Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Legolas
Registo: 07 Jan 2006 Mensagens: 52
|
Colocada: 21 Fev 2006 01:23 Assunto: Ligar 2 PCs em rede |
|
|
Boas, é o seguinte:
Material que possuo:
Modem/router Aolynk
2 placas de rede (uma delas onboard) no PC1
1 placa de rede no PC2
1 cabo RJ45 cruzado
O que pretendo é aceder à net a partir dos 2 PCs. Não interessa se tenho de ter um ligado para o outro também poder aceder.
Solução 1:
Ligar o modem/router ao PC1 por USB e ligar os PCs em rede por cabo cruzado.
Problema: Vou usar a ligaçao USB quando, por rede, o acesso é mais rápido...
Solução 2:
Ligar o modem/router ao PC1 e ao PC2 por cabo de rede.
Problema: Tinha de comprar um cabo de rede normal...
Solução 3:
Ligar o modem/router ao PC1 por cabo de rede.
Ligar o PC2 ao PC1 com cabo de rede cruzado.
E aqui é que está o problema... Este terceiro método não funciona. Os PCs não se detectam...
O que poderá estar mal? A board é uma ASUS P4V800-X.
Tks! |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 21 Fev 2006 01:23 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 21 Fev 2006 03:46 Assunto: |
|
|
A solução 2 sería a melhor sem dúvida... já tentaste ligar? pode não ser necessário o cabo normal dependendo do router e/ou da placa, se tiverem crossover autosense deverá funcionar tanto com cabo crossover como normal.
Solução 3:
- Caso tenhas windows 2000/xp num dos pc's... com o cabo crossover ligado entre os 2 pc's aparece um icon no tray (um pc com um x vermelho) a dizer que a ligação de rede não está estabelecida?
- Já tentaste nas 2 placas de rede do PC1?
- O cabo será mesmo crossover?
- Não estará danificado? |
|
Voltar acima |
|
|
redhawk
Registo: 12 Dez 2005 Mensagens: 106
|
Colocada: 21 Fev 2006 08:56 Assunto: |
|
|
Sem duvida a opção 2.
Para além da solução ficar "mais bem feita", o cabo de rede não é assim tão caro que não te compense... |
|
Voltar acima |
|
|
v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
|
Colocada: 21 Fev 2006 10:43 Assunto: |
|
|
Opção 2. Tens um router é para isso mesmo! Use it! É a solução mais fiavel q podes encontrar dessas q mencionaste. _________________
Netgear DG834G
USR9105 |
|
Voltar acima |
|
|
Gaming
Registo: 29 Jan 2006 Mensagens: 12
|
Colocada: 21 Fev 2006 13:25 Assunto: |
|
|
Eu também tenho 2 pPCs ligados em rede. Tenho:
PC1 - 2 Placas de rede (onboard) Win XP PT SP2
PC2 - 1 placa de rede (onboard) Win XP PT SP2
Modem/Router Huawei (1 rj45 e 1 usb)
1 Hub/Switch (n sei a diferença)
vários cabos de rede (normais)
Ligação Actual:
Modem/Router liga ao pc1 por rj45
PC1 liga por rj45 (outra entrada) a Hub/Switch
PC2 liga por rj45 a Hub/Switch.
(Porque tenho o Hub/Switch ali no meio? Ás vezes faço uma lans em casa e dá mais jeito ter...)
Desta maneira funciona tudo bem, só que o pc1 tem de tar ligado...
Mas eu gostaria de ter o modem/router ligado directamente ao Hub/Switch, mas acho que não dá... alguém pode confirmar se dá? Obrigado |
|
Voltar acima |
|
|
Legolas
Registo: 07 Jan 2006 Mensagens: 52
|
Colocada: 21 Fev 2006 17:15 Assunto: |
|
|
Obrigado a todos os que responderam!
Experimentei ligar o cabo crossover do router ao PC2 e funciona!!!
Agora os dois PCs têm ligação independente à net!
Obrigado!
P.S. Acho que a placa de rede onboard não está bem... Experimentei ligar o modem a essa placa e não me deixava aceder ao 192.168.1.1, já com a outra que tenho foi tiro e queda... |
|
Voltar acima |
|
|
napalm
Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 257
|
Colocada: 21 Fev 2006 17:55 Assunto: |
|
|
Gaming escreveu: | Mas eu gostaria de ter o modem/router ligado directamente ao Hub/Switch, mas acho que não dá... alguém pode confirmar se dá? Obrigado |
Claro que dá! |
|
Voltar acima |
|
|
Gaming
|
Colocada: 21 Fev 2006 21:55 Assunto: |
|
|
Boas,
napalm escreveu: | Gaming escreveu: | Mas eu gostaria de ter o modem/router ligado directamente ao Hub/Switch, mas acho que não dá... alguém pode confirmar se dá? Obrigado |
Claro que dá! |
Eu não consigo! depois de ligar o router/modem através do hub/switch (se alguém me disser como se vê a diferença talvez pudesse ser mais preciso ^^) e tento aceder pelo ip, não consigo... Tens dessa maneira? Como fizeste? |
|
Voltar acima |
|
|
napalm
|
Colocada: 22 Fev 2006 23:11 Assunto: |
|
|
Gaming escreveu: | Boas,
napalm escreveu: | Gaming escreveu: | Mas eu gostaria de ter o modem/router ligado directamente ao Hub/Switch, mas acho que não dá... alguém pode confirmar se dá? Obrigado |
Claro que dá! |
Eu não consigo! depois de ligar o router/modem através do hub/switch (se alguém me disser como se vê a diferença talvez pudesse ser mais preciso ^^) e tento aceder pelo ip, não consigo... Tens dessa maneira? Como fizeste? |
Sim, tenho um USR 9105 (que para o efeito é só um switch) com o Huawei ligado a ele.
Para ter isto tudo a funcionar dei o ip 192.168.1.1 ao Huawei e o 192.168.1.2 ao USR, isto é, pu-los na mesma subnet.
Outra coisa que deves fazer é ligar o DHCP no Huawei para que os pcs ligados ao switch tenham logo ip.
Qualquer dúvida pergunta |
|
Voltar acima |
|
|
Gaming
|
Colocada: 22 Fev 2006 23:43 Assunto: |
|
|
napalm escreveu: |
Sim, tenho um USR 9105 (que para o efeito é só um switch) com o Huawei ligado a ele.
Para ter isto tudo a funcionar dei o ip 192.168.1.1 ao Huawei e o 192.168.1.2 ao USR, isto é, pu-los na mesma subnet.
Outra coisa que deves fazer é ligar o DHCP no Huawei para que os pcs ligados ao switch tenham logo ip.
Qualquer dúvida pergunta |
Hum, como defino o ip no switch, é k ele n tá ligado ao pc, era suposto? ou é tipo a mesma cena, mete-se um ip e acede-se à configuração ? desculpa tar a ser 1 beca chato mas gostava de resolver isto
Obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
napalm
|
Colocada: 23 Fev 2006 00:27 Assunto: |
|
|
O switch há de ter algum tipo de interface para que lhe possas mudar o ip. Obviamente deves ter o teu pc ligado a ele para poderes fazer tal coisa, mas não é o que pretendes de qq maneira? |
|
Voltar acima |
|
|
Gaming
|
Colocada: 23 Fev 2006 10:54 Assunto: |
|
|
Boas,
napalm escreveu: | O switch há de ter algum tipo de interface para que lhe possas mudar o ip. Obviamente deves ter o teu pc ligado a ele para poderes fazer tal coisa, mas não é o que pretendes de qq maneira? |
o problema, é que a única coisa que está ligado ao switch (relembro que n sei se é switch ou hub) são cabos rj45 e o do power, e não sei se é possível aceder.. O switch/hub é antigo, se não me engano é da UB Networks (ou coisa parecida), tem 16 portas e é de 10mbs, já tive na net a ver se encontravam informação e não encontrei nada..
Obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
Gaming
|
Colocada: 25 Fev 2006 03:19 Assunto: |
|
|
Boas,
Tive a tentar uma outra solução:
Ligar PC1 por rj45 ao modem/router
Ligar PC2 por usb ao modem/router
O PC1 tinha net sem problemas, mas o PC2 (após a instalação dos drivers) n conseguia estabelecer ligação (dava erro 698 (acho eu)). Apesar de dar erro ao tentar estabelecer ligação com a clix, eu conseguia aceder ás pastas partilhadas do PC1 através do usb que tava ligado ao modem. Depois de ter dado erro, liguei para o SAC e disseram-me que não dava para ter ligados os 2 cabos em simultâneo, apesar de no manual dizer: Citação: | Poderá instalar o seu novo modem/router Clix de duas formas. Através de uma ligação Ethernet e USB. Ou ambas caso pretenda ligar mais do que um computador à internet em simultâneo. |
Alguém consegue ter os dois cabos ligados ao router? Ou já tiveram? Podem dar mais informações?
Obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
Patagoncio Administrador
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
|
Colocada: 25 Fev 2006 12:20 Assunto: |
|
|
Viva
Dá, com algumas ressalvas.
Vê: http://clix.aloj.net/viewtopic.php?t=435
Nota: se ele ao instalar o CD não cria a tal LAN "virtual" como indicado no link que te dei, aí não dá mesmo. _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
|
Voltar acima |
|
|
Gaming
|
Colocada: 25 Fev 2006 14:53 Assunto: |
|
|
Patagoncio escreveu: | Viva
Dá, com algumas ressalvas.
Vê: http://clix.aloj.net/viewtopic.php?t=435
Nota: se ele ao instalar o CD não cria a tal LAN "virtual" como indicado no link que te dei, aí não dá mesmo. |
Obrigado, e peço desculpa por não ter usado o search primeiro, como já tava com sono, nem me lembrei disso.. lol |
|
Voltar acima |
|
|
|