Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Dandy
Registo: 30 Jan 2008 Mensagens: 13
|
Colocada: 30 Jan 2008 01:07 Assunto: Clix 12 Megas - Esclarecimento sobre a qualidade da ligação |
|
|
Saudações.
Fui da concorrência reptil e mudei-me à cerca de uma semana para a Clix. Estava satisfeito com o serviço anterior, contudo não gostava de ter de pagar assinatura do telefone e ter limites de tráfego. Desta forma, face as recentes promoções da clix (3 meses sem pagar + trafego ilimitado durante 2 anos) resolvi arriscar.
Convém referir que moro em Alfama, uma zona bastante antiga de Lisboa, o que me fez temer se a Clix daria problemas (é a velha história do medo de mudar para o desconhecido, quando o conhecido - ainda que não totalmente satisfatório - é comodo e estável). Todos estes meus medos foram testados quando telefonei para a linha reptil a pedir a morada para o cancelamente do contrato: "O Sr. Dandy pense bem, diz que sempre esteve satisfeito com os nossos serviços e agora vai mudar para algo que não conhece, que não sabe se vai dar problemas... Já viu as nossas promoções de Natal?" Dizia a operadora batráquia, espicaçando os meus medos, enquanto de seguida me dizia que me baixavam a mensalidade em cerca de 10 euros por seis meses, periodo no qual repensariam a minha situação. Farto das manipulações respondi timidamente: "Respeite a minha decisão". Ela respeitou e lá mandei o fax e a carta registrada.
No dia da transição, a adsl caiu e, como que por magia, mudei de numero de telefone e provedor de internet. Reconfigurei o router para a password e username e Clix!, estava ligado à nova net.
Bem, romantismos e conversetas à parte, agora queria saber se a qualidade da minha net está alguma coisa de jeito. Razão para a qual crio este topic, na busca das vossas sábias opiniões.
Os parametros ADSL que o meu router apresenta são os seguintes:
Line Status
Up Stream - 509 (Kbps.)
Down Stream - 11994 (Kbps.)
Upstream
Noise Margin - 29 dB
Attenuation - 16 dB
Downstream
Noise Margin - 14 dB
Attenuation - 20 dB
Indicator Name / Near End Indicator / Far End Indicator
Fast Path FEC Correction - 0 - 0
Interleaved Path FEC Correction - 0 - 10922
Fast Path CRC Error - 0 - 0
Interleaved Path CRC Error - 0 - 18
Loss of Signal Defect - 0 - ---
Fast Path HEC Error - 0 - 0
Interleaved Path HEC Error - 0 - 0
Nos parametros ADSL tenho a opção em automático, deixando-o negociar automaticamente com a DSLAM. Deverei colocar manualmente em ADSL2+?
Estará a minha ligação alguma coisa de jeito? Decifrem-me esse hieroglifos routerianos que eu não percebo nada disso
Relembro que a minha ligação é clix 12 megas.
Nota: Estou a pensar meter SmarTV. Telefonicamente disseram-me que tinham indicação (presumo que através da leitura dos resultados na central) que a minha linha suportaria 2 boxes. Só quero uma. Vocês acham que a linha aguenta smartv sem perder qualidade nas velocidades da internet?
Desde já obrigado,
Dandy |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 30 Jan 2008 01:07 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Tuga
Registo: 05 Out 2007 Mensagens: 1010 Localização: Vila Franca de Xira
|
Colocada: 30 Jan 2008 01:24 Assunto: |
|
|
1ª Opinião e de um leigo em termos técnicos (aguarda por outras opiniões de quem saiba mais).
Se o teu contrato é de 12Mb/512Kb estás quase no máximo o que é excelente.
O teu SNR (Ruido de linha) tem uma boa margem e a Atenuação (Distância á Central) também é boa.
Quanto á SmartTV tens que ter em consideração que cada Box (quando ligada) utiliza cerca de 4 Mb o que quer dizer que quando a ligas (se for 1) ficas com cerca de 8 Mb disponivel para a Internet.
Também tens que ter em consideração duas coisas (uma positiva e outra negativa):
Positivo - Pelo que tenho visto aqui no Fórum, por vezes (a confirmar por quem saiba) quando ligam a SmartTV aumentam a sincronização para 16 Mb para compensar os 4 Mb utilizados pela Box.
Negativo - Também por vezes (também a confirmar por quem saiba) baixam a sincronização para garantir maior qualidade de imagem e estabilidade na ligação.
Volto a referir que isto é apenas a opinião de um leigo baseada no que tem aprendido aqui no Fórum. |
|
Voltar acima |
|
|
B.U.S
Registo: 01 Dez 2007 Mensagens: 42
|
Colocada: 30 Jan 2008 14:23 Assunto: |
|
|
NOTA IMPORTANTE:
A qualidade do serviço clix vai ser similar a qualidade com o SAPO.
Os problemas de ligações ADSL acontecem sobre o que se passa entre a casa do cliente e a central telefónica, é o canal e a sua condição que condiciona uma ligação ADSL, bem como a distancia á central.
Depois é uma questão de lógica, se por exemplo um cliente tinha 8 com o SAPO e chega 4 a casa, com o clix nao vai varia muito com a opção 12. Mas com uma opção 24, e normal que a velocidade que chega a casa seja superior, mas sempre na mesma proporção que o serviço anterior. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 30 Jan 2008 16:26 Assunto: |
|
|
Convinha meteres isso mesmo em ADSL2+ em vez de automático. No entanto digo-te já que a tua linha dava para mais do que os 12 Mbps, razão pela qual podes ficar satisfeito e descansado principalmente em relação à SmarTV. Dá perfeitamente para 1 televisão e ainda ficas com Internet com boa velocidade. |
|
Voltar acima |
|
|
j-pedrosantos
Registo: 17 Jul 2007 Mensagens: 161
|
Colocada: 06 Fev 2008 02:13 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | Convinha meteres isso mesmo em ADSL2+ em vez de automático. No entanto digo-te já que a tua linha dava para mais do que os 12 Mbps, razão pela qual podes ficar satisfeito e descansado principalmente em relação à SmarTV. Dá perfeitamente para 1 televisão e ainda ficas com Internet com boa velocidade. |
E em relação ao facto de aumentarem a velocidade de sincronismo da linha para 16 Megas para compensar o 4 Megas da Box? Isso é mesmo verdade? _________________ Clix Adsl | Efectivos 15997Kbps/856Kbps | SNR 11.0/11.0 | Atenuação 17.5/2.0 |
|
Voltar acima |
|
|
Dandy
Registo: 30 Jan 2008 Mensagens: 13
|
Colocada: 08 Fev 2008 02:45 Assunto: |
|
|
j-pedrosantos escreveu: | E em relação ao facto de aumentarem a velocidade de sincronismo da linha para 16 Megas para compensar o 4 Megas da Box? Isso é mesmo verdade? |
Yup. Já tenho o serviço Net + Tv + Telefone a funcionar. Estou a 16 megas com a box desligada e a 12 com a box ligada. Fiquei satisfeito com o serviço.
A qualidade da smartv espantou-me estava à espera de pior. Afinal o serviço até é bastante bom, plo menos com a minha linha telefónica. |
|
Voltar acima |
|
|
j-pedrosantos
Registo: 17 Jul 2007 Mensagens: 161
|
Colocada: 08 Fev 2008 21:42 Assunto: |
|
|
Dandy escreveu: | j-pedrosantos escreveu: | E em relação ao facto de aumentarem a velocidade de sincronismo da linha para 16 Megas para compensar o 4 Megas da Box? Isso é mesmo verdade? |
Yup. Já tenho o serviço Net + Tv + Telefone a funcionar. Estou a 16 megas com a box desligada e a 12 com a box ligada. Fiquei satisfeito com o serviço.
A qualidade da smartv espantou-me estava à espera de pior. Afinal o serviço até é bastante bom, plo menos com a minha linha telefónica. |
Eu tenho o serviço de 24 Megas, mas as vantagens que tiro dele em relação ao meu antigo tarifário que era o 12 Megas com tráfego ilimitado não me compensam. Só que ligaram para cá da Clix, e o meu pai, que é o titular do contrato, deixou-se ir na treta deles e então fez-me o upgrade para 24 megas. Eu raramente uso as chamadas gratuitas para números fixos. Se o tráfego me começar a escassear mês após mês, eu vou considerar o downgrade para os 12 megas visto eu não passar dos 16,3 megas devido à smartv. A minha linha atinge os 22 Megas numa boa, mas a smartv só me deixa ir até aos 16 megas, e se eu tiver a tv ligada, fico-me pelos 12 megas. E nesta situação, não me compensa ter os 24 megas. a ver vamos... _________________ Clix Adsl | Efectivos 15997Kbps/856Kbps | SNR 11.0/11.0 | Atenuação 17.5/2.0 |
|
Voltar acima |
|
|
|