Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Este juntar de esforços na Fibra Óptica significa: |
Mais concorrência e melhores serviços no geral mas sem benefício para o Clix! |
|
3% |
[ 2 ] |
Benefícios principalmente para a Vodafone: vai ganhar clientes e a Clix não vai ter muito a ganhar! |
|
7% |
[ 4 ] |
A Clix sai a ganhar porque consegue expandir mais rapidamente a rede de fibra óptica com melhor oferta aos clientes e mais clientes conquistados! |
|
3% |
[ 2 ] |
Saiem os 2 a ganhar de modo equilibrado, com a possibilidade de ambos 'roubarem' clientes à Zon e Meo! |
|
84% |
[ 45 ] |
|
Total de Votos : 53 |
|
Autor |
Mensagem |
WideTech
Registo: 02 Mai 2008 Mensagens: 481
|
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 22 Dez 2009 16:31 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 22 Dez 2009 16:47 Assunto: |
|
|
Na minha opinião vai permitir uma cobertura maior do que se optassem por redes separadas, no entanto em algumas zonas já vai chegar tarde porque a PT entretanto já agarrou a maioria dos clientes.
Em relação a preços não me parece que vá melhorar. |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 22 Dez 2009 22:47 Assunto: |
|
|
Partilho que seja melhor para todos a partilha de infrastruturas (cabos, condutas e caixas) devidamente segmentadas por ISP para que não haja asneiras.
Para manter uma certa qualidade e responsabilidade as infrastruturas não podem por exemplo ser PT.
Faz todo o sentido haver separação de responsabilidades entre fornecedores de serviços ISP/3P e os de infrastruturas.
Assim como já acontece e faz todo o sentido haver separação de quem instala ao serviço de determinado ISP.
Só têm que ser mais correctos, andarem de coletes ao Serviço da PT e fazer instalações para outros e vice-versa, é no mínimo estranho. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
|
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
|
|
Voltar acima |
|
|
hertz
Registo: 24 Jun 2008 Mensagens: 880 Localização: Massamá
|
Colocada: 07 Jul 2010 17:44 Assunto: |
|
|
Já recebi uma carta do prédio a pedir a autorização, apra isntalção e lá dizem que a infraestrutura colocada será utilizada para outros ISP.
Se quiserem coloco uma copia.... _________________ Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus |
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
|
Colocada: 07 Jul 2010 18:24 Assunto: |
|
|
hertz escreveu: | Já recebi uma carta do prédio a pedir a autorização, apra isntalção e lá dizem que a infraestrutura colocada será utilizada para outros ISP.
Se quiserem coloco uma copia.... |
Agradecia que colocasses uma copia PF!
Se ter Clix instalado me permitir comutar para Vodafone sem ter que fazer passar fibra de novo: IMPEC |
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
Colocada: 07 Jul 2010 23:53 Assunto: |
|
|
hertz escreveu: | Já recebi uma carta do prédio a pedir a autorização, apra isntalção e lá dizem que a infraestrutura colocada será utilizada para outros ISP.
Se quiserem coloco uma copia.... |
no meu andou a PT a meter fibra e nem pediu autorização.
e agora estão f*didos... |
|
Voltar acima |
|
|
hertz
Registo: 24 Jun 2008 Mensagens: 880 Localização: Massamá
|
Colocada: 08 Jul 2010 12:06 Assunto: |
|
|
Foi como no meu enfiaram dentro da cena das telecomunicações a caixa da PT e agora ta os cabos tudo ao molho.............
A carta já meto logo.. _________________ Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 08 Jul 2010 17:44 Assunto: |
|
|
Desculpem a ignorância mas, há possibilidade de um operador (por exemplo:PT) colocar infraestrutura e depois não haver mais espaço para que entrem no prédio outros operadores?
Quer dizer, quanto espaço ocupa um operador ao entrar num prédio?
Porque se 1 operador ocupar tudo, os outros ficam impedidos de entrarem no prédio e lá se vai a livre concorrência. |
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
|
Colocada: 08 Jul 2010 23:33 Assunto: |
|
|
john3voltas escreveu: | Desculpem a ignorância mas, há possibilidade de um operador (por exemplo:PT) colocar infraestrutura e depois não haver mais espaço para que entrem no prédio outros operadores?
Quer dizer, quanto espaço ocupa um operador ao entrar num prédio?
Porque se 1 operador ocupar tudo, os outros ficam impedidos de entrarem no prédio e lá se vai a livre concorrência. |
Agora é que disseste tudo! E infelizmente isso acontece!
No meu caso a Clix entrou primeiro, mas a PT ia entrar e levar tudo à frente, até que lhes puseram travoes!
É assim. desde que haja espaço onde fazer correr um cabo puxa-fio tudo é possivel. Mas o aconselhável é garantir que se consegue optar por qq operador!
Até pq é uma estupidez termos 5 cabos diferentes de fibra óptica nos edificios!
É um gasto de máteria prima e dinheiro em instalaçao! Prefiro que me ofereçam uma mensalidade gratuita!
