Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Ligar FAX na tomada de telefone do router
Visitar página 1, 2  Seguinte

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
jardim

Registo: 10 Abr 2008

MensagemColocada: 10 Abr 2008 14:46    Assunto: Ligar FAX na tomada de telefone do router Responder com citação

Alguém me pode esclarecer se terei problemas se ligar um fax na tomada de telefone onde está ligado o router adsl? Mesmo usando um microfiltro duplo?
Obrigada
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 10 Abr 2008 14:46    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Blue Zee

Registo: 19 Nov 2006

MensagemColocada: 10 Abr 2008 14:53    Assunto: Re: Ligar FAX na tomada de telefone do router Responder com citação

jardim escreveu:
Alguém me pode esclarecer se terei problemas se ligar um fax na tomada de telefone onde está ligado o router adsl? Mesmo usando um microfiltro duplo?
Obrigada

Em princípio não há problemas.

Eu tenho fax, telefone e ADSL na mesma linha sem problemas.

No entanto não é garantido que não haja problemas, pelo que testar o equipamento é, sem dúvida, o caminho a seguir.

Zee

Encyclopaedia Universalis Internautica
Voltar acima
jardim

MensagemColocada: 10 Abr 2008 15:05    Assunto: Re: Ligar FAX na tomada de telefone do router Responder com citação

Obrigada pela resposta.

Blue Zee escreveu:

Eu tenho fax, telefone e ADSL na mesma linha sem problemas.

Quando diz na mesma linha, refere-se à tomada, certo? O técnico da clix que cá veio quando da instalação da SmartTV disse que poderia ligar telefones pelas várias tomadas da casa, excepto naquela onde está ligado o router. Por isso pergunto. Fiquei com a impressão de que, não sendo impossível, poderia criar problemas - ou diminuir a qualidade - na ligação ADSL e, por arrasto, no serviço de TV.
Voltar acima
Blue Zee

MensagemColocada: 10 Abr 2008 15:59    Assunto: Responder com citação

Sim, está tudo na mesma tomada.

Eu não tenho SmarTV, por isso não posso ajudar nesse ponto, mas como sugeri não há nada melhor do que testar.

Se vai ter que comprar o fax sem testar, então pode ser arriscado...

Zee

Voltar acima
jardim

MensagemColocada: 10 Abr 2008 16:11    Assunto: Responder com citação

Sim, ainda não comprei o fax (a questão é aliás entre multifunções com ou sem fax). Mas experimentei agora com o telefone e, à primeira vista, parece não haver problemas. A largura de banda de download subiu inclusive cerca de 400 kbps, mas deve ter sido coincidência (ou talvez não)... Estou inclinada para avançar na compra. Se alguém souber de alguma incompatibilidade, fale agora Smile
Voltar acima
jalanr

Registo: 18 Mai 2006

MensagemColocada: 10 Abr 2008 18:14    Assunto: Re: Ligar FAX na tomada de telefone do router Responder com citação

jardim escreveu:
O técnico da clix que cá veio quando da instalação da SmartTV disse que poderia ligar telefones pelas várias tomadas da casa, excepto naquela onde está ligado o router.

Boas,

Não esqueça este conselho dos técnicos!
Aparentemente a sua instalação ficou idêntica á minha, ou seja, os técnicos colocaram um microfiltro logo na entrada da "linha de telefone" em casa e daí para a frente (para as tomadas) vão dois tipos de sinais diferentes.
Assim, deve ter em todas as tomadas de telefone o sinal normal de telefone e na tomada onde está ligado o router tem sinal ADSL (internet e TV).
Nas tomadas onde só tem sinal de telefone, pode ligar evidentemente o seu fax (seja stand-alone ou multifunções) que em princípio não tem qualquer problema.
Na tomada onde está ligado o router, não deverá utilizar mais nenhum microfiltro nem ligar telefone ou fax.
Espero que não tenha sido muito complicado na explicação Smile
Cumps.
Voltar acima
jardim

MensagemColocada: 10 Abr 2008 22:17    Assunto: Re: Ligar FAX na tomada de telefone do router Responder com citação

Obrigada pela resposta. Não sei se saberá responder. Eu percebo o que diz sobre como está feita a instalação - corresponde, do que me lembro, ao que terá dito o técnico -, mas qual é objectivamente o prejuízo no serviço? Que é possível, já o confirmei esta tarde. Porque é que "não devo"? Não me interessa instalar a multifunções fora do escritório (onde está a tomada com o router)... Mais uma vez, obrigada.
Voltar acima
Blue Zee

MensagemColocada: 10 Abr 2008 22:29    Assunto: Responder com citação

Se a instalação tem um splitter logo à entrada, como diz o jalanr, de facto o sinal da linha telefónica está dividido e não deve usar a mesma tomada.

Penso mesmo que o fax nem sequer funcionará.

Por isso, pense mesmo em instalar o fax noutra tomada.

Zee

Voltar acima
jardim

MensagemColocada: 10 Abr 2008 22:32    Assunto: Responder com citação

Desculpem estar a insistir... Mas é possível o telefone funcionar - como confirmei hoje de tarde, utilizando o microfiltro duplo - e o fax não?
Voltar acima
Blue Zee

MensagemColocada: 10 Abr 2008 22:35    Assunto: Responder com citação

jardim escreveu:
Desculpem estar a insistir... Mas é possível o telefone funcionar - como confirmei hoje de tarde, utilizando o microfiltro duplo - e o fax não?

Se o telefone funciona, o fax também tem que funcionar.

Não sei é quais serão as consequências sobre os restantes serviços, especialmente a SmarTV.

Voltamos ao início, testar e confirmar...?

Zee

Voltar acima
Tuga

Registo: 05 Out 2007

MensagemColocada: 11 Abr 2008 10:18    Assunto: Responder com citação

Citação:
Se o telefone funciona, o fax também tem que funcionar.

Exactamente.
Também utilizo a mesma linha com Telefone, Fax e Internet em perfeitas condições.
É imprescindível é a utilização dos microfiltros (apenas) nas tomadas onde são utilizados os Telefones ou o Fax

Citação:
Aparentemente a sua instalação ficou idêntica á minha, ou seja, os técnicos colocaram um microfiltro logo na entrada da "linha de telefone" em casa e daí para a frente (para as tomadas) vão dois tipos de sinais diferentes.
Assim, deve ter em todas as tomadas de telefone o sinal normal de telefone e na tomada onde está ligado o router tem sinal ADSL (internet e TV).

Alguém com melhores conhecimentos técnicos pode confirmar/explicar isto?
Acho isto um pouco estranho. As restantes tomadas ficam sem sinal ADSL?
Ou será que foi aplicado um microfiltro "escondido" logo no inicio e o que existe é a filtragem do sinal ADSL logo a partir daí em vez de ser feita tomada a tomada através dos microfiltros individuais habitualmente utilizados por todos nós?
Se é esta a situação, retira toda a flexibilidade de utilização das diferentes tomadas com os diferentes equipamentos.
Então e se quiser utilizar outra Box ou Router noutra tomada ou mudar a actual de localização?
Repito, acho estranho. Até porque é através da programação do router com a atribuição de diferentes portas Ethernet para os 2 serviços (Televisão e Internet) que a separação habitualmente é efectuada.
A linha Telefónica, habitualmente (pelo que tenho conhecimento), transporta a plenitude das capacidades desta (Telefone, Adsl e IPTV) por todo o circuito de casa e para todas as tomadas. A separação e/ou filtragem seja por Microfiltro (para Telefone ou Fax) ou por Router (para Internet ou Televisão) só se faz a partir das tomadas para o exterior e não antes. Não é assim?

Realmente estou curioso em esclarecer estas dúvidas. Agradeço esclarecimentos de quem saiba mais.

Obrigado
Voltar acima
Blue Zee

MensagemColocada: 11 Abr 2008 10:54    Assunto: Responder com citação

Antigamente os ISP instalavam splitters que separavam o sinal para telefone e modem.

Acontece que este equipamento era demasiado caro e por força da concorrência e redução de custos, raramente são instalados agora.

No entanto ainda estão disponíveis no mercado para quem os quiser instalar.

No caso em discussão aqui parece realmente ser um filtro e não um splitter.

Talvez outros utilizadores com SmarTV nos possam esclarecer se também tiveram o tal filtro instalado...??

Zee

Voltar acima
jalanr

Registo: 18 Mai 2006

MensagemColocada: 11 Abr 2008 11:02    Assunto: Responder com citação

Boas,

De facto, o microfiltro foi instalado logo á chegada da linha telefónica e daí para a frente pode-se dizer que seguem dois "cabos" diferentes. Um deles, transporta o sinal telefónico e o outro o sinal ADSL.
De 4 tomadas, uma tem sinal ADSL e é onde está ligado o router que fornece o serviço de internet e televisão, e nas restantes tomadas há telefone e fax sem qualquer microfiltro.
Claro que se ligar um microfiltro na tomada onde está ligado o router... vai funcionar, mas aparentemente com degradação de sinal e potenciais "interferências" para o serviço de televisão.
Respondendo ás suas questões:
Tuga escreveu:

Acho isto um pouco estranho. As restantes tomadas ficam sem sinal ADSL?
Sim, as restantes tomadas ficam sem sinal ADSL.

Tuga escreveu:

Ou será que foi aplicado um microfiltro "escondido" logo no inicio e o que existe é a filtragem do sinal ADSL logo a partir daí em vez de ser feita tomada a tomada através dos microfiltros individuais habitualmente utilizados por todos nós?
Sim, é isto mesmo.

Tuga escreveu:
Se é esta a situação, retira toda a flexibilidade de utilização das diferentes tomadas com os diferentes equipamentos.
Mas de facto apenas necessito de uma tomada telefónica com ADSL, só a partir do router é que tenho distribuição de internet e TV, por isso não vejo necessidade de mais tomadas com sinal ADSL. Os restantes equipamentos seriam... Telefone? Fax? Se são estes... qualquer uma das restantes tomadas serve perfeitamente sem qualquer microfiltro.

Tuga escreveu:
Então e se quiser utilizar outra Box ou Router noutra tomada ou mudar a actual de localização?
A Box liga sempre ao router e nunca a tomada telefónica. O problema será apenas se quizer trocar o router de local, aí sim, será mais complicado mas não impossível.
Envolve ter que andar a mexer nos fios Smile

Tuga escreveu:
Repito, acho estranho. Até porque é através da programação do router com a atribuição de diferentes portas Ethernet para os 2 serviços (Televisão e Internet) que a separação habitualmente é efectuada.
É verdade, mas creio que está a fazer alguma confusão. Antes do router temos linha telefónica com sinal telefónico e ADSL, depois do router temos ethernet com sinal de internet e TV (sem telefone portanto).

Tuga escreveu:
A linha Telefónica, habitualmente (pelo que tenho conhecimento), transporta a plenitude das capacidades desta (Telefone, Adsl e IPTV)
Acho que é aqui que se faz a confusão. A linha telefónica apenas "transporta" o sinal de telefone e ADSL2+ (a IPTV é transportada tal como a internet... em ADSL2+)

Tuga escreveu:
por todo o circuito de casa e para todas as tomadas. A separação e/ou filtragem seja por Microfiltro (para Telefone ou Fax) ou por Router (para Internet ou Televisão) só se faz a partir das tomadas para o exterior e não antes. Não é assim?
O microfiltro serve apenas para separar "telefone" e "ADSL2+" O router tem que receber sinal ADSL2+ para o poder "dividir" para internet ou televisão.
Voltar acima
Tuga

Registo: 05 Out 2007

MensagemColocada: 11 Abr 2008 11:29    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelos esclarecimentos.

Se a utilização deste tipo de filtro logo no inicio se faz a pedido, por conveniência e com conhecimento do cliente, não há nada a apontar ou contestar.
Voltar acima
jardim

MensagemColocada: 11 Abr 2008 13:38    Assunto: Responder com citação

jalanr escreveu:

Claro que se ligar um microfiltro na tomada onde está ligado o router... vai funcionar, mas aparentemente com degradação de sinal e potenciais "interferências" para o serviço de televisão.

Uma última pergunta: essa "degradação de sinal e potenciais interferências" são contínuas a partir do momento em que instalo o microfiltro duplo, ou acontecem apenas quando o fax envia ou recebe, terminando, sem sequelas, quando terminam as transmissões?
Obrigada.
Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2  Seguinte
Página 1 de 2

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET