Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
messidorr
Registo: 06 Abr 2010 Mensagens: 10
|
Colocada: 24 Out 2011 13:52 Assunto: Imagem esticada nos canais versão não-HD |
|
|
Mais um detalhe do serviço.
Primeiro mês, pack Best of (engano a ver esclarecido, depois publico).
Assim que o pack é passado para o (inferior) Base, os canais AXN e Nat Geographic (versões não HD) ficaram com uma qualidade inaceitável, com a imagem esticada na vertical. O ponto é: ficaram, porque enquanto durou o pack Best of, os mesmíssimos canais - na verão não-HD - estavam com a imagem normal.
Alguém que note isto? Depende do modelo da televisão? É de propósito?
M. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 24 Out 2011 13:52 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
pedroC
Registo: 08 Set 2011 Mensagens: 89
|
Colocada: 24 Out 2011 14:00 Assunto: |
|
|
A qualidade dos canais são as mesmas, independente do pacote que o cliente tenha... tem sempre a mesma "largura" de transmissão...
Se assim não fosse, tinha que existir uma transmissão diferente para cliente X e Y... |
|
Voltar acima |
|
|
messidorr
|
Colocada: 24 Out 2011 14:08 Assunto: |
|
|
pedroC escreveu: | A qualidade dos canais são as mesmas, independente do pacote que o cliente tenha... tem sempre a mesma "largura" de transmissão...
Se assim não fosse, tinha que existir uma transmissão diferente para cliente X e Y... |
Talvez não me tenha feito entender. A imagem de um mesmo canal mudou de normal (em proporções) para distorcida, só pela mudança de pack.
Por exemplo, tenho gravações do Nat Geo antes e depois da mudança, e a diferença é evidente. |
|
Voltar acima |
|
|
Esbrutomen
Registo: 06 Mar 2010 Mensagens: 57
|
Colocada: 24 Out 2011 18:48 Assunto: |
|
|
Não terá sido pela mudança de pack pois a mim também me está a acontecer. Desde à 2 ou 3 dias que, pelo menos, o AXN (não HD) e o AXN Black estão com a imagem esticada, ou seja, não está a fazer letterboxing como deveria. As minhas televisões são todas 4:3 por isso tenho as box's configuradas para fazer letterboxing e até a TV que está por RF é afectada por este problema.
Nota: à hora a que escrevo isto o AXN voltou ao normal mas o AXN Black bem como o National Geographic continuam com o problema. |
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
Colocada: 25 Out 2011 08:44 Assunto: |
|
|
eu chateia-me mais por exemplo os canais SD darem emissoes 4:3 com as barras verticais...
e não venham com a treta "oh master colocam com barras porque é 4:3 e para ficar com o A.R. correcto"
isso só se aplica a canais HD que a emissão nativa é a 16:9 e não os SD que são a 4:3. |
|
Voltar acima |
|
|
Esbrutomen
|
Colocada: 25 Out 2011 17:36 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | eu chateia-me mais por exemplo os canais SD darem emissoes 4:3 com as barras verticais... | Esta agora é que não percebi.
masterbyte escreveu: | e não venham com a treta "oh master colocam com barras porque é 4:3 e para ficar com o A.R. correcto"
isso só se aplica a canais HD que a emissão nativa é a 16:9 e não os SD que são a 4:3. | Atenção que há canais SD em 16:9 (por exemplo: AXN).
O problema parece ter sido corrigido. |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 25 Out 2011 20:22 Assunto: |
|
|
Dei por alguns casos os formatos dos progamas e não dos canais surgirem erradas.
Não tem haver com o formato que escolham ou televisão é da emissão e que a meio do programa ou no inicio de outro são corrigidos.
Vejam bem se não é isso. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
|
Colocada: 26 Out 2011 10:55 Assunto: |
|
|
Esbrutomen SD = standard definition
liga para o canal fox (115) numa tv normal (4:3) e vê os "simpsons" por exemplo.
admite-se sim essas barras verticais nos canais HD (16:9), mas não nos SD (4:3) |
|
Voltar acima |
|
|
Esbrutomen
|
Colocada: 26 Out 2011 17:55 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | Esbrutomen SD = standard definition
liga para o canal fox (115) numa tv normal (4:3) e vê os "simpsons" por exemplo.
admite-se sim essas barras verticais nos canais HD (16:9), mas não nos SD (4:3) | Eu sei perfeitamente o que é o SD, muito obrigado.
