messidorr
Registo: 06 Abr 2010 Mensagens: 10
|
Colocada: 06 Abr 2010 19:00 Assunto: PERIGO: instalação Clix interfere com camada de rede Windows XP |
|
|
Boa tarde,
Resumindo:
ao utilizar o CD de instação do serviço Clix ADSL, e escolher uma certa opção no router SAGEM F@ST 2604, o Windows XP deixa de conseguir aceder à rede, seja com que equipamento fôr.
O PERIGO é escolher aquela opção, e o suporte a utilizador descartar completamente a responsabilidade atribuindo as culpas à Microsoft, SEM oferecer uma solução para o problema. AINDA NÃO RESOLVIDO.
Detalhes (longo):
Serviço Clix ADSL, modem/router wireless SAGEM F@st 2604.
O router vem modificado pela Clix, de forma a que só seja possível configurá-lo utilizando o CD fornecido.
O CD foi utilizado, em Windows XP, e correu tudo bem.
A página de configuração - 192.168.1.1 - funcionou, mesmo depois de uma série de alterações - password, timezone, codificação WiFi, etc.
Quando tudo estava a funcionar, quer por cabo de rede RJ45, quer por WiFi, escolhi a opção WiFi "HIDE ACCESS POINT". A partir daí deixou tudo de funcionar:
1. o Windows XP continua a poder adquirir endereço de rede correctamente, e os pings para o router funcionam.
2. NÃO É POSSÍVEL aceder à página de configuração do router em 192.168.1.1, embora este peça e aceite a combinação username/password. A página simplesmente congela.
3. as restantes páginas da internet não funcionam.
Poderia parece que um re-iniciar do computador, repor configurações de fábrica do router, e re-instalação do serviço, resolveriam. NÃO RESOLVEM.
PIOR:
4. o Windows XP fica com o mesmo comportamento com outro router para o mesmo serviço! Na prática, rede em XP acabou-se!
Despiste:
1. no mesmo computador, arrancando o Linux via liveCD, tudo funciona, o router está lá, a sua página também, a internet também.
Conclusão 1: a culpa não é do router.
2. noutro computador com XP, seguindo os mesmos passos até ao "hide access point" inclusive, volta a acontecer o mesmo.
Conclusão 2: a culpa não é do computador original, porque acontece em duas instâncias do XP.
3. em qualquer dos dois computadores, o comportamento é o mesmo com qualquer um dos 4 browsers: IE, Opera, Firefox, K-Meleon. Mais, é o mesmo com ou sem firewall ligado.
Conclusão 3: a culpa não é do browser nem do firewall.
4. em qualquer dos dois computadores, o comportamento é o mesmo quer se use cabo de rede RJ45 quer ligação via WiFi.
Conclusão 4: a culpa não é da forma de ligação.
5. noutro computador com XP, NÃO utilizando o CD do clix e acedendo directamente à página do router, TUDO FUNCIONA (internet etc), incluíndo o router antigo.
Conclusão 5 e única possível: a culpa é da utilização do CD da Clix, possivelmente em combinação com alguma particularidade do firmware do router (alterado pela Clix) que interfere com a camada de rede do Windows XP.
FALTA:
- testar com Vista (împlica re-instalar)
- re-instalar XP.
Nenhuma das opções é aceitável para este tipo de serviço.
"APOIO" ao cliente clix:
- liguei apenas para saber como repôr o estado em que o Windows XP estava antes da utilização do CD, uma vez que é claro que há modificações. Não fazem ideia, claro, e PIOR:
- como o serviço funciona, a culpa deve ser da Microsoft. Lamentável.
Conclusões:
em face do exposto, utilizadores que pretendam utilizar de forma séria o WiFi evitem este router ou serviço, visto que há problemas sérios que lhes podem fazer perder muitas horas e a ligação de rede em XP.
Atentamente,
. |
|