Basicamente quando os cabos de cobre forem retirados ganha-se algum espaço nas condutas (tanto cobre como cabo coaxial ocupam muito espaço e hao-de ser substituidos no prazo de 5 anos nas grandes cidades)! |
|
Voltar acima |
|
|
nop56773
Registo: 07 Ago 2008 Mensagens: 136
|
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 11 Jul 2010 16:09 Assunto: |
|
|
Bom, então deixo aqui o pedido de que quem já tenha fibra no seu prédio nos mostre umas fotografias do PD e indique nas fotos quais os equipamentos que o operador instalou.
É que isto é ridiculo.
Então eu se quiser fibra Clix e já houver fibra do Meo já não posso fazer nada?
Isto tem que ser regulado.
Vou ver se me informo pelo lado do regulador. |
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
|
Colocada: 12 Jul 2010 10:12 Assunto: |
|
|
john3voltas escreveu: | Bom, então deixo aqui o pedido de que quem já tenha fibra no seu prédio nos mostre umas fotografias do PD e indique nas fotos quais os equipamentos que o operador instalou.
É que isto é ridiculo.
Então eu se quiser fibra Clix e já houver fibra do Meo já não posso fazer nada?
Isto tem que ser regulado.
Vou ver se me informo pelo lado do regulador. |
Fotos nao te consigo arranjar pq agora está trancado!
Mas posso-te dizer que o equipamento é:
- o cabo de fibra optica que vem do exterior!
- Cabos individuais de fibra optica que vem de cada andar
- uma caixa pequena e branca onde os dois cabos se unem ou seja onde é feita a 'fusao' entre a fibra optica externa e a interna.
(a caixa deve ter algo à volta de 20cm por 20cm)
Não existe necessidade de ligaçao electrica pq o sistema é passivo (GPON).
Posso-te dizer q SEI q em muitos casos a PT despachou a instalaçao de fibra exactamente pq sabia q nem todos os edificios tem capacidade de fazer entrar as 2 fibras.
O problema n é o tamanho da conduta de entrada no edifico (desde q nao seja demasiado antigo - anterior a 1970-80) pq esses tem tamanho suficiente no geral e se não, alguns instalam um secundario!
O problema é que é dificil fazer entrar um passa fio para o predio (mais grosso que a fibra) e depois seguir a fibra para cada andar se já houver cabo coaxial da TV Cabo (e ás vezes da Cabovisao/TV Tel) ou outras infrastruturas.
O regulamento obriga a q, qq empresa de comunicaçoes tenha o mesmo direito a aceder às condutas de edificios, mas no caso da fibra ainda nao foi clarificado o modelo a seguir, portanto o melhor que posso aconselhar é dizer às empresas que instalam fibra para fazerem o que fizeram ca:
PT e Sonaecom so tiveram autorizaçao para instalar no predio ao mesmo tempo ou seja as 2 equipas instalaram sabendo q ia existir outra instalaçao!
Dou-te o exemplo q num dos ultimos andares por culpa de falta de espaço onde fazer passar o cabo de fibra optica e TV Cabo nao passou a fibra, ficando uma soluçao para depois... |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 13 Jul 2010 10:39 Assunto: |
|
|
Eish, exactamente o que eu temia.
E depois o pior é que a oferta de fibra parece que foi mesmo ampliada à Zon.
Ouvi dizer que a Zon agora tem mesmo-mesmo Fibra.
Isso quer dizer que os prédios precisam de ter capacidade para 3 operadores.
Já agora, precisava que me esclarecesses melhor.
Imaginemos um prédio de 3 pisos com 3 fracções em cada piso, dando um total de 9 clientes visto que não há fracções no R/C.
Numa instalação de fibra, de cada fracção sai um cabo de fibra que segue até à caixa de distribuilção do piso e depois desce até ao PD pela tubagem.
Se estou certo é semelhante ao que os operadores de Cable fazem.
Cá embaixo no PD chegam 3 tubos de secção ~1,5cm que trazem (além de cobre, cabo, etc) as 9 fibras, 3 em cada tubo.
Depois, da rua até ao PD entra um cabo de secção bem superior aos que estão instalados no interior das fracções e que termina no PD na tal caixa que mencionaste.
O PD deve conseguir albergar 3 caixas de terminação, uma para cada operador: PT, Sonae+Vodafone e finalmente Zon (se é mesmo verdade que já têm fibra).
Depois cada uma das 9 fibras entram dentro da caixa do respectivo operador.
Se não me falhou nada basta haver espaço dentro da tubagem para passar a quantidade de fibras necessárias para cada piso e depois basta que haja espaço dentro do PD para alojar pelo menos 2 terminadores de fibra e também é preciso que na tubagem que chega da rua seja possível fazer entrar o cabo de fibra de cada operador.
Uff, se for assim, penso que está tudo certo e que o condomínio permite a livre concorrência.
Podes(em) confirmar-me esta minha versão?
Cumps. |
|
Voltar acima |
|
|
|