Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Firmware Boxes

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Tranzanas

Registo: 25 Abr 2009

MensagemColocada: 07 Mai 2009 09:45    Assunto: Firmware Boxes Responder com citação

Boas,
Peço desculpa até pq pode ser uma pergunta meio parva mas cá vai e assim fico exclarecido.

Como é feito o firmware ás boxes (tanto as normais como as com gravação) ??
È feito por eles via telefone ou podemos ser nós a faze-lo atravez de um site ???

Se alguem souber e puder fazer um pequeno "how to" era linnndo.
Ty
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 07 Mai 2009 09:45    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

Registo: 21 Set 2005

MensagemColocada: 07 Mai 2009 10:31    Assunto: Responder com citação

O firmware é carregado pelo Clix remotamente.
Voltar acima
Tranzanas

MensagemColocada: 07 Mai 2009 11:00    Assunto: Responder com citação

Ok Obrigado.
Já agora mais umas duvidas.

E como sabemos nós se temos o último firware ??? Ou seja há o risco de a nossa box não ter o ultimo firmware ???
Eles(clix) fazem a actualização automáticamente sempre que há um novo firmware para as box´s ???? ou temos de ser nós a ligar para eles e pedirem para a actualizarem ???

Obrigado
Voltar acima
jaykay

Registo: 21 Jun 2008

MensagemColocada: 07 Mai 2009 11:16    Assunto: Responder com citação

Tranzanas escreveu:
Ok Obrigado.
Já agora mais umas duvidas.

E como sabemos nós se temos o último firware ??? Ou seja há o risco de a nossa box não ter o ultimo firmware ???
Eles(clix) fazem a actualização automáticamente sempre que há um novo firmware para as box´s ???? ou temos de ser nós a ligar para eles e pedirem para a actualizarem ???

Obrigado

Existem duas formas da box fazer uma actualização.

A box faz de forma automática um verificação se existe actualizações, sempre que a box faz um reboot. (Quando se desliga da ficha).

A outra forma mais usual é quando existem updates do firmware com algum carácter urgente, então o Clix faz o update de forma remota.

Normalmente conseguimos detectar alguma actualização, quando a box faz um restart sem razão aparente.
Voltar acima
Tranzanas

MensagemColocada: 07 Mai 2009 11:23    Assunto: Responder com citação

Ok pessoal.
muito obrigado pelo esclarecimento.

Thks
Voltar acima
lemene

Registo: 29 Ago 2008

MensagemColocada: 07 Mai 2009 23:06    Assunto: Re: Firmware Boxes Responder com citação

Tranzanas escreveu:
Boas,
Peço desculpa até pq pode ser uma pergunta meio parva mas cá vai e assim fico exclarecido.

Como é feito o firmware ás boxes (tanto as normais como as com gravação) ??
È feito por eles via telefone ou podemos ser nós a faze-lo atravez de um site ???

Se alguem souber e puder fazer um pequeno "how to" era linnndo.
Ty

Somente para referir que essa pergunta foi profunda e de certa complexidade mas com resposta simples já dada.
Manter firmwares por tipo de box, por cliente, sincronizar quando necessário e com menos impacto é complexo.

Nada parva essa pergunta.
http://vaestamaisfacil.eheh
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador MSN Messenger
masterbyte

Registo: 07 Nov 2005

MensagemColocada: 08 Mai 2009 09:25    Assunto: Re: Firmware Boxes Responder com citação

lemene escreveu:

Somente para referir que essa pergunta foi profunda e de certa complexidade mas com resposta simples já dada.
Manter firmwares por tipo de box, por cliente, sincronizar quando necessário e com menos impacto é complexo.

