Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
zephirus
Registo: 24 Fev 2007 Mensagens: 46
|
Colocada: 05 Out 2008 13:37 Assunto: Dúvidas gerais sobre SMARTTV |
|
|
Olá a todos.
Desde já peço desculpa pelo rol de questões que aqui coloco mas após procurar no vosso fórum, não encontrei resposta para tudo.
Sou cliente clix tendo neste momento os seguintes serviços:
- Internet 24mbit
- Tráfego ilimitado
Estou a pensar aderir à smarttv APENAS para ter SPORTTV. Parece-me que neste momento a clix é de facto a melhor alternativa para o meu caso visto não me interessar mais nenhum canal. Uma condição para por a smarttv é não ter cabos a passar pela casa. Sendo assim, as minhas questões são as seguintes:
1. Se optar pela instalação Powerline (PLC), não terei quaisquer cabos a passar pela casa e terei boa qualidade de imagem?
2. Na opção PLC, como funciona a parte de internet, ou seja, continua a ter a ligação como tenho neste momento (Tomada de telefone)?
NOTA: É importante referir que a distância entre as duas divisões onde iria ter a tv e a internet é considerável.
3. Outra questão tem a ver com a box. Neste momento não existe ainda box com gravador, correcto? No caso da box normal, tendo eu um gravador de dvd, é possível estar a gravar um canal no gravador de dvd e ver outro canal em simultâneo?
4. No caso de não ser possível fazer a gravação e ver outro canal em simultâneo, é possível eu colocar o gravador noutra tv de outra divisão? Basicamente apenas na tv onde tenho a box é que tenho a limitação, em todas as outras mantém o meu sinal normal de antena, estou correcto?
5. Se eu baixar o pacote de internet para os 12mbit, poderei na realidade ter mais largura de banda por causa da tv?
Para já é tudo, agradeço imenso a quem me puder elucidar pois já liguei duas vezes para a linha de apoio e atendeu-me sempre a mesma pessoa que não pesca absolutamente nada do que eu lhe pergunto...
Cumprimentos,
zephirus |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 05 Out 2008 13:37 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 05 Out 2008 14:29 Assunto: |
|
|
Viva:
1- Sim, não haverá cabos pela casa. Apenas do router até à tomada do PLC e na sala (ou onde tiveres a TV) do PLC para a Box. Quanto à qualidade de imagem, há quem tenha sem problemas, há quem tenha freezes...Depende um bocado da tua instalação eléctrica.
2- Sim, funciona como está a funcionar agora. Os PLC são só para criar uma lan para a TV.
3- Existir box com gravador, existe. Está é reservada para quem adere em fibra (por enquanto). Mas não deve demorar muito para ADSL. Se quiseres gravar um canal sintonizado na box, tens de continuar a ver esse canal. se quiseres gravar 1 dos 4 canais nacionais, o canal da box não interessa, desde que tenhas o gravador de dvd ligado à antena e sintonizado um desses canais nacionais.
4- Acho que em 3 tens a tua resposta. Confirma se percebeste.
5- Se baixares para 12 mbit, continuarás com um perfil de 16/1. Ou seja, quando tiveres a box desligada, conseguirás até 16 Mbps (isto admitindo que a tua linha os permite) _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
zephirus
|
Colocada: 05 Out 2008 18:39 Assunto: |
|
|
Olá.
Primeiro que tudo obrigado pelas respostas. Quanto aos pontos, fiquei esclarecido, apenas tenho mais umas questões.
Como tu dizes e bem, a qualidade depende da minha instalação eléctrica. No momento da instalação um técnico da clix vai lá a casa e logo se sabe se haverá problemas, certo? Em caso de não ter qualidade posso anular o contrato e não pago nada ou tenho de pagar a deslocação?
No ponto 2, como é mesmo a ligação ao router? Eu tenho um linksys que comprei e tenho o cabo de telefone ligado a ele. Como ficaria agora? Posso manter o mesmo router ou há um aparelho da clix?
Sabes se a box normal será substituida pela nova mal apareca no mercado, para quem tem a normal?
Percebi o ponto 3, sim
Desculpa a quantidade gigante de questões mas nestas coisas é melhor saber tudo antes. |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
Registo: 29 Ago 2008 Mensagens: 2824 Localização: Do outro lado da linha
|
Colocada: 05 Out 2008 20:45 Assunto: |
|
|
Só umas sugestões e mais umas dicas nalguns pontos
1.
Os técnicos da Clix, deverão ver as tomadas telefone onde queiras ligar o modem.
Deverão por um filtro na caixa de entrada de telefone em casa para as tomadas de telefone que escolheres para o modem.
Os técnicos da Clix têm desmotivado o uso de PLC, pelos motivos já apresentados. As alterações da corrent electrica e a casa ter a instalação electrica segmentada pode obrigar compensar isso de alguma forma.
Cabos de facto é um problema, não só de estética mas poderão não conseguir passar cabos, ou tirar os que existem. O pior que pode acontecer é um cabo partido e depois nem sai esse e nem entra outro.
O melhor é wireless, é uma boa solução comparativamente mas não é a mais barata, pois uma instalação tipo escritório-sala requer 2 aparelhos wireless, fora a box.
2.
O teu modem/router para internet clix pode vir a ser o mesmo, mas tenta perceber com eles se a atenuação do teu modem está boa para IPTV.
1 box <= 37dB, 2 boxs <= 25dB.
Se o modem for deles, eles poderão substituir por um melhor.
Para a SmartTv é necessário um modem para streaming de IPTV
Basicamente terás 2 redes, uma para VIDEO e outra para INTERNET.
3.
Sugiro que mantenas o uso da antena.
- Podes conseguir gravar da BOX e ver outro canal TV, ou vice-versa.
- E desligar os modems, routers, box se quiseres, o que dá jeito.
Na TV
- Antena à TV para puder sintonizar TV e gravar outro canal da BOX.
- HDMI ao gravador HDD para gravar TV ou ver DVD
Na BOX:
- SCART à EXT 2 da TV (ou quem quiser HDMI)
- SCART ao mesmo gravador HDD para gravar SmartTV.
A BOX com HDD não é vantagem para quem tenha um gravador HDD |
|
Voltar acima |
|
|
zephirus
|
Colocada: 05 Out 2008 22:57 Assunto: |
|
|
Olá lemene,
O problema do wireless é que eu tenho a tv e a net em lados opostos da casa. Seria muito complicado ter net de jeito. De qualquer forma o técnico consegue dizer-me se posso ter a instalação em condições ou não, correcto? |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
Colocada: 07 Out 2008 14:09 Assunto: |
|
|
zephirus escreveu: | Olá lemene,
O problema do wireless é que eu tenho a tv e a net em lados opostos da casa. Seria muito complicado ter net de jeito. De qualquer forma o técnico consegue dizer-me se posso ter a instalação em condições ou não, correcto? |
Podes explicitamente dizer e lembrar aos técnicos que quando visitarem a tua casa que não sabes ainda qual a solução a obtar.
Eles que venham com um router wireless para testarem na sala acesso wireless ao router que está junto ao modem noutra ponta da casa.
Na minha casa no 7º andar eu capto os SSIDs duns 10 vizinhos, com sinal cerca de 10%, deduzo que uns devem ser uns andares abaixo ou vinzinho do lado (duas paredes de 30cms + divisões).
Enquanto em qualquer lugar da casa (150m2) capto o meu sinal a 100% tanto (270Mbps DraftN pen) ou simples wireless do laptop (54Mbps).
