Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Lisandro
Registo: 19 Dez 2007 Mensagens: 18
|
Colocada: 02 Jul 2008 18:30 Assunto: Speedtouch 330 - ADSL 2+ |
|
|
Viva!
Tenho um modem Speedtouch 330 (ADSL 1) e tenho uma linha ADSL 2+. Li que através de um tweak nas chaves do registo se podia fazer uma pequena alteração para aumentar um pouco as velocidades.
Fiz isto:
Citação: | Para os que teem como eu o modem bolacha Alcatel/Thomson Speedtouch 330, e especialmente para os primeiros clientes do Clix que foram migrados de 2Mbps para 6Mbps em Abril.2008:
A configuração por defeito não permite mais do que ~3.5Mbps efectivos, sendo que no Windows se continua a ver a ligação a 2 Mbps, mesmo se o serviço tiver sido upgraded para 4 ou 6Mbps.
Podem confirmar se na aplicação de diagnóstico (tab USB), USB transfer mode estiver em "Bulk", então estão limitados.
Para mudar o mode para "Isochronous" e permitir o máximo de velocidade na configuração alterar no registry as seguintes keys:
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Alcatel\SpeedTouchUSB\Phonebook\USB]
"MaxAltSetting"=dword:00000003
"BandwidthAlgo"=dword:00000000
"ForcedSelection"=dword:00000000
"BMaxDSL"=dword:00001fc0
Não esquecer de fazer o unplug+plug do modem para efectivar a configuração.
Podem confirmar em http://www.thomson-broadband.co.uk/codepages/content3.asp?c=91
(primeiro ponto referido) |
Fiz unplug + plug, apanhou sinal de linha mas quando vou a conectar simplesmente não passa da fase "A marcar...". Será que a clix impediu este pequeno tweak?
Precisava de umas luzes vossas.
Cumprimentos,
Lisandro Alves |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 02 Jul 2008 18:30 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Transeunte
Registo: 28 Jan 2008 Mensagens: 92
|
Colocada: 02 Jul 2008 19:23 Assunto: |
|
|
O hardware desse router é ADSL e apenas dá 8Mbps, duvido que haja alguma coisa que possas fazer que mude alguma coisa que se veja. |
|
Voltar acima |
|
|
Lisandro
|
Colocada: 02 Jul 2008 19:59 Assunto: |
|
|
Transeunte escreveu: | O hardware desse router é ADSL e apenas dá 8Mbps, duvido que haja alguma coisa que possas fazer que mude alguma coisa que se veja. |
Nesse guia que postei em cima tirado do tópico do próprio modem diz que está limitado a 3,5Mbps efectivos. Se leres bem há um limite no modo de transferencia de dados por USB. Se estiver em Bulk está limitado se estiver em Isochronous não está. Claro que isto não é um milagre e não vou ter um modem ADSL 2+ out of the box. Apenas serve para usufruir ao máximo deste enquanto não compro outro.
Por isso quem tenha tido o mesmo problema que me esclareça.
Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
Transeunte
|
Colocada: 02 Jul 2008 23:52 Assunto: |
|
|
Nunca analisei isso muito a fundo, aliás pessoalmente nunca usei um modem ADSL sempre tive routers, mas tenho um amigo a usar um 330 que dá 7,4Mbps, portanto....
Acerca do USB, se bem me lembro USB 1.1 dá 14Mbps, mais que suficiente para com overhead se conseguir 8Mbps, a prova disso é o colega que referi.
Acredito que esse colega conseguiria mais velocidade com o 330 se a linha dele o permitisse, uma vez que com um 516v6 actual ele consegue a mesma velocidade que com o 330.
Acredito que no teu caso a limitação resida na linha e não no modem, em todo o caso tenta drivers actuais e se tiveres oportunidade tenta também com um modem/router ADSL 2+ como por exemplo o Speedtouch 516v6 que referi.
Cumprimentos. |
|
Voltar acima |
|
|
Lisandro
|
Colocada: 03 Jul 2008 10:27 Assunto: |
|
|
Transeunte escreveu: | Nunca analisei isso muito a fundo, aliás pessoalmente nunca usei um modem ADSL sempre tive routers, mas tenho um amigo a usar um 330 que dá 7,4Mbps, portanto....
Acerca do USB, se bem me lembro USB 1.1 dá 14Mbps, mais que suficiente para com overhead se conseguir 8Mbps, a prova disso é o colega que referi.
Acredito que esse colega conseguiria mais velocidade com o 330 se a linha dele o permitisse, uma vez que com um 516v6 actual ele consegue a mesma velocidade que com o 330.
Acredito que no teu caso a limitação resida na linha e não no modem, em todo o caso tenta drivers actuais e se tiveres oportunidade tenta também com um modem/router ADSL 2+ como por exemplo o Speedtouch 516v6 que referi.
Cumprimentos. |
Desde já, agradeço pela resposta oportuna.
Tudo leva a crer que sim, é problema da linha, resta é saber se é externo ou interno, pois o meu cabo RJ11 é muitíssimo grande (até penso que tem mais de 20m) e deve ser isso que está a deitar o "esquema" por água abaixo. Vou tentar arranjar outro mais pequeno e fazer uns testes.
Obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
Blue Zee
Registo: 19 Nov 2006 Mensagens: 881 Localização: Maia
|
Colocada: 03 Jul 2008 11:36 Assunto: |
|
|
Confirmo que o ST330 funciona a cerca de 8 Megas em USB transfer mode isócrono depois do patch do registo.
Convém usar o SpeedTouch USB Diagnostics para confirmar que o patch resultou: verifique no separador USB se no quadro USB transfer mode está indicado Isochronous.
Pode ainda acontecer que, se fez a alteração ao registo manualmente, ter havido algum engano/erro.
Eu prefiro usar o patch já pronto a aplicar, bastando copiar este texto para Notepad:
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Alcatel\SpeedTouchUSB\Phonebook\USB]
"MaxAltSetting"=dword:00000003
"BandwidthAlgo"=dword:00000000
"ForcedSelection"=dword:00000000
"BMaxDSL"=dword:00001fc0
Gravar com extensão .REG (note a extensão).
De seguida localiza-se o ficheiro gravado, duplo-clique para adicionar ao registo e pronto...
Desliga-se o modem e reinicia-se, deve ficar em modo isócrono.
Zee _________________ Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Encyclopaedia Universalis Internautica |
|
Voltar acima |
|
|
Lisandro
|
Colocada: 03 Jul 2008 18:07 Assunto: |
|
|
Obrigado novamente pelas respostas.
Blue Zee fiz isso mas acontece exactamente a mesma coisa quando tentei manualmente. Ora bem, quando o modem está em modo "Massa/Bulk" Carrego no Speedtouch connection e tenta conectar: "A marcar ANY...";"A verificar nome de utilizador e palavra-passe";"Conectado". Depois de ter feito em modo isocrónico apenas se fica pelo: "A marcar ANY..." e depois diz que o computador remoto não respondeu.
Tenho o Windows Vista mas já tinha tentado num computador com o XP e acontece o mesmo. Estou a ver que vou ter mesmo de esperar pelo novo.
Cumprimentos. |
|
Voltar acima |
|
|
Lisandro
|
Colocada: 03 Jul 2008 18:51 Assunto: |
|
|
Já agora, a velocidade contratada foi 12mb. Estou perto de uma central mas o router tá a limitar tudo. No windows vista detecta 5.5Mb de velocidade e no speedtest fez isto:
Parece-me bastante mau. |
|
Voltar acima |
|
|
Transeunte
|
Colocada: 03 Jul 2008 18:58 Assunto: |
|
|
Boas.
Em relação a esse patch do registo tenho a certeza que o meu amigo não o fez, será que drivers mais recentes precisam que se faça isso?
Acerca dos 5.5Mbps dar 3.5Mbps no Speedtest, normalmente em casos optimos não há uma diferença tão grande entre a velocidade a que o modem se liga e a velocidade real de download, mas normalmente uns 15 a 20% é normal. Mas há sempre factores que podem afectar essas medições que nem sempre são previsíveis. |
|
Voltar acima |
|
|
Blue Zee
|
Colocada: 03 Jul 2008 22:12 Assunto: |
|
|
Lisandro escreveu: | Obrigado novamente pelas respostas.
Blue Zee fiz isso mas acontece exactamente a mesma coisa quando tentei manualmente. Ora bem, quando o modem está em modo "Massa/Bulk" Carrego no Speedtouch connection e tenta conectar: "A marcar ANY...";"A verificar nome de utilizador e palavra-passe";"Conectado". Depois de ter feito em modo isocrónico apenas se fica pelo: "A marcar ANY..." e depois diz que o computador remoto não respondeu.
Tenho o Windows Vista mas já tinha tentado num computador com o XP e acontece o mesmo. Estou a ver que vou ter mesmo de esperar pelo novo.
Cumprimentos. |
No XP garanto que funciona (por experiência própria), no Vista penso que será difícil ou pelo menos tenho lido muitos casos de insucesso.
Já verificou se a ligação está bem configurada?
Transeunte escreveu: | Boas.
Em relação a esse patch do registo tenho a certeza que o meu amigo não o fez, será que drivers mais recentes precisam que se faça isso?
Acerca dos 5.5Mbps dar 3.5Mbps no Speedtest, normalmente em casos optimos não há uma diferença tão grande entre a velocidade a que o modem se liga e a velocidade real de download, mas normalmente uns 15 a 20% é normal. Mas há sempre factores que podem afectar essas medições que nem sempre são previsíveis. |
Se não aplicou o patch, "sincroniza" provavelmente a 8,1 Megas mas raramente ultrapassa 3 Megas reais.
Com o patch poderá até duplicar as velocidades reais, embora deva sincronizar a 7,6 Megas. _________________ Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Encyclopaedia Universalis Internautica |
|
Voltar acima |
|
|
Lisandro
|
Colocada: 03 Jul 2008 22:29 Assunto: |
|
|
Acredito que no XP funcione, mas no meu caso, tal não sucedeu.
Quanto à ligação apenas instalei os drivers e deixei as configurações de origem. Há algum parâmetro que possa alterar, de forma que fique melhor configurado? Peço desculpa mas em termos de redes o meu conhecimento é muito limitado.
Cumprimentos e obrigado por tudo até agora. |
|
Voltar acima |
|
|
Blue Zee
|
|
Voltar acima |
|
|
Lisandro
|
Colocada: 03 Jul 2008 23:57 Assunto: |
|
|
Exacto, isso é o genérico.
Foi o que fiz, mas penso que o melhor é desistir e esperar pelo novo.
De qualquer das formas obrigado por tudo. Grande comunidade que por aqui anda.
Podem encerrar.
Os meus cumprimentos a todos,
Lisandro Alves |
|
Voltar acima |
|
|
Blue Zee
|
|
Voltar acima |
|
|
Lisandro
|
Colocada: 04 Jul 2008 00:08 Assunto: |
|
|
Blue Zee escreveu: | Boa sorte com o novo equipamento! |
Muitíssimo obrigado!
EDIT: Parece que quase sem querer consegui. Instalei os novos drivers e apliquei o patch e funcionou. Antes fazia down a 400kb/s agora já chega aos 600. Já estou mais contente, isto com o novo router vai rebentar então.
Mais uma vez (nunca é de mais) obrigado. Aqui está:
|
|
Voltar acima |
|
|
|