Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
soft666
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 741
|
Colocada: 27 Out 2005 13:05 Assunto: IPTV: informações e o futuro deste serviço? |
|
|
Com este tópico pretendo reunir informações sobre o futuro do IPTV / oferta 3P (tv+ADSL+telefone).
Gostava de ver algumas informações dos insiders, , que neste momento têm ou que podem procurar saber, nomeadamente:
1. para quando o IPTV? para quando o IPTV? Um ponto da situação é possível?
2. A nivel de equipamento o Clix vai disponibilizar um novo kit? Qual vai ser o conteudo do kit?a. um (novo) modem/router?
b. uma box descodificadora para o sinal de TV? Como é que vai ser a ligação?
c. Outros equipamentos?
d. Quanto vai custar o kit(s)?
3. Qual vai ser o formato de vídeo e som do sinal de TV?a. MPEG2, MPEG4, WMV9, ou outro?
b. Som: Stero 2.0, nada de AC3 5.1?
c. De inicio vai ser sinal SD (standard definition), nada de sinal HDTV?
d. Que tipo de largura de banda vai ocupar o sinal? 4. Quais vão ser os canais da oferta inicial e qual vai ser a mensalidade do serviço?
Vou ver se me lembro de acrescentar mais alguma coisa.
(Um pequeno aparte, daqui a um mês vou precisar dum modem/router para um segundo pc aqui em casa. Compro agora um modem router ADSL2+ ou espero pelo IPTV? Se bem que os kits geralmente contêm material de baixa/média gama só para aviar, vai depender também do preço... O que devo fazer?)
soft666 (aka astromonk)
p.s. Parabéns ao admin e aos mods pelo fórum.
edit: Acrescentei o nº4 e corrigi erros...
Editado pela última vez por soft666 em 27 Out 2005 14:10, num total de 3 vezes |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 27 Out 2005 13:05 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Boda Moderador
Registo: 02 Nov 2005 Mensagens: 257 Localização: Quem é o Boda ?
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:01 Assunto: |
|
|
Não vou adiantar muito, estou apenas a tentar ajudar:
2. Modem/router com firmware especial + descodificador de sinal com comando (1 para cada tv).
3.d. Até 5mb (por tv).
Quanto ao teu aparte, compra o modem e na altura se tiveres apto para receber o serviço logo trocas até porque deve ser vendido td em pacote, penso que posso adiantar que numa primeira fase o serviço vai estar disponivel apenas para actuais clientes e só mais tarde para novos clientes, isto é, a oferta base será 2P e após desagregação se a linha o permitir poderão adicionar 1P
Isto é tudo especulação sujeita a mudanças claro |
|
Voltar acima |
|
|
spinal
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 108
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:13 Assunto: |
|
|
Respondendo as perguntas pelos nrs:
1) varias pessoas da clix disseram-me NOV/DEZ de 2005, mas o mais provavel é primeiro trimestre de 2006
2a) não
2b) sim... tens uma espécie de box que funcionará como "intermediário" entre a linha telefónica e o router/modem ADSL. Isto é, da linha telefonica, vai para a box, e da box vai para o router, e do router para os pcs.
2c) como disse, só a box.
2d) não sei
3a) não sei
3b) sem certeza, stereo... duvido que venha AC3...
3c) HDTV? nem pensar... é preciso uma infraestrutura muito avançada em portugal para o HDTV. são streamings muito elevados ( 16,17 gigas por filme/episódio de uma série)
3d) não sei, mas sei que não vai interferir com a televisão. podes rebentar com a largura de banda toda no PC, que continuas a ver televisão na boa ( a box de alguma maneira, controla essa situação antes do sinal chegar ao router )...
4) Quando a página da televisão esteve acidentalmente online, consegui ver os seguintes canais:
MTV
HBO
Sic Radical
Comedy Central
Nickelodeon
Discovery
Fox
e mais uns quantos que agora nao me recordo!
PS: à excepção da resposta 4 ( que fui eu que vi com os meus proprios olhos ), todas as outras respostas foram-me dadas por pessoas da clix ( assistencias tecnicas, comerciais, call center )... por isso não sei a veracidade nem se estas pessoas estão dentro deste assunto.... |
|
Voltar acima |
|
|
Boda Moderador
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:24 Assunto: |
|
|
spinal escreveu: | 2b) sim... tens uma espécie de box que funcionará como "intermediário" entre a linha telefónica e o router/modem ADSL. Isto é, da linha telefonica, vai para a box, e da box vai para o router, e do router para os pcs.
...
3d) não sei, mas sei que não vai interferir com a televisão. podes rebentar com a largura de banda toda no PC, que continuas a ver televisão na boa ( a box de alguma maneira, controla essa situação antes do sinal chegar ao router )... |
Apenas um reparo, a box está ligada ao router, ou seja, o router é q faz essa divisão, ou seja, é preciso um router especifico, depois (ag n tnh acesso a ftp) posso postar umas fotos da IPTV em território nacional e do material utilizado mas n quer dizer q seja do clix |
|
Voltar acima |
|
|
spinal
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:29 Assunto: |
|
|
metabolic escreveu: | spinal escreveu: | 2b) sim... tens uma espécie de box que funcionará como "intermediário" entre a linha telefónica e o router/modem ADSL. Isto é, da linha telefonica, vai para a box, e da box vai para o router, e do router para os pcs.
...
3d) não sei, mas sei que não vai interferir com a televisão. podes rebentar com a largura de banda toda no PC, que continuas a ver televisão na boa ( a box de alguma maneira, controla essa situação antes do sinal chegar ao router )... |
Apenas um reparo, a box está ligada ao router, ou seja, o router é q faz essa divisão, ou seja, é preciso um router especifico, depois (ag n tnh acesso a ftp) posso postar umas fotos da IPTV em território nacional e do material utilizado mas n quer dizer q seja do clix |
Epah, o que eu queria dizer é que essa "box" funcionará como um filtro... em que deixa na box o sinal necessario para um streaming normalissimo, e manda o restante sinal para o router.... |
|
Voltar acima |
|
|
Boda Moderador
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:32 Assunto: |
|
|
Mas n é linha > box > router, é linha > router > box, a box tem RJ45 (rede) e n RJ11 (linha).
Era isto que queria dizer |
|
Voltar acima |
|
|
soft666
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:34 Assunto: |
|
|
metabolic: Essas fotos são bem-vindas
Esse router de que falas tem ligações wireless, é que se não tiver vai ser complicado para quem não tem a tv e o pc no mesmo quarto/sala?
Editado pela última vez por soft666 em 02 Nov 2005 12:47, num total de 2 vezes |
|
Voltar acima |
|
|
spinal
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:47 Assunto: |
|
|
metabolic escreveu: | Mas n é linha > box > router, é linha > router > box, a box tem RJ45 (rede) e n RJ11 (linha).
Era isto que queria dizer |
apenas disse o que me disseram
box filtro (RJ11/RJ45 com conversor) e a box pensa assim:
"bom, já tenho largura de banda para mostrar TV, vou mandar o resto pó router"
bom, foi o que me disseram... se viste boxes que funcionam de maneira diferente, então das duas uma: ou funcionam de maneira diferente, ou quem falou comigo não pesca nada ( ambas bastante possiveis ) |
|
Voltar acima |
|
|
soft666
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:51 Assunto: |
|
|
metabolic escreveu: | Quanto ao teu aparte, compra o modem e na altura se tiveres apto para receber o serviço logo trocas até porque deve ser vendido td em pacote |
não sei se quero gastar €€€ num router ADSL2+ que depois não funcione com IPTV, ou que precise de mods de firmware para funcionar com o IPTV....
Fico indeciso assim. |
|
Voltar acima |
|
|
Boda Moderador
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:53 Assunto: |
|
|
soft666 escreveu: | metabolic: Essas fotos são bem-vindas
Esse router de que falas tem ligações wireless, é que se não tiver vai ser complicado para quem não tem a tv e o pc no mesmo quarto/sala? |
Actualmente há um problema a nivel de wireless por causa do broadcasting do IPTV pelo qual ainda n é possivel via wireless, entretanto está a ser estudado pela electricidade visto q em qlq sitio temos uma tomada electrica mas n sei como vai isso. Actualmente só mesmo por rede.
soft666 escreveu: | não sei se quero gastar €€€ num router ADSL2+ que depois não funcione com IPTV, ou que precise de mods de firmware para funcionar com o IPTV.... |
Nem todos vão estar aptos a receber IPTV, se têm actualmente 8mb em casa podem considerar que sim mas quem n tem e está longe da central poderá n estar apto para receber IPTV, além disto há tambem o factor do ser vendido em pacote pelo q ou n compras mesmo o router e esperas uns meses ou compras e dps vendes se n for necessario
spinal: dps tb vês as fotos e comprovas
Cumps |
|
Voltar acima |
|
|
soft666
|
Colocada: 02 Nov 2005 12:59 Assunto: |
|
|
O router pode ficar na sala perto da tv, dá jeito é ter wireless para os pcs noutros quartos, né? |
|
Voltar acima |
|
|
Boda Moderador
|
Colocada: 02 Nov 2005 13:07 Assunto: |
|
|
Não sei como poderás fazer isso porque embora fosse possivel ter a ligação à TV por ethernet e depois para os outros pc's wireless não sei se irão comercializar essa solução, pelo menos de principio, mas penso q com o tempo as coisas vão avançar um pouco e aos poucos facilitar a vida do utilizador |
|
Voltar acima |
|
|
soft666
|
Colocada: 02 Nov 2005 13:14 Assunto: |
|
|
metabolic escreveu: | Nem todos vão estar aptos a receber IPTV, se têm actualmente 8mb em casa podem considerar que sim mas quem n tem e está longe da central poderá n estar apto para receber IPTV) |
Tenho 2 mbit, só vou saber na altura ou se entretanto migrar para 8 mbit ou classe superior...
Depois de surgir a nova oferta Clix de que se fala ou quando o IPTV estiver disponível, vou repensar o assunto. |
|
Voltar acima |
|
|
boxopen
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 280
|
Colocada: 02 Nov 2005 14:33 Assunto: |
|
|
soft666 escreveu: | Depois de surgir a nova oferta Clix de que se fala ou quando o IPTV estiver disponível, vou repensar o assunto. |
Oh astro... queres ver já uma vantagem implícita no "já seres" cliente ZonaClix, mesmo 2Mbps?
É que, DE CERTEZA ABSOLUTA, ninguém te vai "enrolar" a dizer que não podes ter TV porque... "estás em central remota"!
O que vai acontecer vai ser... "podes-podes", "não podes-não podes", ponto final!
(E tomara o Clix que TODOS pudessem ser clientes deles em Tel+Net+TV, né?) _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
|
|
Voltar acima |
|
|
soft666
|
Colocada: 02 Nov 2005 19:55 Assunto: |
|
|
Claro, eu sei, felizmente não estava ligado a uma central....
No meu caso, descobri que em principio estou a um boa distancia da central para classes de debito superiores, e possivelmente o IPTV. Do Clix espero apenas uma oferta competitiva e aliciante.
|
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
|
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:
|