Se wireless for fraco imaginando que a tua casa é grande duvido que tenhas melhor sorte com PLCs, com a segmentação obrigatória da rede electrica. |
|
Voltar acima |
|
|
zephirus
|
Colocada: 08 Out 2008 20:49 Assunto: |
|
|
Telefonei para a clix e confirmaram-me que se aderir tenho box com gravador. Mesmo que não seja de imediato, pouco falta. De qualquer forma, só uma questão:
Na opção wireless, quais são as únicas ligações por cabo? Da tomada de telefone para o router e mais? |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
Colocada: 08 Out 2008 21:29 Assunto: |
|
|
Numa configuração Wireless entre Sala e Escritório temos
Escritório:
modem----router wireless emissor <<
Sala:
TV~~~TvBox----Receptor wireless<<
Legenda:
---- cabo ethernet
<< wireless
~~ SCART/HDMI |
|
Voltar acima |
|
|
zephirus
|
Colocada: 08 Out 2008 21:59 Assunto: |
|
|
lemene escreveu: | Numa configuração Wireless entre Sala e Escritório temos
Escritório:
modem----router wireless emissor <<
Sala:
TV~~~TvBox----Receptor wireless<<
Legenda:
---- cabo ethernet
<< wireless
~~ SCART/HDMI |
É porque eu não tenho tomada de tv na sala. Pelo que percebi, na sala só tenho de ligar a tv à box por scart/hdmi e o cabo a um receptor. Depois posso por o emissor no hall por exemplo onde tenho tomada de telefone. É assim? |
|
Voltar acima |
|
|
lemene
|
Colocada: 10 Out 2008 12:22 Assunto: |
|
|
zephirus escreveu: |
É porque eu não tenho tomada de tv na sala. Pelo que percebi, na sala só tenho de ligar a tv à box por scart/hdmi e o cabo a um receptor. Depois posso por o emissor no hall por exemplo onde tenho tomada de telefone. É assim? |
Exacto, o básico é isso.
Hall
Tomada Tele====Modem+Router Wireless Emissor <<<
Sala
TV~~~TvBox----Receptor wireless<<<
Pena que ñ tenhas tomada para TV na sala.
Eu tenho e uso, pois chateia-me gastar luz 24h com modems e routers, e qdo quero só ver os canais nacionais dá jeito. |
|
Voltar acima |
|
|
zephirus
|
Colocada: 10 Out 2008 12:26 Assunto: |
|
|
Faz-me um pouco de confusão ter a tv por wireless. Sendo a distância de aproximadamente 8 metros e ter "meia" parede pela frente, não teria problemas? Eu tenho 17-19 mbit de sinal sempre. |
|
Voltar acima |
|
|
nop56773
Registo: 07 Ago 2008 Mensagens: 136
|
Colocada: 10 Out 2008 12:53 Assunto: |
|
|
Apesar de não estar na página da Clix, eu tenho quase a certeza que eles instalam um wireless específico para IPTV chamado Ruckus. Se for mesmo isso, deves conseguir bastante melhor performance do que por wi-fi simples.
O sistema ruckus tem antenas direccionais que se adaptam automaticamente às interferências em tempo real e têm também QoS para passar o video. |
|
Voltar acima |
|
|
zephirus
|
Colocada: 10 Out 2008 15:34 Assunto: |
|
|
nop56773 escreveu: | Apesar de não estar na página da Clix, eu tenho quase a certeza que eles instalam um wireless específico para IPTV chamado Ruckus. Se for mesmo isso, deves conseguir bastante melhor performance do que por wi-fi simples.
O sistema ruckus tem antenas direccionais que se adaptam automaticamente às interferências em tempo real e têm também QoS para passar o video. |
Ok, obrigado pela informação. Vou telefonar para eles de novo e pensar sobre o assunto. |
|
Voltar acima |
|
|
battlenet
Registo: 16 Nov 2007 Mensagens: 81
|
Colocada: 12 Out 2008 11:06 Assunto: |
|
|
Quando fores pedir que seja instalado a smartv tens que dizer logo se é o serviço normal (atraves dos cabos), atraves dos plc ou wireless.
Eu digo isto porque para cada um deles é um técnico diferente.
quando eles vieram cá instalar a smartv eu sabia como ia ficar e quando vi os fios passarem pela casa toda o tecnico falou em plc ou wireless e eu disse que queria plc.
Claro que teve que ser outro tecnico a meter os plc.
Não tenho problemas nenhuns e é muito raro ter frezzes de imagem, tipo ter 1 vez por dia e ha certos dias que não tenho frezzes. |
|
Voltar acima |
|
|
zephirus
|
Colocada: 12 Out 2008 13:02 Assunto: |
|
|
Obrigado battlenet |
|