Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
calvas
Registo: 13 Ago 2006 Mensagens: 90
|
Colocada: 25 Mai 2008 17:43 Assunto: |
|
|
Tuga escreveu: | calvas escreveu: | o Problema é que o sinal HD é diferente do SD e para transmitirem em HD tem de ter um novo canal, senão não será possivel a recepção do sinal pelo comum dos mortais. |
Honestamente não faço a minima ideia se é, ou não, possivel intercalar a emissão de conteúdos SD e HD no mesmo canal.
Talvez a solução seja a emissão do mesmo canal mas através de 2 frequência diferentes.
Para quem tem conhecimentos técnicos do assunto: será isso? |
Exacto...
Vamos tentar perceber aqui umas diferenças
por exemplo analisemos uma transmissão da TVI...
A Tvi é transmitida de duas formas, Analógica (para recepção aérea, pelas antenas e Digital para IPTV, CABO, entre outras).
O que acontece é... o Sinal sai da TVI e vai para os retransmissores ou para os codificadores das diversas operadoras (ZON, MEO, Smartv entre outros). COmo é uma estação de Sinal Aberto é obrigatorio que cumpras os standards de emissão SD (Pal na Europa) para o sinal electrico ser descodificado por todos os aparelhos de TV de forma igual... isto nas emissões radioelectricas...
AS televisões não HD, não csguem receber e descodificar sinais Digitais (onde se inlcui o HD), por isso ao comutar a transmissão de SD para HD, todos nos deixariamos de receber a TVI pura e simplesmente pela antena.
Outra forma de transmissão da TVI é pelos operadores pagos como a TVcabo ou a smarttv, que recebem este sinal ( normalmente via satélite ou por ligação directa às estações de televisão) e Codificam o Sinal consoante a sua plataforma, seja MPEG2, MPEG4, DVB-C ou x.264 e distribuiem pela sua rede (daí o LAG entre a transmissão hertziana e a por IPTV ou Cabo).
Depois em nossa casa, esse sinal é descodificado pela SET-TOP BOX e introduzido para televisão, Analógicamente (por Scart, Composto ou componentes) ou mais recentemente, digitalmente (via HDMI), cumprindo desta forma os diversos standards de recepção de sinal dos aparelhos de TV.
Agora, no caso da SPORTV, que não é distribuida em sinal aberto e por via hertziana, eles podem mto bem fazer essa emissão alternando entre SD e HD, desde que as boxes depois tenham possibilidade de fazer downscaling para as televisões que não recebem sinais HD.
fui claro? tentei nao complicar mto, é claro que depois ha mtas variantes... mas para o comum dos mortais nao ligado ao mundo audiovisual, esta epxlicação acho que passa a mensagem  |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 25 Mai 2008 17:43 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 25 Mai 2008 18:33 Assunto: |
|
|
Citação: | fui claro? tentei nao complicar mto, é claro que depois ha mtas variantes... mas para o comum dos mortais nao ligado ao mundo audiovisual, esta epxlicação acho que passa a mensagem |
Obrigado pela "tradução" para leigos.  |
|
Voltar acima |
|
 |
calvas
|
Colocada: 25 Mai 2008 21:44 Assunto: |
|
|
[quote="calvas"][quote="Tuga"] calvas escreveu: | o
Agora, no caso da SPORTV, que não é distribuida em sinal aberto e por via hertziana, eles podem mto bem fazer essa emissão alternando entre SD e HD, desde que as boxes depois tenham possibilidade de fazer downscaling para as televisões que não recebem sinais HD.
|
Ah... é claro e desde que os codificadores de sinal dos operadores tenham capacidade para de repente codificarem um sinal que necessita de mais capacidade de processamento e de largura de banda |
|
Voltar acima |
|
 |
soft666
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 741
|
Colocada: 25 Mai 2008 22:02 Assunto: |
|
|
Acho que as hipóteses não são muitas, canais diferentes ou uma canal principal com subcanais, penso que é assim que funciona no EUA. Problema dos subcanais é a possível degradação da qualidade de imagem do canal HD se a coisa não for bem feita. |
|
Voltar acima |
|
 |
kadinho
Registo: 13 Mar 2006 Mensagens: 58
|
Colocada: 26 Mai 2008 00:31 Assunto: |
|
|
Quando apareceu as emissões a cores as televisões a preto e branco deixaram de receber o sinal ?
Havia a RTP a preto e branco e a RTP a cores ?
VENHA DAI O HD que a box ja esta aqui a espera  |
|
Voltar acima |
|
 |
calvas
|
Colocada: 26 Mai 2008 08:18 Assunto: |
|
|
Pois Kadinho...
Isto costuma-se dizer que em vez de dizer disparates, às vezes é melhor estar calado...
O Sinal Analógico, envia 3 tipo de dados... Luminancia, Crominancia e Sincronismo... As televisões antigas so recebiam a Luminancia e o Sincronismo... dai nao terem informação de cor.
Mais tarde adicionou-se ao sinal anterior a Crominancia que permitiu ás televisões a cores receberem apartir das estaçoes de TV o sinal que lhes dava cor...
Esta introdução, tinha como obrigação o principio da retrocompatibilidade o que nao acontece com o sinal digital, visto as mudanças tecnicas serem muitas...
ou ainda nao te perguntaste para que raio servem as set-top box que vamos ser obrigados a ter no futuro para ver Televisao Digital Terrestre nas nossas TVs de hoje? |
|
Voltar acima |
|
 |
geomoita
Registo: 06 Jul 2006 Mensagens: 451
|
Colocada: 26 Mai 2008 18:27 Assunto: |
|
|
bem pelo o que vi neste topico o user que abriur tocou numa ferida muito importante licença do canal hd pela tvi existe?
pois o canal vai ser outro pleo o que vi no site da meo.
http://www.meo.pt/altadefinicao |
|
Voltar acima |
|
 |
calvas
|
Colocada: 26 Mai 2008 21:23 Assunto: |
|
|
Por cabo, e sendo o mm canal, com os mm conteudos mas mudando o sistema de emissão (SD para HD) não sei até que ponto necessita de licença. |
|
Voltar acima |
|
 |
Johnny_V
Registo: 12 Mai 2008 Mensagens: 36 Localização: Exactamente no meio de lado nenhum.
|
Colocada: 26 Mai 2008 23:25 Assunto: |
|
|
Ora aí está o problema... O mesmo canal, neste caso um canal "free-to-air", quer emita em SD ou HD não o pode fazer em exclusivo num operador a menos que modifique a licença que possui permitindo exclusividade de emissões ou peça uma nova licença para emitir um novo canal que seja ele um clone em HD do normal ou um outro com conteúdos completamente diferentes. No caso da TVI a licença que têm é para emissão em todo o território via hertziana e em qualquer operador independentemente do formato (SD, HD) competindo ao canal e aos operadores fazer chegar o sinal nas melhores condições.
De qualquer forma já escrevi um e-mail para a ANACOM a perguntar-lhes mais informações sobre o assunto (afinal são eles que estão em cima da situação) e para tentar saber se a TVI tem mesmo outro canal em HD ou se o vai fazer legalmente em exclusivo para a Meo. Quando receber uma resposta eu ponho-a aqui.
O assunto resume-se a licenças já existentes e em que condições é legal a TVI emitir em HD em exclusivo num operador e se isso contraria a licença que já possui. A Sportv é um caso à parte, se eles criarem outro canal somente em HD estão no direito deles de limitar o acesso a um operador em exclusivo ou não, agora se eles sobrepuserem a emissão HD no sinal da Sportv normal isso vai contra o contrato virtual assinado entre os subscritores da Sportv e a própria (via operador) para receberem o sinal descodificado, pois todos pagam a mesma Sportv independentemente do operador que chega a suas casas.
