Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Estudo Anacom: Operadores dão velocidades de acesso à Internet muito abaixo das contratadas
Visitar página 1, 2, 3, 4  Seguinte

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Blue Zee

Registo: 19 Nov 2006

MensagemColocada: 25 Fev 2008 16:53    Assunto: Estudo Anacom: Operadores dão velocidades de acesso à Internet muito abaixo das contratadas Responder com citação

Artigo completo:
http://www.jornaldenegocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=312041

Tem comentários interessantes, alguns desajustados mas estatisticamente válidos.

Estudo integral disponível aqui:

http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=267662

Zee

Encyclopaedia Universalis Internautica
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 25 Fev 2008 16:53    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

Registo: 21 Set 2005

MensagemColocada: 25 Fev 2008 19:59    Assunto: Clientes ADSL do Clix gozam em média de 32% da velocidade contratada Responder com citação

Os valores médios da velocidade de download oferecidos pelos ISPs nacionais fica em média significativamente abaixo do publicitado. As conclusões são de um estudo hoje apresentado pela Anacom que avalia as principais ofertas de banda larga disponíveis em Portugal para o mercado residencial.

Realizado com base nos dados recolhidos junto de uma pool de utilizadores, um dos aspectos analisados no trabalho é a velocidade de download em transferências de ficheiros por HTTP, onde se conclui que a Sonaecom (Clixgest/Novis) é o ISP com piores resultados, ficando abaixo dos 65 por cento da velocidade máxima contratada (12 Mbps).

Neste indicador (apurado com a ponderação do Índice de Velocidade Relativa) o regulador revela que, em média, os clientes de banda larga da Sonaecom navegam a 32 por cento da velocidade contratada. O melhor resultado vai para a Cabovisão que atinge os 87,6 por cento. O segundo melhor resultado também é do cabo, com os 81,2 por cento obtidos pela TV Cabo, significativamente acima do conseguido pela oferta de 4 Mbps da Telepac, que não vai além dos 66 por cento.

Relativamente ao mesmo indicador, o estudo conclui que são os operadores de cabo quem apresenta melhor relação entre a velocidade real e a velocidade contratada. A Cabovisão lidera este indicador com 82 por cento dos clientes a usufruírem de mais de três quartos da velocidade contratada. A TV Cabo surge em segundo lugar com 70 por cento dos clientes a gozarem mais de ¾ da velocidade contratada e a Telepac em terceiro, com metade dos clientes na mesma situação.

A Sonaecom volta a ser a pior classificada nesta distribuição por intervalos com uma fatia mínima de clientes a beneficiarem de mais de ¾ da velocidade contratada. Mais de metade dos clientes de banda larga da empresa têm menos de um quarto da velocidade contratada. De referir no entanto que a Sonaecom é o único prestador de serviço analisado com uma oferta de 12 Mbps comparando com ofertas de 4 Mbps da TV Cabo e Telecpac e 2 Mbps da Cabovisão. Qualidade do cobre e distância da central penalizam ADSL

São várias as categorias em que o estudo aponta melhores resultados para o cabo que para o ADSL. A discrepância é explicada pelo regulador que aponta a qualidade do par de cobre ou a distância da central como factores a ter em conta, sobretudo nas ofertas com velocidades superiores aos 4 Mbps.

Em termos genéricos a avaliação da Anacom conclui que as velocidades de download para o carregamento total de páginas é em regra melhor quando os ISP são nacionais, do que se trata de páginas alojadas em espaços internacionais.

Da mesma forma, também na transferência de ficheiros "a velocidade média de download é menor quando se trata de medições para ISP alvo internacionais", facto que a Anacom relaciona com a largura de banda das interligações disponíveis a estes ISP.

O estudo comparativo foi feito em parceria com a Marktest e realizou-se entre 11 de Outubro e 13 de Novembro do ano passado, tendo como referência 200 ligações igualmente repartidas pelos principais ISPs.

Em análise estiveram as ofertas de banda larga dos operadores ADSL e de cabo dirigidas ao mercado residencial pela TV Cabo, Cabovisão, Sonaecom e Telepac, em velocidades entre os 2 e os 12 Mbps.

http://tek.sapo.pt/4M0/809191.html
Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador

Registo: 13 Abr 2006

MensagemColocada: 25 Fev 2008 23:35    Assunto: Responder com citação

este estudo apenas atira mais areia para os olhos de quem não percebe nada disto...
Voltar acima
rangorangers

Registo: 03 Abr 2006

MensagemColocada: 26 Fev 2008 00:05    Assunto: Responder com citação

Só mentiras esta ANACOM.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
eXhume

Registo: 22 Jan 2008

MensagemColocada: 26 Fev 2008 00:44    Assunto: Responder com citação

nao eh por nada que antigos clientes da clix 24MB agora noutro ISP ADSL(nao vou dizer qual), com o mesmo Tarifario de 24MB conseguiram obter mais 3MB ou ate 7MB a mais de largura de banda (nos melhores casos) que antes quando estavam na Clix.
Voltar acima
VØl†åGëº

Registo: 28 Nov 2006

MensagemColocada: 26 Fev 2008 02:01    Assunto: Responder com citação

verdade seja dita a clix anda a ficar cada vez pior, e mm a nivel de tarifarios a concorrencia tem melhores propostas.
Voltar acima
Web_Master™

Registo: 22 Out 2005

MensagemColocada: 26 Fev 2008 02:09    Assunto: Responder com citação

rangorangers escreveu:
Só mentiras esta ANACOM.

Olha que não sei, por exemplo hoje e frequentemente os sites internacionais que visito com frequência além dos sites que tenho em servidores americanos levam qualquer ao um ao desespero além que a partir de certa hora principalmente na hora de jantar até perto da madrugada a net é lenta. Outras Informações. Em relação ao que eles dizem sobre a Cabovisão e TVCabo ou mesmo a outros sem ser a Clix não me vou pronunciar porque desconheço totalmente.

Como podem comprovar até a página da Clix demora a abrir conforme figura. Levou 1 minuto a resolver.

EDIT: Com e sem proxy.

Registo: 11 Fev 2008

MensagemColocada: 26 Fev 2008 02:17    Assunto: Responder com citação

bem, é verdade que a clix tem andado a falhar, mas também convém ver uma coisa: vamos comparar o que é comparável pois se ao cabo e a Pt foram analisados os tarifários de 2 e 4Mb, então na clix também deviam ter analisado esses e assim talvez a clix já tivesse outras notas, tal como se forem analisar o cabo e Pt com tarifários de maior velocidade também devem baixar esses resultados e por ultimo claro que tudo depende de vários factores: qualidade das linhas, distancias às centrais e as centrais em si..

Apesar de as vezes estarmos descontentes, penso que só se pode atribuir como culpa da clix o facto de a central estar congestionada ou estarmos longe mas mesmo isso será difícil de resolver a curto prazo, tanto na clix como nos outros. Já se sabe e como sempre, quem está num grande centro tem mais e melhor que quem está afastado (tirando qualidade do ar Wink )
Voltar acima
Tuga

Registo: 05 Out 2007

MensagemColocada: 26 Fev 2008 02:52    Assunto: Responder com citação

O que me espanta é como uma entidade destas faz este tipo de estudos comparativos com dados incomparáveis e sem os explicar devidamente.

É um facto que actualmente o grande problema é a diferença entre o que é oferecido/contratado e aquilo de que realmente as pessoas usufruem.
Agora o que não compreendo é como se fazem comparações com base em velocidades, tecnologias e bases de amostragem completamente diferentes.

Comparar entre si percentagens baseadas em ofertas tão dispares como 2, 4 ou 12 Mb sem comparar as condições em que os serviços se apresentam não tem pés nem cabeça.

Uma entidade que tem obrigação de fazer estudos baseados em conhecimentos técnicos tem obrigação de não generalizar sem explicar.

Qualquer leigo com um minimo de informação (basta ir lendo este Fórum p.ex.) percebe que quanto maior for a área de cobertura, o aumento do raio relativamente ás centrais ou mais elevada a oferta de velocidades maior é a probabilidade de a percentagem de cumprimento em relação á oferta ser menor.

O que tem que ser comparado são as ofertas semelhantes: Adsl 2MB com Adsl 2MB, Adsl 24Mb com Adsl 24 Mb e sempre em condições técnicas semelhantes.

Dizer que a Cabovisão é a mais cumpridora quando é utilizada no estudo a velocidade mais baixa (2 MB) e que a Clix é a menos cumpridora quando aqui utilizam a oferta de 12 Mb é contra todas as regras a utilizar num estudo deste tipo.

Se querem fazer um estudo comparativo então façam-no em condições. Se quiserem podem fazê-lo aqui na minha localidade em que num raio de cerca de 2 Km do centro (local da central) existem condições para fazer este estudo em pé de igualdade.
Existe uma oferta de cabo (TVCabo) e várias ofertas de ADSL (Clix, Vodafone, Sapo, Telepac,etc.) com tarifários que apesar de algumas diferenças são comparáveis.

Não pensem que estou a defender a Clix. O que estou é a criticar que a entidade que tem a obrigação de nos informar devidamente nos apresente dados de uma forma que parece uma sondagem feita num almoço entre amigos.

P.S.- Não digam que eles explicaram as diferentes condições porque a forma como é apresentado só pode ajudar a induzir em erro. Se eu ler o estudo na diagonal só olho para a taxa de incumprimento e não para a relação entre esta e a velocidade oferecida bem como preços e outras condições de serviço.
Voltar acima
ADF

Registo: 15 Jan 2007

MensagemColocada: 26 Fev 2008 03:21    Assunto: Responder com citação

Nunca percebi muito bem porque é que o CLIX,

quando eu era cliente 12 megas só me podia dar uma velocidade de acesso de 3 Mbps.