Nada parva essa pergunta.

queriam aceder à box via jtag e fazer dump ao software... Twisted Evil
grandes háckaros que temos.... Twisted Evil
Voltar acima
john3voltas

Registo: 01 Abr 2007

MensagemColocada: 09 Mai 2009 17:46    Assunto: Responder com citação

Só um off-topic. Passamos a vida a falar do firmware da box quando na realidade acho nos estamos a referir ao KreaTV, a interface que o Clix actualiza com alguma frequencia.
O firmware também sofre actualizações mas acho que são bem menos frequentes do que os packs de software que eles vão lançando.
Alguém pode confirmar o meu raciocínio?
Voltar acima
masterbyte

Registo: 07 Nov 2005

MensagemColocada: 09 Mai 2009 19:46    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:
Só um off-topic. Passamos a vida a falar do firmware da box quando na realidade acho nos estamos a referir ao KreaTV, a interface que o Clix actualiza com alguma frequencia.
O firmware também sofre actualizações mas acho que são bem menos frequentes do que os packs de software que eles vão lançando.

basicamente... o firmware da box é tal e qual o bios de um pc...
o que é actualizado frequentemente e carregado remotamente é o software da box... como o sistema operativo de um pc.
Voltar acima
john3voltas

Registo: 01 Abr 2007

MensagemColocada: 09 Mai 2009 21:10    Assunto: Responder com citação

masterbyte escreveu:
o que é actualizado frequentemente e carregado remotamente é o software da box... como o sistema operativo de um pc.

Esse é o meu raciocínio.
É que olhando para esta pic no site da motorola, o kreatv é só software e ao que parece é aqui que residem os serviços da STB para o utilizador.
Então, sem querer roubar a thread, não devíamos parar de lhe chamar firmware e passar a chamar-lhe software?
Isto é só um pormenor mas que me tem feito sempre confusão.
Voltar acima
piamon

Registo: 19 Dez 2007

MensagemColocada: 10 Mai 2009 00:42    Assunto: Responder com citação

john3voltas escreveu:

Acho que até é mais que isso... Posso estar enganado, mas parece-me que há 3 camadas separadas:

1 - Firmware, a versão aparece no menu System inicial (aquele azul), e estamos na 2.26. Que eu tenha percebido, este nunca foi actualizado.
2 - Software (que deve ser o KreaTV), com actualizações pouco frequentes (entre 1 e 3 meses), e aparece como "SW" na Minha Conta. Tenho a 3.6.0.13 de 09 de Março.
3 - Menus Clix, aparece como "UI" na Minha Conta, e são actualizados com alguma regularidade, a versão que tenho é de 5 de Maio. Quando a caixinha diz "Actualizações disponíveis: Sim", é a estes que se refere (e basta meter a box em standby para actualizar, demora 1 ou 2 minutos)

As actualizações 2 e 3 aparecem muitas vezes juntas, normalmente quando há uma versão nova de SW aparece uma versão nova de UI.
Voltar acima
xexebanana

Registo: 10 Mar 2008

MensagemColocada: 10 Mai 2009 11:07    Assunto: Responder com citação

As box´s da MEO são as Motoloa VIP1200, e tem um interface excepcional. Quer em termos de grafismos e velocidade de navegação quer em termos de funcionalidades.
Quando se consulta o EPG aparece uma miniatura em tempo real do que esta a dar no canal, assim como quando se esta aver uma canal e se pesquisar outros canais, é possivel visualizar os dois....

Porque não temos algo assim?

A interfce da smartv comparada com a do meo é do tempo dos dinaussarios...
Voltar acima
jaykay

Registo: 21 Jun 2008

MensagemColocada: 10 Mai 2009 19:19    Assunto: Responder com citação

De facto existe uma pequena difernça entre Firmware e Software.

Falamos em firmware porque de facto é o que melhor se adapta ´`as nossas conversas.

O Firmware também é software, no entanto a diferença é o suporte onde o mesmo é gravado.
O Firmware é guardado em suportes não voláteis, estilo, Mem´ria, Eprom, etc.

E o Software normalmente é guardado em suporte como discos rígidos, etc...

Por isso está correcto chamar Firmware... que também é software, porque as actualizações, porque as boxes não têm discos para o software.

Smile
Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Clix TV Todas as horas são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum