é como está de momento), e uma média de 4Mb quando começam as quebras (havendo dias em que fica abaixo dos 3Mb)
o modem é o V200R001, mas já consegui quem me empreste um aolink para o fim de semana a ver como se aguenta isto.
Depois conto resultados, a ver se com outro modem se aguenta isto, para tratar de escolher um novo para mim.
Mais um vez obrigado pelos esclarecimentos. |
|
Voltar acima |
|
|
Ghost
|
Colocada: 01 Jun 2007 22:24 Assunto: |
|
|
23:26h
gdmt
ADSL Link Speed 3616 Kbps
SNR 9.5 dB
Attenuation 22.5 dB
|
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 01 Jun 2007 22:31 Assunto: |
|
|
Pelo que me parece, tu tens problemas de ruído...Ou alguma coisa aí perto de tua casa que começa a introduzir ruído na tua linha a partir dessa hora, ou então algo na linha, como maus contactos, ou um fio descarnado e com a humidade da noite, pimba...
Tenta fazer uma despistagem da instalação em tua casa _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
Ghost
|
Colocada: 02 Jun 2007 12:44 Assunto: |
|
|
a instalacao de casa tem cerca de 2 a 3 anos, ainda assim já foi revista 6 vezes durante os ultimos meses, sempre que ocorria uma intervenção técnica em minha casa, quer por parte de um tecnico clix, quer pelas intervencoes conjuntas clix+pt.
segundo eles, nao existe qualquer problema com a linha de minha casa, e segundo a pt, está tudo ok no poste exterior.
as duas solucoes nao testadas até ao momento que sugeriram, foram:
mudar para o tarifário 12Mb
testar com um modem melhor
lembrei-me agora
em algumas das intervencoes tecnicas, quando faziam os testes na central, disseram-me que os pacotes chegam com muitos erros e que tinham de ser corrigidos.
(isto durante o dia, altura em que n existem quebras) |
|
Voltar acima |
|
|
Ghost
|
Colocada: 02 Jun 2007 18:26 Assunto: |
|
|
já cá tenho um aolink
hoje irei verificar entao o comportamento dele durante o periodo das quebras.
o prognostico nao é muito animador, pois a esta altura, só com a troca de modem estou com valores piores
MT882
Gdmt
9568 Kbps
SNR 13.0 dB
Attenuation 22.5 dB
AOLINK
Gdmt
8928000
Local SNRMargin 10.5 dB
Local Line Attn 28.5 dB
a minha esperança é que ele aguente sempre nestes valores... |
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 02 Jun 2007 22:02 Assunto: |
|
|
O máimo que te posso recomendar é um SMC. O meu atinge valores superiores ao que o Huwaei alguma vez conseguiu aqui em minha casa e aguenta-se muito bem (mesmo quando o SNR desce até 0 ) _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
Ghost
|
Colocada: 07 Jun 2007 23:05 Assunto: |
|
|
resultados péssimos com o aolink
chegada a horas das quebras, e isto sincroniza a 2mb apenas ... |
|
Voltar acima |
|
|
Grippen
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 207
|
Colocada: 09 Jun 2007 13:27 Assunto: |
|
|
Ghost escreveu: | lembrei-me agora
em algumas das intervencoes tecnicas, quando faziam os testes na central, disseram-me que os pacotes chegam com muitos erros e que tinham de ser corrigidos.
(isto durante o dia, altura em que n existem quebras) |
Bem sem ser um perito na materia mas se isso acontece tens problemas na linha algures entre a tua casa e a central. Alguma coisa está a introduzir ruido. A tomada é original da construção da casa ou fizeste alguma nova que passe por outras tubagens(ex, tomadas da luz ou TV)?
Só uma teoria minha será que isso só acontece à noite pq de facto à noite está mais gente online e a central não tem capacidade de processamento suficiente para corrigir os erros da tua linha uma vez que tambem precisa de se "dedicar" as restantes linhas? |
|
Voltar acima |
|
|
Patagoncio Administrador
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
|
Colocada: 09 Jun 2007 14:21 Assunto: |
|
|
A ser não é dificuldade de processamento mas sim crosstalk _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
|
Voltar acima |
|
|
|