Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Intruder
Registo: 09 Fev 2007 Mensagens: 22
|
Colocada: 31 Dez 2009 13:24 Assunto: [ATM/QOS] Qualidade Clix TV |
|
|
Olá pessoal, antes de mais um feliz 2010 para todos e que seja um ano de grandes realizacoes pessoais.
Venho aqui compartilhar convosco uma coisa engraçada.
Tenho um acesso adsl+smartv com 12.000 por 793 e um modem/router Thomson TG585 v7 que me foi oferecido aquando da instalacao do serviço.
A qualidade da Tv é irrepreensível, muito boa mesmo, como tenho aqui um router Aolynk decidi experimentar, pois os Thomson sao conhecidos por sincronizar a velocidades inferiores, configurei tudo certinho como vi noutro topico e liguei, sincronizou a 12.000 por 1000, logo mais velocidade de upload
Notei logo uma qualidade de imagem inferior na Tv, os fundos de cor, notava-se bem a compressão e esse tipo de coisas, menos nitidez nas pessoas etc.
Se eu estiver a fazer um download, com uma box ligada, com o Thomson estabiliza nos 880 kb, com o Aolynk estabiliza nos 980 kb, quer isto dizer que o stream de tv chega com menos informação, julgo ter a ver com os valores ATMTrafficClass=VBR-rt; Peak Cell Rate=200 e Sustainable Cell Rate=100, posteriormente hei-de testar aumentar para o dobro.
Quanto à rapidez de mudança de canais, o Aolynk parece ser um pouco mais rapido, coisa muito pouca mesmo.
Testei também um router SMC 7904 wbra2, 12000 por 997 de sync, muito lento a mudar de canais e mesmo com Qos configurado, em download, quando se muda de canal demora ainda mais.
A razão disto é nas opccoes do PVC para smartv só ter a opccao VBR e não VBR-rt, pois a rt sobrepoe-se a tudo em termos de prioridade e só VBR não é bem a mesma coisa.
Obrigado a todos, mas achei isto interessante, de momento estou com o Thomson e o seu upload limitado lol. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 31 Dez 2009 13:24 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
Registo: 02 Mai 2008 Mensagens: 481
|
Colocada: 31 Dez 2009 17:32 Assunto: |
|
|
Muito bom topic, gostei!
Assim dá gozo visitar o forum.
Nao percebo muito como configurar o QoS dos routers para esse tipo de prioridades, mas acho bem q post(es) ('coloques') esse tipo de informações q obtens!
A propósito, tens dados dos SMCWGBR14-N?? |
|
Voltar acima |
|
|
Intruder
|
Colocada: 01 Jan 2010 02:13 Assunto: |
|
|
Olá
para o teu SMCWGBR14-N que é apenas router sem modem, julgo so poderes configurar Qos relativamente a net e terás de trabalhar com um modem em modo bridge.
Dentro do menu do router, nas opccoes do lado esquerdo esta la uma que diz Qos, depois clicas em help e lendo entendes o funcionamento da coisa.
Atencao que se perde alguma velocidade com o uso de Qos, se tens a net a funcionar bem e em termos de utilização/responsividade é boa, então não vale a pena.
O que me referia a Qos no outro post foi apenas tentativas, pois quando se usa tv ja é o modem/router que o faz automaticamente ao escolher VBR-rt no segundo pvc para televisão, e não é o caso do 7904 só tem VBR, daí ser pastelão a mudar de canais, e com trafego de downloads ainda pior fica, aí tenho de dar o mérito ao Thomson, que apesar de lentinho no sync, a levar porrada de trafego internet não afecta minimamente o stream de Tv.
Cya |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 02 Jan 2010 01:54 Assunto: |
|
|
Sem dúvida um bom tópico.
Editei o nome do tópico para que esteja próximo do contexto ATM e QoS book referido no texto e para que não se confunda com outros aspectos de qualidade ClixTV.
Não sei se tentaste alterar os valores PCR, SCR como pretendias tentar.
Se verificar-mos esses valores no CLI os mesmos são expressos em kbps.
Código: |
{Administrator}[atm qosbook]=>ctdlist
Name Ref Conf Peak Sust Burst Minrate Frame Cdvt RT FD
(Kbits) (Kbits) (bytes) (Kbits) (bytes)
defaultVBR 1 VBR 200 100 5040 0 0 0 enabled enabled
|
Em Cells temos
{Administrator}[atm qosbook]=>:atm qosbook ctdlist
(cps) (cps) (cells) (cps) (cells)
defaultVBR 1 VBR 471 235 105 0 0 0 enabled enabled
|
1 cell = 48 + 5 = 53 bytes = 424 bits
MBS: 5040 bytes, =~ 105 Cells (estima 48 bytes do payload) em vez de 95 cells.
PCR: 200 Kbps =~ 471 cps
SCR: 100 Kbps =~ 235 cps
Os valores definidos já são bastante altos para um serviço ATM (que pretende com o QOS fazer TS em cells). _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
http://www.aquinaoentras.haha
http://vaestamaisfacil.eheh |
|
Voltar acima |
|
|
Intruder
|
Colocada: 04 Jan 2010 08:49 Assunto: |
|
|
Olá Lemene, obrigado pela mudança para um titulo mais adequado do tópico.
De facto alterei para o dobro no Aolynk PCR-SCR 400/200, as melhorias foram nenhumas.
No Speedtouch não mexi pois está perfeito, e quando está bom, não se toca que estraga lol.
Cya |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
Colocada: 04 Jan 2010 22:30 Assunto: |
|
|
Não houve melhoria, pois. Se não estiver errado tenho uma explicação.
O profile do QOS book criado "defaultVBR" como segue,
é definido por dois connection traffic desciptors (CTD), um para upstream (Tx) e outro para downstream (Rx):
{Administrator}[atm qosbook]=>:atm qosbook list
Name Ref Tx CTD Rx CTD
defaultVBR 1 defaultVBR default |
O detalhe de ambos CTDs mostra que o downtream por estar em conformidade com a categoria UBR pode usar a largura de banda total da linha (linerate), e que o upstream é que usa o VBR-rt com os referidos PCR+SCR+MBS:
{Administrator}[atm qosbook]=>:atm qosbook ctdlist
(cps) (cps) (cells) (cps) (cells)
default 1 UBR linerate 0 0 0 0 0 disabled disabled
defaultVBR 1 VBR 471 235 105 0 0 0 enabled enabled
|
A ideia correcta surgiu depois de pensar no calculo do SCR para um stream de video numa box a 4Mbps com 25% de margem de segurança para garantir o contracto QoS, ou seja 5000 Kbps.
Mas este é o valor de downstream coberto pelo UBR que se confirma nas configurações acima. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
Colocada: 05 Jan 2010 22:33 Assunto: |
|
|
PCR|...../-----\ <- Pico em PCR, deverá ser tão curto quanto MBS
SCR|..../.......\------ <- Rácio normal do envio de Cells
|---/................
.........[ MBS ]....... <- Intervalo em PCR com #cells continuos back-to-back = MBS
|
Um gráfico tosco que pretende demonstrar quando é que as cells estão em PCR, SCR ou MBS, quando a categoria do serviço (QOS) é VBR-rt.
Quando é UBR, só há PCR, ou seja PCR=0 = linerate.
Por outro lado, isto exemplifica a razão de contractos de QOS para diversos serviços.
Na prática temos definidos no modem um ou dois serviços: Video e Internet
Na teoria podiamos criar outros contratos individuais Tx e Rx para os serviços já referidos, e ainda para VOIP, Jogos, etc. _________________ ooo(@@)ooo
|||||||||||||||
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
|
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:
|