Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
nf76
Registo: 06 Nov 2005 Mensagens: 174 Localização: Coimbra
|
Colocada: 09 Fev 2009 02:04 Assunto: Pedido de opinião - Novo modem/router |
|
|
Olá a todos,
Tenho um Aolynk DR814 há já praticamente 3 anos. Até hoje não tem dado grandes problemas, mas estou tentado a trocar de modem/router, mas tenho algum receio em qual será a melhor escolha, para efectuar as configurações.
Gostaria de saber qual o melhor para instalar, sendo eu cliente CLIX ADSL, o mais fácil de conseguir abrir as "portas" para programas P2P e afins, e também um modem/router que tivesse wireless.
A minha ideia será um equipamento que conjugue todos estes factores.
Muito obrigado desde já! _________________ Clix ADSL "Até 12 megas" |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 09 Fev 2009 02:04 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 09 Fev 2009 09:50 Assunto: |
|
|
Deixa o Aolynk a funcionar como modem em modo bridge (que o modem do aolynk é dos melhores) e compra um router wireless, como por exemplo este:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03902078&oid=&c=
com norma n, é uma maravilha em termos de cobertura e além disso, é muito fácil de abrir as portas. _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
nf76
|
Colocada: 09 Fev 2009 12:01 Assunto: |
|
|
Olá Dracula,
Muito obrigado pela tua dica!
Já agora o que é isso do modo "bridge" e como ponho o Aolynk a funcionar dessa maneira?
Muito obrigado! _________________ Clix ADSL "Até 12 megas" |
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 09 Fev 2009 12:30 Assunto: |
|
|
Em modo bridge, basicamente o aolynk fica a funcionar apenas como modem ("perde" a capacidade de routing e switching) e o novo router é que faz a ligação e o switching.
Para por o aolynk em modo bridge:
http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=256
Depois o username e password de acesso ao clix são colocados no novo router, usando a opção PPPoE _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
Phantasia
Registo: 16 Jun 2007 Mensagens: 160
|
|
Voltar acima |
|
|
nf76
|
Colocada: 12 Fev 2009 01:20 Assunto: |
|
|
Muito obrigado pelas vosas dicas
Abraços! _________________ Clix ADSL "Até 12 megas" |
|
Voltar acima |
|
|
margaridamalheiro
Registo: 17 Nov 2009 Mensagens: 8
|
Colocada: 22 Nov 2009 11:55 Assunto: aolynk versus Thomson tq585v7 |
|
|
Bom dia
Eu tenho o Aolynk DR814 e recebi um router Thomson tq585v7.
Como faço para não ficar sem muito tempo sem net, substituo um pelo outro (que ainda não sei bem como) ou acrescento um ao outro usando essa história do bridge?
E como acrescento? O que tenho que ligar? É que não vejo nada azul. |
|
Voltar acima |
|
|
nunoalmart
Registo: 10 Out 2009 Mensagens: 23
|
Colocada: 26 Nov 2009 01:29 Assunto: |
|
|
O teu serviço é fibra o adsl?
Não te deixaram isso a funcionar com o modem Thomson?
Porque é que queres substituir pulo que tem 3 anos?
Se é fibra que tens, convém é adquirires um com maior capacidade de transmissão - maior velocidade.
Explica-te melhor, p.f.
cumps
nam
Ahm já percebi tens um modem adsl e pediste um router wireless . sem fios, certo?
Experimenta ligar uma cabo de rede entre o o modem velhinho e o o novo router thomson.
Cabo de rede com duas fichas RJ45 nas exteremidades, deve ter vindo um com o thomson, costuma ser um cabo azul.
Ligas, de um lado ao modem antogo, à ficha que diz Internet ou WAN e no router thomson ligas à ficha que tem o número 4. Desligas o modem e o router. Ligas o modem (o aolink) e esperas que as luzes estabilizem (1 minuto ou 2 ) e depois ligas o router (já ligados entre eles) à corrente. Cruzas os dedos e já deve estar. Depois no computador vais às ligações wireless (talvez tenhas que pedir ajuda para isso) e procuras pelo teu router thomson, que deve ser o 1º da lista, com o sinal mais forte, clicas nele e ele pede-te 2 sódigos, o SSID e a chave WEP. Esses números estão na parte debeixo do thomson, na etiqueta. Po~es um "check" em "guardar a informação" e em princºipio não será necessºario voltar a introduzir esses números. E já tens net sem fios!!
PS: Um é um modem, que é uma coisa, e o outro é um router wireless, precisas de ter os dois ligados um ao outro.
Espero ter ajudado.
nuno |
|
Voltar acima |
|
|
margaridamalheiro
|
Colocada: 26 Nov 2009 08:08 Assunto: Novo modem/router |
|
|
Olá
Obrigada.
São os dois router's, um com outro sem fios.
Estava a pensar por o com fios no quarto e o sem fios na sala, assim o computador que está no quarto e não tem wareless (sem fios) poderá ligar e o da sala que é um portatil liga-se sem fios..
Acham que dá?
Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
nunoalmart
|
Colocada: 26 Nov 2009 13:00 Assunto: |
|
|
Errr.. Se queres ligar os dois computadores por wireless apenas precisas de um arelhinho com uma antena ligado ao modem que é o aparelho onde a adsl, ou seja a internet por cabo telefonico esta ligada. Ele garante-te cobertura em toda a casa e para os computadores que quiseres.
O que deves ter mais antigo deve ser, para além de router (que é tipo ums ficha tripla, ou extensão para a electricidade, só que para a internet) também um modem, um modem tens que ter, é ele que converte o dinal telefónico (no caso da ADSL), cabo, ou fibra. Não há casa que tenha internnet qe não tenha u modem, é a peça fundamental.
Se só tiver uma tomada atras para ligar um cabo de rede (ou usb) é um modem apenas, se tive mais umas 3 ou 4 é um modem, com um router incorporado, basicamente o router serve para dividir a internet por mais do que 1 computadores.
puf
tive a ver eo aolik que tens é um modem. N~<o o podes trocar pelo outro são 2 coisas diferenrese sem um modem não há internet, agora tens que ligar o router thomson (a versão que escreveste acima não existe, mas imagino que seje um aparelho branco com um antena). Ligas como já te expliquei (e outros users também) ao modem naquilo que se chama uma ligação em modo brigde (ponte), ou seja só para usar a antena do bicho para te transmitirna net pela sala quarto, casa de banho, etc Tenta fazer isso que coma informação que já tens aqui é fácil. Em último caso podes ligar para o 16100 que é para isso que eles lá estão.
Pods também referir que o firmware ( sisitema operativo do modem deve estar desactualizado e que seria bom actualizá-lo, isso pode sr m procedimento mais complicado para ti que não tens grandes conhecimentos nesta àrea...
Encontrei este post aqui no fórum:
http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=3207
O ideal seria que fizesses um choradinho para o 16100 e pedisses um modem mais actual, de preferencia com wireless integrado... ou então que te mandem um técnico a casa fazer isso, gratuitamente. |
|
Voltar acima |
|
|
margaridamalheiro
|
Colocada: 26 Nov 2009 13:42 Assunto: Novo modem/router |
|
|
Obrigada
O que pretendo é pôr o router wareless (ele deve ter modem incorporado mas se não tiver o portátil tem) na sala, para que todos os computadores que tenham a possibilidade de se ligarem de modo remoto o possam fazer (portáteis por exemplo).
E pôr o router da Aolynk DR814 que é modem também, no quarto ligado diretamente aos computadores de mesa que não têm o sistema de rede sem fios.
cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
nunoalmart
|
Colocada: 26 Nov 2009 13:50 Assunto: |
|
|
OK. Dá me o modelo correcto do thomson que jºa te digo se é modem e pode substituir o aolink ou não.
Tás a começar a perceber disto |
|
Voltar acima |
|
|
margaridamalheiro
|
Colocada: 26 Nov 2009 14:59 Assunto: |
|
|
Olá
um router Thomson tg585v7 |
|
Voltar acima |
|
|
margaridamalheiro
|
Colocada: 26 Nov 2009 15:04 Assunto: um router Thomson tg585v7 |
|
|
mas eu não quero substituir, quero usar os 2, um para redes com fios e este novo para redes sem fios...cada um fica ligado à mesma linha mas em sítios diferentes
Todos os computadores têm modens incluídos, inclusive os fixos pois já tiveram net sem modem exterior, apenas ligados à linha telefonica |
|
Voltar acima |
|
|
nunoalmart
|
Colocada: 26 Nov 2009 16:30 Assunto: |
|
|
Mas esses modems já estão desactualizados. Já não servem para nada. Esses primeiros modems telefónicos, que faziam aquela chfrineira ao ligarem-se, foram usados nos anos 90, no início da internet, antes da Banda Larga. Apenas permitiam, no início velocidades de 14.4 K por segundo (Kbps), depois apareceram os de 28 Kbps (foi aí que eu tive o meu primeiro computador, um mac), depois evoluiram para modelos que permitiam a "velocidade estonteante" de 56 kbps,
Mais tarde apareceu a RDIS e algumas pessoas instalaram estas linhas RDIS, mais caras, em casa, que permitiam, com um modem também RDIS, velocidades de 128 kbps!!! Eu também cheguei a ter isso, mas foi há 10 anos...
Depois chegou a Netcabo com a Banda larga: velocidades superiores a a 512 kpps que chegavam a casa das pessoas pelo mesmo cabo da tv cabo. Era preciso um modem, obviamente especial para tal.
Um pouco mais tarde apareceu a adsl, uma tecnologia que oferecia a mesma velocidade da Netcabo e afins mas usava como meio de chegar a casa dos clientes os mesmos fios de cobre de linha telefónica que usamos para o telefone normalmente e EM TEMPOS REMOTOS usámos para ligar aos modemzinhos que tinham aquela fichazinha RJ9 igual à dos tefones e que vinham em todos os portáteis. Hoje em dia ps computadores já não têm essse modem. Tem Fichas RJ45, iguai àquelas, só que um pouco maiores, para ligar cabos de rede ou ETHERNET a modems de BANDA LARGA (embora o termo hoje em dia já seja obsoleto).
Tu, se tens serviço ads da clix, não sei se tens um pacote de tv+telefone+tv, deves ter ADSL com uma Velocidade de 16 ou 20 Megabytes por segundo (20 Mbps). Os modems embutidos nos pcs antigos que tens átingiam dezenas de vezes menos velocidade, e não seriam compatíveis com a maio parte dos sites hoje em dia, mesmo que arranjasses uma empresa que ainda fornecesse serviço compatível com eles.
Outra coisa que tens que compreender é que actualmente. Só há 1 modem por residencia ou contrato, daí os routers, que servem para repartir o sinal por outros competadores, ou através de cabo de rede, como o teu modem/router actual faz, pois tem 4 tomadas atrás; Ou por wireless (wire=arame, fio + less= sem).
Tens que deixar o modem onde está, ligado à tomada adsl/telefone e ligá-lo ao router thomson que te deram para que os pcs com placa de rede sem fios possam aceder-lhe.
Se os que não tem rede sem fios estão no quarto e tens lá uma ficha de telefone (que agora é adsl) podes ligar ambos os aparelhos lá e ligá-los por cabo de rede. Se a ficha tiver a uso por um telefone basta por uma pecinha que divide o sinal da tomada em 2: telefone e internet e ligar o modem a uma e o telefone a outra (chama-se SPLITTER = divisor/repartidor, esta pecinha, que normalmente vem com os modems adsl e é uma caixinha branca com um fio e 2 tomadas de telefone).
Boa sorte, Guida! |
|
Voltar acima |
|
|
|