Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
woodyy
Registo: 24 Abr 2009 Mensagens: 324 Localização: Agualva
|
Colocada: 05 Mar 2010 20:12 Assunto: |
|
|
Isto vai começar a ser muito mais bonito quando houver uma separação OBVIA dos serviços Fibra e ADSL ... A Fibra vai possibilitar bitrates enormes, é só uma questão de tempo até a operadora entender que se justifica "libertar" toda a potência que a Fibra pode dar. |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 05 Mar 2010 20:12 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 06 Mar 2010 10:53 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | 6mbps é suficiente para um rip blu-ray, mas para codificação on-the-fly presumo que o seja também...
se queixam-se de macroblocking na clix nem quero imaginar no meo e zon...  |
masterbyte...eu "encodo" mpeg2 e mpeg4 há dez anos.
No último ano perdi um bocadinho a pica mas tenho comprimido séries e filmes quase todas as semanas, e partilho informação com a maioria do pessoal no D9.org.
Garanto-te que sei perfeitamente o que faço e garanto-te que sei perfeitamente quando te digo que 6mbps são insuficientes para confettis a voarem ou para imagens de água do mar com espuma a encher a tv.
Os compressores trabalham bastante bem dentro dos 6mbps CBR em imagens paradas ou lentas e/ou escurecidas, são óptimos para filmes de hollywood que gostam de retirar os vermelhos para sobressaírem os azuis escurecidos.
Mas mesmo assim, quando há muita iluminação repentina como um estádio inteiro a tirar fotos com flash aos jogadores, o compressor passa-se e manda um spike interno acima dos 10mbps e como está em CBR, não pode fazer nada.
Aguenta-se por 1 ou 2 segundos e depois toma lá uns buffer overflows cheios de imagens sobrepostas e macroblocking com fartura.
Pode-se tentar compensar isso com intra-matrix's elaboradas mas serão sempre um compromisso, pois irão ajudar nas imagens muito iluminadas mas vão stressar nas imagens escurecidas.
A notch por exemplo é muito boa nisso em mpeg2 mas não funciona em mpeg4.
Quanto a VBR, o comportamento é semelhante mas posso dizer-te que os streams que capturo do Clix são CBR.
A lógica seria usar um VBR suavizado balizando o mínimo em 4,5mbps e o máximo em 12-14mbps com um CQ( ou Q) perto dos 60 ou (ou Q=4,5) para forçar o encoder a manter-se sempre que possível dentro dos 6-7mbps.
Mas depois, nas imagens dos créditos no final dos filmes, o compressor passava-se e ficavam todas maradas porque pedem imenso bitrate.
Não há mundos perfeitos.
Parece que o Clix sabe o que faz e a qualidade que apresentam com CBR não é nada má, mesmo em LCDs.
O que vejo na concorrência dá-me náuseas .  |
|
Voltar acima |
|
 |
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 06 Mar 2010 10:55 Assunto: |
|
|
Bruno1990 escreveu: | Mas no meu caso nota-se que é a televisão, porque quando a imagem para fica muito melhor, é uma samsung LE23R8. Tem um refresh rate de 50 ou 60 HZ. |
Não é nada.
É, ou da qualidade da linha ou do spike interno dentro do compressor de vídeo do Clix.
Imagens paradas funcionam sempre às 1000 maravilhas.
woodyy escreveu: | Isto vai começar a ser muito mais bonito quando houver uma separação OBVIA dos serviços Fibra e ADSL ... A Fibra vai possibilitar bitrates enormes, é só uma questão de tempo até a operadora entender que se justifica "libertar" toda a potência que a Fibra pode dar. |
Não concordo.
Depende da estratégia dos operadores.
Para o fazerem precisam de melhorar o backbone e isso obriga a investimentos avultados em empresas que ao fim de 5-6 anos ainda não estão perto sequer de atingirem o break-even dos investimentos iniciais (com excepção do grupo PT).
Editado pela última vez por john3voltas em 06 Mar 2010 10:58, num total de 1 vez |
|
Voltar acima |
|
 |
nop56773
Registo: 07 Ago 2008 Mensagens: 136
|
Colocada: 12 Mar 2010 12:20 Assunto: |
|
|
Já agora, sobre a qualidade dos canais, não podem comparar formatos em ficheiro (como divx e blu-ray) com formatos em "streaming" como recebemos da Zon ou da Clix. A qualidade em "streaming" é sempre pior porque tem que ser feita em tempo real por hardware (por software e com todo o tempo do mundo, 2-pass e etc, é sempre possível fazer melhor). além disso, os conteúdos dos operadores têm que ter certas características para conseguires mudar de canal rapidamente, coisa que não acontece com ficheiros.
Em resumo, os 6 Mbps num ficheiro vão sempre ser muito melhores do que os 6 Mbps dos operadores. Pelo menos, é este o meu raciocínio, apesar de não saber se é mesmo verdade. Comecei a pensar nisto quando comparava séries em ficheiro com o que via na TV e tentar perceber porque é que no PC com o mesmo bitrate parecia sempre tudo com muito melhor qualidade... |
|
Voltar acima |
|
 |
WideTech
Registo: 02 Mai 2008 Mensagens: 481
|
Colocada: 12 Mar 2010 14:49 Assunto: |
|
|
nop56773 escreveu: | Já agora, sobre a qualidade dos canais, não podem comparar formatos em ficheiro (como divx e blu-ray) com formatos em "streaming" como recebemos da Zon ou da Clix. A qualidade em "streaming" é sempre pior porque tem que ser feita em tempo real por hardware (por software e com todo o tempo do mundo, 2-pass e etc, é sempre possível fazer melhor). além disso, os conteúdos dos operadores têm que ter certas características para conseguires mudar de canal rapidamente, coisa que não acontece com ficheiros.
Em resumo, os 6 Mbps num ficheiro vão sempre ser muito melhores do que os 6 Mbps dos operadores. Pelo menos, é este o meu raciocínio, apesar de não saber se é mesmo verdade. Comecei a pensar nisto quando comparava séries em ficheiro com o que via na TV e tentar perceber porque é que no PC com o mesmo bitrate parecia sempre tudo com muito melhor qualidade... |
Só vou fazer um pequena comentário que ilustra aquilo que disseste:
Como é possível comparar um bitrate de 6Mbps a 8Mbps dos canais HD da Clix a um bitrate (na mesma em MPEG4 em formato AVC ou seja o mesmo standard) num Blu-Ray quando este atinge entre 15Mbps a 36Mbps e pode atingir cerca de 50Mbps ...
Obviamente que uma emissão pre-gravada está tb optimizada por multipass e redução de artefactos e de seguida verificada por controlo de qualidade.
É impossível neste momento a Clix melhorar ainda mais a qualidade (quando já acho q é a melhor do mercado na qualidade de imagem em SD e HD) e continuar a fornecer para ADSL a um máximo de 24Mbps... (e nao esquecer que temos de possiblitar multiplos streams para visualização/gravaçao em mais de uma box)
Só quando se dedicarem em exclusivo a fornecer um stream para Fibra com mais bitrate (e possivelmente em FullHD) é que melhoram mais a qualidade de imagem |
|
Voltar acima |
|
 |
nop56773
Registo: 07 Ago 2008 Mensagens: 136
|
Colocada: 12 Mar 2010 17:06 Assunto: |
|
|
Pois. Em parte é isso. Melhorar é sempre possível melhorar porque é quase garantido que os equipamentos de encoding vão melhorando com os anos. De qualquer forma, há limitações óbvias e, como também já foi dito anteriormente, 6 Mbps nunca será o ideal para HD.
Mudem lá esses clientes todos ADSL para fibra (incluíndo eu!). Assim podemos todos ter 15 Mbps nos canais HD!!  |
|
Voltar acima |
|
 |
lemene

Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 12 Mar 2010 17:25 Assunto: |
|
|
nop56773 escreveu: | Pois. Em parte é isso. Melhorar é sempre possível melhorar porque é quase garantido que os equipamentos de encoding vão melhorando com os anos. De qualquer forma, há limitações óbvias e, como também já foi dito anteriormente, 6 Mbps nunca será o ideal para HD.
Mudem lá esses clientes todos ADSL para fibra (incluíndo eu!). Assim podemos todos ter 15 Mbps nos canais HD!!  |
Acho que o ADSL é um bom motivo para os 6Mbps (3 boxs x 6 = 18Mbps, dentro dos 24Mbps, e ainda espaço para NET).
Oferece mesmo assim, uma qualidade excelente para os films e series que estamos habituados a ver nos canais HD.
Não vejo razão para os que têm fibra estarem limitados, acho que o bitrate podia chegar aos 30Mbps (um número que só alguns films em BR tem oferecido).
O mínimo 15Mbps (3 boxs x 15=45Mbps), o máximo 30Mbps (3x30=90Mbps), seria fantástico para Fibra 50 e 100. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
 |
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
 |
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:

|