Vou aguardar pelas informações que possam vir no e-mail e que possam esclarecer melhor as dúvidas de todos nós. |
|
Voltar acima |
|
 |
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 27 Mai 2008 16:08 Assunto: |
|
|
Citação: | Vou aguardar pelas informações que possam vir no e-mail e que possam esclarecer melhor as dúvidas de todos nós. |
Estou mesmo curioso para ver essas informações.  |
|
Voltar acima |
|
 |
hyAxis
Registo: 03 Ago 2007 Mensagens: 114
|
Colocada: 27 Mai 2008 16:22 Assunto: |
|
|
Johnny_V escreveu: | O assunto resume-se a licenças já existentes e em que condições é legal a TVI emitir em HD em exclusivo num operador e se isso contraria a licença que já possui. |
Não me lembro de ter visto que o TVI HD era exclusivo do Meo, embora possa estar errado. _________________
 |
|
Voltar acima |
|
 |
Johnny_V
Registo: 12 Mai 2008 Mensagens: 36 Localização: Exactamente no meio de lado nenhum.
|
Colocada: 27 Mai 2008 16:26 Assunto: |
|
|
O objectivo deste tópico é alertar para a situação em si. Eu estou-me borrifando para o HD, pessoalmente nem tenho tv que suporte HD, e nem é o Euro em HD que me faria pensar o contrário, o que me preocupa, apenas e só, é estar a pagar por um serviço no Clix e outros clientes de outros operadores com o mesmo serviço (diga-se, canais) receberem uma emissão diferente, se é que é diferente... Daí o e-mail... Prefiro aguardar em vez escrever à toa sobre isto.
Gosto de saber que o contrato que assinei e pelo qual pago todos os meses está a ser cumprido e que não há monopolismos oportunistas a tomarem atitudes que comprometam a minha carteira. Aquilo que eu descrevi aqui é concreto, pesquisem a regulamentação sobre as licenças de televisão se necessário.
Se até agora não há mais nada não adianta criar falsas expectativas, vou esperar para ver o que acontece nos próximos dias.
Passando à frente...
hyAxis escreveu: | Não me lembro de ter visto que o TVI HD era exclusivo do Meo, embora possa estar errado. |
Algures no fórum está uma notícia publicada num jornal que dava conta de um acordo entre o Moniz e a Meo para transmissão exclusiva da TVI HD. No site da Meo isso também já está anunciado. Resta saber se a exclusividade de um canal como a TVI é legal.
Cumps  |
|
Voltar acima |
|
 |
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 28 Mai 2008 13:49 Assunto: |
|
|
Achas q se a TVI tivesse a fazer algo ilegal, os outros tds nao lhe caiam em cima com processos? _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
 |
Johnny_V
|
Colocada: 28 Mai 2008 22:39 Assunto: |
|
|
Podem ainda não ter feito nada porque a TVI "diz" que a emissão será feita em multicast, este tipo de emissão significa que o sinal HD será enviado em sobreposição ao sinal normal de emissão, embora ainda ninguém tenha a certeza de como será realmente (a esta altura do campeonato acho isso muito estranho). Mas como neste país as decisões só são tomadas depois de os problemas estarem bem enraizados ninguém ainda sabe ou consegue confirmar se TVI HD em exclusivo vai contra a licença que tem pois nem sequer está prevista nas cláusulas da licença que lhe foi atribuída, aquilo que eu consegui desenterrar na net e a interpretação que se consegue obter indica que multicast em exclusivo não pode ser. Mas vale tudo para contornar as regras e encaixar mais umas pratas, tal como tudo o resto... |
|
Voltar acima |
|
 |
calvas
|
Colocada: 28 Mai 2008 23:20 Assunto: |
|
|
Sabes que a tvi ja tem uma licença para operar um canal proprio no cabo?
Não sei quais sao os contornos, mas ha mto que stao para lançar um canal de negocios |
|
Voltar acima |
|
 |
|