O exemplo que deste da FOX só vem corroborar o que eu disse do AXN, canal SD em 16:9, para além disso o AXN diz explicitamente que a emissão é 16:9 mesmo no SD. Os canais SD não são obrigatoriamente em 4:3 e há vários exemplos: AXN (112), AXN Black, Sport TV's (26-29), Eurosport, FOX (115), FOX Movies, etc.
lemene escreveu: | Dei por alguns casos os formatos dos progamas e não dos canais surgirem erradas.
Não tem haver com o formato que escolham ou televisão é da emissão e que a meio do programa ou no inicio de outro são corrigidos.
Vejam bem se não é isso. | Que é da emissão já eu sabia, o problema era que o erro já persistia à algum tempo. |
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
|
Colocada: 27 Out 2011 08:50 Assunto: |
|
|
os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais.
por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto
e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
Colocada: 27 Out 2011 17:05 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais.
por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto
e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." |
Eu desisti pensar no assunto quanto a formatos correctos por questões de sanidade mental
Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido.
Isso acontece com alguns CRTs também para apresentar 16:9.
Oh meninos e meninas deixem de ser picuínhas _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
|
Voltar acima |
|
|
Esbrutomen
|
Colocada: 27 Out 2011 17:58 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais. | Ou seja, um método de funcionamento semelhante ao PAL Plus, certo?
masterbyte escreveu: | por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto | Pelo que percebi, para ti, nos canais SD o conteúdo 4:3 deveria ocupar o ecrã todo como faziam antigamente (eu sei que faziam pan&scan), só que mantêm a imagem (ou a área visível) em 16:9 tendo por isso o mesmo resultado que no canais HD (windowboxing no meu caso).
masterbyte escreveu: | e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." | Cada um mete as definições que quer na box.
lemene escreveu: | Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido. | Que informação é que se perde? Eu tinha a ideia que só os CRT's perdiam um pouco da imagem nas bordas e que os LCD's mostravam sempre tudo. |
|
Voltar acima |
|
|
messidorr
|
Colocada: 28 Out 2011 11:18 Assunto: |
|
|
Confirmo que tanto o AXN como o Nat Geographic já têm a imagem na proporção correcta, deve ter sido um problema temporário. |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
Colocada: 29 Out 2011 14:23 Assunto: |
|
|
Esbrutomen escreveu: |
lemene escreveu: | Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido. | Que informação é que se perde? Eu tinha a ideia que só os CRT's perdiam um pouco da imagem nas bordas e que os LCD's mostravam sempre tudo. |
Acontece com CRTs e LCDs e pode ter haver com o formato dos films não serem 16:9 (1,77:1) e falta de algum rigor nos formatos HDTV. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
|
Colocada: 31 Out 2011 13:16 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | os canais SD tem de ser obrigatóriamente predefenidos para 4:3 e usar o letterboxing para as emissões em 16:9. e porquê? porque as tvs 4:3 raramente (por acaso tenho 1... ) conseguem passar a emissão para 16:9. já todas as tv's 16:9 (crt, plasma, lcd, etc... ) tem a capacidade de "esticar" e remover as barras horizontais. | Ou seja, um método de funcionamento semelhante ao PAL Plus, certo?
|
exactofacto!
masterbyte escreveu: | por isso esses canais antigamente emitiam correctamente e agora não. aliás... as emissões da FOX a 16:9 em HD no canal SD faziam pan&scan para que a imagem ficasse com o A.R. correcto | Pelo que percebi, para ti, nos canais SD o conteúdo 4:3 deveria ocupar o ecrã todo como faziam antigamente (eu sei que faziam pan&scan), só que mantêm a imagem (ou a área visível) em 16:9 tendo por isso o mesmo resultado que no canais HD (windowboxing no meu caso).
|
como já o disse deve-se manter o aspect ratio o mais próximo possível da fonte original. inclusívé não fazerem aberrações como faz a fox em algumas séries de fazer pan&scan de imagem 16:9 para 4:3 e retransmitem com as barras verticais! para não lembrar de algumas emissões com "moldura completa" à volta do ecrâ.
masterbyte escreveu: | e já sei o que vão dizer... "oh master deixa de ser picuínhas e mexe nas defenições de imagem da box..." | Cada um mete as definições que quer na box.
|
as defeniçlões da box satisfazem-me, mas não existe uma que me satisfaça a 100%
lemene escreveu: | Os canais que vemos em HD preenchem os lados mas à custa de perda de informação nessas zonas para que a imagem fique o mais preenchido. |
não confundas os formatos superiores a 16:9 que fazem um pan&scan para caberem no ecrâ. também isso é mau e é sempre preferível manter o aspect ratio original (com recurso às barras pretas horizontais). |
|
Voltar acima |
|
|
|