Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 31 Jan 2013 15:58 Assunto: iPad volta a perder quota de mercado com crescimento da concorrência |
|
|
A quota da Apple no mercado dos tablets caiu pelo segundo trimestre consecutivo entre outubro e dezembro de 2012 e baixou cerca de 8% relativamente a igual período de 2011. As vendas do iPad aumentaram 48,1% no espaço de um ano, para os 22,9 milhões de unidades vendidas, mas as restantes marcas também tiveram um último trimestre forte.
Segundo o relatório preliminar da IDC, a Samsung cresceu 263% entre o último trimestre de 2011 e o do ano passado, com as vendas a saltarem de 2,2 milhões de dispositivos para os 7,9 milhões. A linha Galaxy e a procura pelos tablets com Windows 8 ajudaram a empresa sul-coreana a estabelecer-se como a marca número dois a nível mundial na venda de tablets.
Na terceira posição aparece a Amazon. Mesmo sem revelar números relativamente à venda dos Kindle Fire, a IDC estima que a empresa de Jeff Bezos tenha vendido cerca de seis milhões de tablets no trimestre festivo, num aumento anual de 26,8%. Mas também a gigante do retalho sentiu o peso da concorrência ao perder cerca de quatro pontos percentuais na quota de mercado, fixando-se atualmente nos 11,5%.
A Asus foi a fabricante que mais cresceu em comparação com os últimos três meses de 2011, subindo mais de 400% na venda de tablets. A parceria com a Google para o Nexus 7 foi sem dúvida o fator determinante, mas os equipamentos híbridos com Android e Windows 8 também ajudaram a empresa de Taiwan a conquistar um lugar de relevo:
http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/ipad_volta_a_perder_quota_de_mercado_com_cres_1296798.html |
|