Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 29 Ago 2013 12:17 Assunto: Zon Optimus dá os passos finais na concretização da fusão |
|
|
A Sonae confirmou que vai exercer o direito de compra sobre a posição da France Telecom na Sonaecom, na mesma data em que nasce a sociedade Zon Optimus e em que são formalizados outros passos na fusão.
A operadora francesa detinha uma posição de 20% no capital da empresa portuguesa, que por diversas vezes foi referida como investimento a alienar. O movimento que nunca chegou a realizar-se mas acontece agora, pondo um ponto final numa parceria de vários anos.
Com o anúncio da fusão as empresas entraram em acordo, para a definição do direito de preferência sobre a participação da France Telecom na sub-holding da Sonae. Estabelecia-se nesse acordo um prazo de 18 meses para a realização da operação, bem como os termos financeiros do negócio que vai custar à Sonae 113,5 milhões de euros.
Ontem as duas empresas fizeram outras comunicações à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, dando nota do cumprimento de mais passos essenciais para cumprir o projeto de fusão, que também implica a transferência de bens da Optimus, a alteração do nome da sociedade e um aumento de capital.
Nos termos definidos para a operação, que conforme já tinha sido autorizado pela CMVM dispensou as empresas de uma OPA, a Optimus e todo o seu património são integrados na Zon, que entretanto alterou a designação da sociedade para Zon Optimus.
No que se refere ao aumento de capital, também exigido pela operação, a atualização elevou o montante em mais de 2 milhões de euros, de 3 para 5,1 milhões de euros.
Este aumento de capital realizou-se com a emissão de 206 milhões de novas ações da Zon, distribuídas pela Sonaecom e pela Zopt, a empresa veículo criada pela Sonaecom e a pela empresária Isabel dos Santos para transferir as participações que detinham na Zon e na Optimus. A Zopt, que é uma joint-venture detida em partes iguais pela Sonaecom e por Isabel dos Santos, incorporou 28,8% do capital da Zon (detidos pela empresária angolana) e 81,8% do capital da Optimus.
O Diário Económico garantia também na edição de hoje, que a Zon Optimus já entregou à CMVM o pedido de admissão à cotação das ações da nova sociedade, acrescentando que o regulador de mercados pode discutir o tema já na reunião desta quinta-feira. Se o pedido ficar aprovado já esta semana, as ações da Zon Optimus pode chegar a negociação já no início de setembro.
http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/zon_optimus_da_os_passos_finais_na_concretiza_1334918.html |
|