Quando passei para 24 megas, então já me podem dar uma velocidade de 9 Mbps.

Porque é que não me deram os 9 Mbps, quando eu era cliente de 12 megas ???

Mistérios insondáveis !!! Confused
Illusion4u
Moderador
Moderador

Registo: 13 Abr 2006

MensagemColocada: 26 Fev 2008 08:57    Assunto: Responder com citação

ADF escreveu:
Nunca percebi muito bem porque é que o CLIX,

quando eu era cliente 12 megas só me podia dar uma velocidade de acesso de 3 Mbps.

Quando passei para 24 megas, então já me podem dar uma velocidade de 9 Mbps.

Porque é que não me deram os 9 Mbps, quando eu era cliente de 12 megas ???

Mistérios insondáveis !!! Confused

?

ADF escreveu:
Lusitano escreveu:

Pois, isso ainda não foste migrado para 12Mbps, estás com 4, daí essas velocidades Wink

Parece que já tenho os 12 MB Smile

Connected true
Operational Mode G.Dmt.BisPlus
State Showtime
Tx Bit Rate 416000
Rx Bit Rate 12288000
Local SNRMargin 14.5 dB
Local Line Attn 26.5 dB
Local Tx Power 12.3 dB
Remote Line Attn 11.5 dB
Remote SNRMargin 29.0 dB
Activate Line None Abort Start
Standard G.Dmt G.Dmt.Bis G.Dmt.BisPlusAuto G.Dmt.BisPlusOnly G.Span G.Span+ G.Span++ t1.413 g.lite Multimode ALCTL_14 ALCTL ADI
Code Type ADSL2 AnnexA

Agora faço os downloads dos 3 ficheiros a
453 + 447 + 470 = 1.370 KB/seg Very Happy
(quando ainda há 2 dias me ficava por 148 , 150 e 155 KB/Seg = 453 KB/s)

Estou a ver isto bem, ou falha-me alguma coisa ???

.
Voltar acima
Lusitano
Administrador
Administrador

Registo: 21 Set 2005

MensagemColocada: 26 Fev 2008 09:46    Assunto: Responder com citação

eXhume escreveu:
nao eh por nada que antigos clientes da clix 24MB agora noutro ISP ADSL(nao vou dizer qual), com o mesmo Tarifario de 24MB conseguiram obter mais 3MB ou ate 7MB a mais de largura de banda (nos melhores casos) que antes quando estavam na Clix.

Ah pois, porque meter o SNR mínimo a 7 faz logo essa diferença, mas depois também é bonito ter quedas o dia todo.
Voltar acima
rangorangers

Registo: 03 Abr 2006

MensagemColocada: 26 Fev 2008 09:46    Assunto: Responder com citação

Web_Master™ escreveu:
rangorangers escreveu:
Só mentiras esta ANACOM.

Olha que não sei, por exemplo hoje e frequentemente os sites internacionais que visito com frequência além dos sites que tenho em servidores americanos levam qualquer ao um ao desespero além que a partir de certa hora principalmente na hora de jantar até perto da madrugada a net é lenta. Outras Informações. Em relação ao que eles dizem sobre a Cabovisão e TVCabo ou mesmo a outros sem ser a Clix não me vou pronunciar porque desconheço totalmente.

Como podem comprovar até a página da Clix demora a abrir conforme figura. Levou 1 minuto a resolver.

EDIT: Com e sem proxy.

Estava a ironizar.
Gostava de ler os posts dos funboys da Clix que afirmaram que eu só escrevia mal da Clix, parece que tenho a companhia da Anacom.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada MSN Messenger
MonkSP

Registo: 29 Nov 2005

MensagemColocada: 26 Fev 2008 10:13    Assunto: Responder com citação

Golpe na Clix.

Isto acontece porque na clix não tem um tarifário para uma gama mais baixa como já teve (o 2 Megas) Os clientes têm que pagar 12 Megas apesar de usufruírem bastante menos.

Esta foi a razão de ter mudado de operador...

Editado pela última vez por MonkSP em 26 Fev 2008 14:16, num total de 1 vez
Voltar acima
dprocha

Registo: 24 Jul 2007

MensagemColocada: 26 Fev 2008 11:03    Assunto: Responder com citação

Illusion4u escreveu:
este estudo apenas atira mais areia para os olhos de quem não percebe nada disto...

Pois, a mim parece-me ajustado à realidade que tenho visto. Em casa dos meus pais e no meu escritório (ambos Telepac a 8MB), obtenho velocidades bem superiores na utilização que em minha casa, com Clix a 12MB.

É muito bonito dizer-se que se consegue 12MBs nos ftps da clix, quando no tráfego que nos interessa (o normal) estamos sempre muito abaixo disso.

Nos testes que faço online de velocidade, raramente consigo mais que 4MBs... Sei que não é exigível ter 12MB constantes, mas pelo menos, deveria andar sempre na casa dos 10MBs...
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2, 3, 4  Seguinte
Página 1 de 4

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET