Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
rmdp
Registo: 31 Out 2007 Mensagens: 25
|
Colocada: 31 Out 2007 00:56 Assunto: Velocidade muito baixa face ao sincronismo do router |
|
|
Olá,
Tenho reparado que a minha net está com uma velocidade muito baixa (30 kB !!??) face à velocidade de sincronismo do router (entre 6 e 7 Mbits).
Já tou farto de fazer os testes e reportar à assistência técnica do clix e continua igual.
Já fiz o download de 3 ou 4 ficheiros ao mesmo tempo do ftp do clix e continua com os 30 ou 40 kB quando o router está sincronizado com a central (Tavira) a 6 ou 7 Mbits.
Inclusivamente mudei todos os cabos da instalação interior da casa (troquei os antigos TVHV por FTP cat. 5e).
Em termos de carregamentos de páginas até nem está muito má, mas os downloads em qualquer que seja o site não vão além dos tais 30 ou 40 kB. Será isto normal nesta zona se o router tem um sincronismo de cerca de 7 Mbit ?? Notei isto há cerca de 2 ou 3 meses atrás.
Quando aderi em 2006 cheguei a ter downloads de 600 / 700 kB e agora é 10 vezes menos.
Os parâmetros do router Aolynk são (e sempre foram):
Tx Bitrate: 512000
Rx Bitrate: 6472057
Local SNR Margin: 10.0 dB
Local Line Attenuation: 42.0 dB
Local Tx Power: 12.4 dB
Remote Line Attenuation: 23.0 dB
Remote SNR Margin: 23.5 dB
Será da central ou terei ainda algum problema interno que possa ser eu a resolver ?
Agradeço dicas. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 31 Out 2007 00:56 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 31 Out 2007 10:30 Assunto: |
|
|
E essas velocidades estão assim o dia todo, ou por exemplo na parte da manhã está melhor? |
|
Voltar acima |
|
|
rmdp
|
Colocada: 31 Out 2007 23:13 Assunto: |
|
|
Olá
Só consigo testar a partir das 18:00 h depois do trabalho, mas a diferença não deve ser muita.
Por exemplo, agora neste momento estou com 5.9 Mbit de sincronismo do router e com 3 downloads do ftp do clix a 50 kB cada um.
Amanhã vou testar durante a manhã e depois digo algo.
Entretanto tento fazer tudo o que puder para ter mais alguns Mbitzinhos a mais:-)
Já experimentei a fazer ligação directa (sem o BPA) mas a diferença não é praticamente nenhuma.
Agora até tenho um cabo directo desde a ligação com a rede da Telecom (caixa do BPA) até ao router com +- 40 metros de cabo UTP.
Outra coisa é que de acordo com a informação sobre o firmware do meu router (Aolynk 814) já o substitui devido à tal falha de segurança que é dita aqui no fórum, só que alguns posts que tenho visto aqui dizem por exemplo para o pessoal colocar outra modulação por exemplo (ADSL 2+, etc) para ver se melhora, mas o meu só tem:
Code Type:
ADSL e AnnexA (está seleccionado em ADSL)
Standard:
G.Dmt
G.DmtBis
G.DmtBisPlusAuto
G.DmtBisPlusOnly
G.Span
G.Span+
G.Span++
t1.413
G.lite
Multimode
ALCTL_14
ALCTL
ADI
e está seleccionado em G.DmtBisPlusAuto
Não sei se poderei dizer mais algo importante para avaliação desta situação. Dicas são bem vindas para melhorar o serviço porque com sincronismos a 6 Mbit e downloads a 30, 40, 50 kB não pode ser, é muito esquisito.
Poderá ser da central ? Mas se fosse nem o router sincronizava a esta velocidade (6 MBits). Ou estou errado ?
Obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 31 Out 2007 23:21 Assunto: |
|
|
Se sincroniza a 6 Mbps e só consegues 50 KB/s do FTP é problema da central. Tens de ter paciência, há várias centrais sobrecarregadas e vão receber aumento de capacidade até ao fim de Novembro. |
|
Voltar acima |
|
|
rmdp
|
Colocada: 31 Out 2007 23:28 Assunto: |
|
|
Já agora consegues-me dizer se esta central (Tavira) está abrangida por esse melhoramento ?
Obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 31 Out 2007 23:38 Assunto: |
|
|
Isso não te sei dizer. Só sei que há várias centrais sobrecarregadas, umas mais do que outras, e que isso está a ser resolvido. Aliás, já não era a primeira vez que isso acontecia. E com a debandada de clientes da Netcabo e adesões devido aos 2 anos de tráfego ilimitado é natural que algumas centrais fiquem sobrecarregadas com tanto cliente. A previsão será até ao fim de Novembro para estar resolvido. |
|
Voltar acima |
|
|
rmdp
|
Colocada: 01 Nov 2007 00:00 Assunto: |
|
|
Pois tenho um amigo meu (tavira) que está na sapo e quer mudar para a clix só que lhe mandaram uma carta a dizer que nos próximos 2 meses não poderão satisfazer o pedido devido à lotação da central.
Pois vamos lá ver até final de Novembro o que dá.
Por acaso a PT está a instalar na minha zona uma minicentral para melhoria do serviço ADSL que me disseram que á alimentada a partir da central principal da PT desta zona com cabo de fibra óptica e que depois os clientes é como se estivessem ligados à central principal, ou seja ficam a poucas dezenas / centenas de metros e que poderão ter velocidades quase reais às anunciadas (nos 12 e 24 Mbits) mas que só migram quem for cliente da PT, os da clix ficam no armário antigo. Poderão fazer isto ?? Isto é mesmo para a concorrência não haja dúvida ! Ora agora foste tu ora agora bato eu... |
|
Voltar acima |
|
|
nipnip
Registo: 17 Jul 2007 Mensagens: 677 Localização: Peso da Régua
|
Colocada: 01 Nov 2007 00:07 Assunto: |
|
|
rmdp escreveu: | Pois tenho um amigo meu (tavira) que está na sapo e quer mudar para a clix só que lhe mandaram uma carta a dizer que nos próximos 2 meses não poderão satisfazer o pedido devido à lotação da central.
Pois vamos lá ver até final de Novembro o que dá.
Por acaso a PT está a instalar na minha zona uma minicentral para melhoria do serviço ADSL que me disseram que á alimentada a partir da central principal da PT desta zona com cabo de fibra óptica e que depois os clientes é como se estivessem ligados à central principal, ou seja ficam a poucas dezenas / centenas de metros e que poderão ter velocidades quase reais às anunciadas (nos 12 e 24 Mbits) mas que só migram quem for cliente da PT, os da clix ficam no armário antigo. Poderão fazer isto ?? Isto é mesmo para a concorrência não haja dúvida ! Ora agora foste tu ora agora bato eu... |
poder podem... a clix o que poderá fazer é solicitar co-instalação nessa nova central que está a ser construída... mas se mesmo assim depois poderiam facilamente migrar os cliente é que já não sei...
até tenho mesmo algumas dúvidas que a PT migre quem já tem serviço activo _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 01 Nov 2007 00:21 Assunto: |
|
|
Isso deve ser uma central remota, e provavelmente nem vão sequer meter um espaço para outros operadores. Os clientes Clix aí da zona continuam ligados à mesma central.
Se o teu amigo recebeu essa carta vai ter que aguardar algum tempo, pois demora sempre até aumentarem a capacidade. A central de Faro já ficou cheia pelo menos umas 2 ou 3 vezes. |
|
Voltar acima |
|
|
rmdp
|
Colocada: 01 Nov 2007 00:36 Assunto: |
|
|
É uma central remota sim e ainda hoje de manhã um técnico da PT esteve lá a ligar cabos, o serviço ainda não está activo mas está para breve (acho que até final do ano).
Vamos ver o que dá. É que de facto os clientes na periferia da cidade e da central clix estão tramados se não se fizer nada como a PT está a fazer por exemplo (instalar estas minicentrais remotas alimentadas com fibra optica na periferia).
Será que há essa ideia por parte da Clix (Novis), ou pelo menos algum estudo nesse sentido ?
Essas centrais terão capacidade ainda para uns quantos milhares pois parecem um armário caseta em fibra. |
|
Voltar acima |
|
|
nipnip
Registo: 17 Jul 2007 Mensagens: 677 Localização: Peso da Régua
|
Colocada: 01 Nov 2007 12:04 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | Isso deve ser uma central remota, e provavelmente nem vão sequer meter um espaço para outros operadores. Os clientes Clix aí da zona continuam ligados à mesma central.
Se o teu amigo recebeu essa carta vai ter que aguardar algum tempo, pois demora sempre até aumentarem a capacidade. A central de Faro já ficou cheia pelo menos umas 2 ou 3 vezes. |
mesmo que não tenha espaço para os OOL estes podem sempre pedir co-instalação na modalidade remota... o único problema é que deste modo os custos são "inflaccionados" _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
rmdp
|
Colocada: 01 Nov 2007 12:32 Assunto: |
|
|
Bom dia,
Hoje por exemplo estou neste momento sincronizado a 6.4 Mbits enquanto que ontem à noite cheguei a estara 5.7 Mbits, e os 5 dowloads do ftp do clix estão neste momento a:
1 - 100 kB/s
2 - 70 kB/s
3 - 70 kB/s
4 - 60 kB/s
5 - 50 kB/s
Ontem à noite estavam todos a 40 ou 50 kB/s.
Será mesmo da central como disse ontem o Lusitano ? Não poderá ser a linha com ruído ? Existe alguma maneira acessível de medir esse ruído se existir ? Mas com os cabos utp que coloquei, o ruído deverá diminuir devido aos pares do cabo serem entrelaçados... |
|
Voltar acima |
|
|
pedrocastrolopes
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 4
|
Colocada: 02 Nov 2007 14:54 Assunto: |
|
|
Boas, vou tentar dar uma pequena ajuda na configuração, como comigo se passou, a minha ligação também era estabelecida predefinidamente com G.DmtBisPlusAuto, experimenta por em Multimode. O meu modem/router xavi passou a sincronizar de 8/9megas para 210000 Mbits ou seja quase os 24. Espero ter ajudado e depois já agora espero saber o resultado da mudança
PCL.
rmdp escreveu: | Olá
Só consigo testar a partir das 18:00 h depois do trabalho, mas a diferença não deve ser muita.
Por exemplo, agora neste momento estou com 5.9 Mbit de sincronismo do router e com 3 downloads do ftp do clix a 50 kB cada um.
Amanhã vou testar durante a manhã e depois digo algo.
Entretanto tento fazer tudo o que puder para ter mais alguns Mbitzinhos a mais:-)
Já experimentei a fazer ligação directa (sem o BPA) mas a diferença não é praticamente nenhuma.
Agora até tenho um cabo directo desde a ligação com a rede da Telecom (caixa do BPA) até ao router com +- 40 metros de cabo UTP.
Outra coisa é que de acordo com a informação sobre o firmware do meu router (Aolynk 814) já o substitui devido à tal falha de segurança que é dita aqui no fórum, só que alguns posts que tenho visto aqui dizem por exemplo para o pessoal colocar outra modulação por exemplo (ADSL 2+, etc) para ver se melhora, mas o meu só tem:
Code Type:
ADSL e AnnexA (está seleccionado em ADSL)
Standard:
G.Dmt
G.DmtBis
G.DmtBisPlusAuto
G.DmtBisPlusOnly
G.Span
G.Span+
G.Span++
t1.413
G.lite
Multimode
ALCTL_14
ALCTL
ADI
e está seleccionado em G.DmtBisPlusAuto
Não sei se poderei dizer mais algo importante para avaliação desta situação. Dicas são bem vindas para melhorar o serviço porque com sincronismos a 6 Mbit e downloads a 30, 40, 50 kB não pode ser, é muito esquisito.
Poderá ser da central ? Mas se fosse nem o router sincronizava a esta velocidade (6 MBits). Ou estou errado ?
Obrigado. |
_________________ PMCCL |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 02 Nov 2007 15:23 Assunto: |
|
|
Citação: | Será mesmo da central como disse ontem o Lusitano ? Não poderá ser a linha com ruído ? Existe alguma maneira acessível de medir esse ruído se existir ? Mas com os cabos utp que coloquei, o ruído deverá diminuir devido aos pares do cabo serem entrelaçados... |
O ruído na linha não torna os downloads mais lentos, pode limitar é a velocidade sincronizada. |
|
Voltar acima |
|
|
rmdp
|
Colocada: 02 Nov 2007 19:12 Assunto: |
|
|
Já fiz o que o pedrocastrolopes disse mas dos mode disponíveis no meu router (aolynk) o que me dá sincronismos mais elevados é o G.DmtBis (com 6.5 Mbit neste momento), todos os outros modos que já referi anteriormente baixam dos 6.0 Mbit, portanto acho que vou manter este.
Também já actualizei o firmware.
Em relação ao ruído passo a mostrar os seguintes dados que gostava que me analisassem:
Physical Port
Port name ethernet0 Active TRUE
Connected Link speed (x 100bps)
Rx packets 44893 Tx packets 27634
Rx drop packets 0 Tx drop packets 0
Rx CRC errors 0 Tx Collisions 275440
Rx over-long packets 0 Tx excessive collisions 27544
Rx short packets 0
Outra coisa é porque é que o router só tem ADSL2 e AnnexA e não tem ADSL2+ ? Será por causa da actualização de firmware ou porque só tenho o pacote de 12 Megas ? |
|
Voltar acima |
|
|
|