Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
calvas
Registo: 13 Ago 2006 Mensagens: 90
|
Colocada: 19 Fev 2010 02:39 Assunto: DEsenho de Rede internet / TV |
|
|
Vou fazer uma pergunta sobre o desenho de REDE.
neste momento a minha dúvida é, se é possivel com um único cabo de rede passar TV e Internet. Ou seja...
NEste momento a minha Rede está desenhada assim
3 Portas ocupadas no ONT duas delas pelas BOX's de TV
Uma box, ligada por RJ45, está na sala, longe do ONT.
Mas como os tubos por onde passa o Cobre nao suporta mais cabos, a minha questão é se existe alguma forma, mesmo que recorrendo a Switchs Extras de a ligação RJ45 que vai para a sala poder ser utilizada para algo mais que somente para TV, já que tenho lá a PS3 que me dava jeito ligar por RJ45 e nao por WIFI. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 19 Fev 2010 02:39 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
crazyshrink
Registo: 06 Mai 2007 Mensagens: 130 Localização: Lx
|
Colocada: 19 Fev 2010 02:44 Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV |
|
|
calvas escreveu: | Vou fazer uma pergunta sobre o desenho de REDE.
neste momento a minha dúvida é, se é possivel com um único cabo de rede passar TV e Internet. Ou seja...
Mas como os tubos por onde passa o Cobre nao suporta mais cabos, a minha questão é se existe alguma forma, mesmo que recorrendo a Switchs Extras de a ligação RJ45 que vai para a sala poder ser utilizada para algo mais que somente para TV, já que tenho lá a PS3 que me dava jeito ligar por RJ45 e nao por WIFI. |
Tenho o mesmo problma e a resposta é não antes de ter fibra dava pa ter net e tv atraves do switch na sala agr com o ont a porta que tem tv nao da pa ter net ao mesmo tempo, a ps3 so por wifi. _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
calvas
|
Colocada: 19 Fev 2010 02:54 Assunto: |
|
|
hum, nem com endereçamento de mac adress e switches? usando apenas o cabo como transporte de dados? |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 19 Fev 2010 10:12 Assunto: |
|
|
Ser ou não ser possível passar tudo num só cabo nem é a questão principal.
Existem à venda adaptadores de 2xRJ45->1xRJ45.
Com 2 adaptadores destes e com um cabo comprido a passar dentro das paredes consegues transportar o equivalente a 2 cabos de rede.
O problema é que estes adaptadores só garantem até 20Mbps+20Mbps.
Na teoria até funciona, o problema são as consequentes correcções de erro que têm que ser feitas, sabendo-se que o IPTV não as faz.
Isso quer dizer que ficas a ver TV aos soluços e com a Net extremamente intermitente.
Eu ainda não tenho fibra (só ADSL) e já estou a equacionar abrir roços nos sítios onde passam as tubagens para tirar os cabos e os tubos que lá estão e colocar tubos novos com maior secção que permitam passar vários cabos UTP e de CATV.
Assim resolvo o problema de uma vez por todas.
Quem tem casas já com alguns anos devia pensar no mesmo e quem compra casas novas devia garantir que as mesmas já estão preparadas com tubagem adequada para passar vários cabos para cada assoalhada. |
|
Voltar acima |
|
|
hertz
Registo: 24 Jun 2008 Mensagens: 880 Localização: Massamá
|
Colocada: 19 Fev 2010 10:17 Assunto: |
|
|
Eu para solucionar o problema nop meu caso em ADSL fui comprar uns PLC de propósito para o pc na sala, mas podia ter através de um switch ligado ao PLC da CLIX. Só que as boxs começam a ter problemas de incompatibilidade como, demorarem mais tempo a ligar do que o normal.....
O que podem fazer é tirar a "cabeça" do cabo RJ45 em ambos os lados, e dividir dois fios para as tvs e colocar ou través nova "cabeça" e os outros dois fios para internet em ambos os lados....Acho que fizeram isso nalguns clientes de maneira a solucionar esse problema, para quem o wireless não chega em condições. Mas lá está depende dos técnicos que lá vão fazer o serviço e do cliente pedir na altura da instalação..
Aqui fica um site: http://www.aferreira.netvisao.pt/Truques/NET_RJ45.htm
Citação: | Eu ainda não tenho fibra (só ADSL) e já estou a equacionar abrir roços nos sítios onde passam as tubagens para tirar os cabos e os tubos que lá estão e colocar tubos novos com maior secção que permitam passar vários cabos UTP e de CATV.
Assim resolvo o problema de uma vez por todas.
Quem tem casas já com alguns anos devia pensar no mesmo e quem compra casas novas devia garantir que as mesmas já estão preparadas com tubagem adequada para passar vários cabos para cada assoalhada. |
Eu também andei a pensar nisso e ainda tou a ponderar, quando houver a fibra da clix disponível também se calhar vou abrir uma fissura para colocar tubagens....e assim fica tudo direitinho bastando ter o ont na entrada da casa. _________________ Antigo cliente CLIX ADSL 3Play (07/2011)
Vodafone Fibra:
-100/10mbps + 100canais + TvcineHD + DisneyCinemagic HD + Tel Ilimitado
-ONT Ericsson + Thomson 799N + Cisco DVR/HD + 2x Devolo 200Avplus |
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
Registo: 02 Mai 2008 Mensagens: 481
|
Colocada: 19 Fev 2010 14:22 Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV |
|
|
Tenho a solução para ti que me propuseram a mim quando instalei fibra em casa:
- divides um cabo RJ45 (que possui 4 pares de fios de cobre) em dois ou seja, 2 pares para TV e 2 pares para net. Isto foi-me proposto pelos técnicos do Clix Fibra que andaram a passar os fios pela casa pq tinha o mesmo problema q tu e eles disseram q não existia qq problema na net nem na TV, q já tinham feito isso em várias casas.
- como acabei por não necessitar de o fazer, não te posso dar a minha exp.
- a técnica: no sítio de ligação ao ONT o cabo é dividido tb em 2 pares + 2 pares e cada conjunto liga (através de uma ficha RJ45 própria) a uma porta individual do ONT. No outro extremo (o da box e computador) a mesma coisa. Quanto à separação dos pares e ligação nas fichas não te sei dizer.
- asseguraram-me q um cabo cat 5e atinge deste modo os 100Mbps, mais do que isso não, mas como disse não posso assegurar. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 19 Fev 2010 16:03 Assunto: |
|
|
Dá para desenrascar com uma ligação a usar o 1+2 e o 3+6 e a outra a usar o 7+8 e o 4+5.
Mas desde já te aviso que a modularidade do sinal vai ser afectada e que podes ter excesso de erros nas ligações o que irá afectar directamente a TV pois trata-se de streaming em realtime ao contrário da navegação web.
Desenrasca mas fica a anos luz de 2 cabos UTP . |
|
Voltar acima |
|
|
madmario
Registo: 21 Set 2007 Mensagens: 49
|
Colocada: 19 Fev 2010 21:53 Assunto: |
|
|
Uma outra solução, apesar de mais dispendiosa, será usarem cablagem de fibra para a vossa rede interna. É muito mais fina que um cabo de rede. |
|
Voltar acima |
|
|
Xinadas
Registo: 12 Dez 2009 Mensagens: 143
|
Colocada: 19 Fev 2010 23:40 Assunto: |
|
|
madmario escreveu: | Uma outra solução, apesar de mais dispendiosa, será usarem cablagem de fibra para a vossa rede interna. É muito mais fina que um cabo de rede. |
lol ya e quem e que te instala isso? _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
Xinadas
Registo: 12 Dez 2009 Mensagens: 143
|
Colocada: 19 Fev 2010 23:44 Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV |
|
|
ok eu se fosse a ti fazia o mais simples do mundo..
3 cabos ligados... deduzo entao que tenhas 1ª das portas de net livre na ONT porque disses te que as portas de tv estao ocupadas com 2 box's e tens mais uma fixa deve ser do PC ou do router... arranjar um cabo UTP ou STP ligas na porta livre e passas o cabo pelas portas e tudo mais, esquece os PLC's e dividir cabos porque isso nao vai funcionar os VCI e VPI da Tv sao diferentes da net e vais estar a cortar o cabo para cravar duas fixas em cada ponta do cabo? 4 pares para a tv e 4 pares para a net? epa esquece vai ficar uma granda borrada... passa o cabo e tens o problema tratado _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
calvas
|
Colocada: 19 Fev 2010 23:54 Assunto: Re: DEsenho de Rede internet / TV |
|
|
Xinadas escreveu: |
ok eu se fosse a ti fazia o mais simples do mundo..
3 cabos ligados... deduzo entao que tenhas 1ª das portas de net livre na ONT porque disses te que as portas de tv estao ocupadas com 2 box's e tens mais uma fixa deve ser do PC ou do router... arranjar um cabo UTP ou STP ligas na porta livre e passas o cabo pelas portas e tudo mais, esquece os PLC's e dividir cabos porque isso nao vai funcionar os VCI e VPI da Tv sao diferentes da net e vais estar a cortar o cabo para cravar duas fixas em cada ponta do cabo? 4 pares para a tv e 4 pares para a net? epa esquece vai ficar uma granda borrada... passa o cabo e tens o problema tratado |
Bem esta não é bem uma opção.
A verdade é que a minha duvida é..
Se tiver um Switch em cada ponta do cabo, e sabendo nos que os switchs são compativeis com 2 redes diferentes no mm aparelho ( visto nao actuarem na terceira layer do modelo OSI) se existe alguma incompatibilidade de protocolos relativamente à televisão. |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
|
Colocada: 20 Fev 2010 11:43 Assunto: |
|
|
Não há qualquer espécie de incompatibilidade de protocolos, até porque se os switchs que tens são L2 não há qualquer tratamento de protocolos.
O problema é a simultaneidade dos serviços/sessões.
Se estiveres a usar inúmeras sessões de um qualquer programa de torrents em simultâneo com a visualização de um canal HD, prepara-te para stuttering e macroblocks com fartura.
É que se não usares um qualquer mecanismo de QoS (ou pelo menos de queuing dando prioridade à queue de IPTV) e com a quantidade de fragmentação do link que as várias sessões de torrent provocam, o IPTV vai acabar por estar sempre a perder sincronismo e dado que não é tratado e chega a tua casa em realtime vai sofrer um pouco.
O mesmo acontece com VoIP mas num nível inferior dado que a transmissão de pacotes numa única chamada de VoIP é menor do que em IPTV.
Mas se a ideia é navegar e ver TV, não me parece que vás ter grandes problemas.
Já fiz isso cá em casa e se bem que não aconselho pelos motivos que já invoquei, parece-me que vais conseguir viver com isso.
E se já tens os equipamentos, não há nada como experimentares .
Editado pela última vez por john3voltas em 21 Fev 2010 10:33, num total de 1 vez |
|
Voltar acima |
|
|
calvas
|
Colocada: 21 Fev 2010 04:37 Assunto: |
|
|
Obrigado... na verdade nao e suposto usar torrents. era para usar a PS3 para aceder a conteudos media...
e uma vez que a ps3 estara a ser usada na mm tv que a clixtv... se uso uma nao uso a outra, o que fara o QoS desnecessario : ) |
|
Voltar acima |
|
|
|