Lusitano Administrador
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Colocada: 18 Out 2007 15:17 Assunto: Falso e-mail Pede «Actualização de Dados Bancários» |
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Tem circulado pelas caixas de correio electrónico um e-mail, em nome da Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e Banif, a solicitar «actualização de dados bancários», disponibilizando um link e 10 dias úteis para a resposta. Trata-se de uma fraude.
O falso e-mail refere no assunto «10 dias úteis para proceder à actualização de dados» e indica que, «com o intuito de melhor o servir, a Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e BANIF vem transmitir-lhe que está a proceder à verificação e actualização dos dados do cliente».
É fornecido um link onde o cliente deverá aceder para introduzir a informação, sendo avançado que caso não o faça «poderá ver o seu acesso restringido».
Ao que tudo indica trata-se de phishing, uma técnica de roubo de identidade online.
O SOL contactou as instituições bancárias mencionadas que confirmaram que o e-mail é falso, até porque todas referiram que não pedem esse género de informação através de contacto por correio electrónico.
«Os clientes não devem nunca fornecer, em circunstância alguma, e qualquer que seja o pretexto, informação de identificação e credenciação a ninguém e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) nunca solicita este tipo de informação», afirmou fonte da CGD.
A instituição adianta que comunica todas as situações anómalas às autoridades competentes, nomeadamente à Polícia Judiciária.
«Sempre que se detecta a origem dos e-mails relacionados com o phishing, solicita-se aos gestores/fornecedores do serviço de Internet onde as mensagens fraudulentas têm origem - geralmente estão localizados no estrangeiro - a inibição imediata da fonte», referiu.
Para o Millenium BCP, a tentativa de burla «é uma questão muito importante», adiantando que «cria desconforto, pois é feita em nome da instituição».
Para evitar que os clientes sejam enganados, garante que «o banco nunca pede informação deste tipo por e-mail ou telefone».
«Estamos atentos a este género de situações e quando temos conhecimento de casos comunicamos às autoridades», referiu fonte do Millenium BCP, acrescentando que a instituição introduziu no site o tópico «segurança», com diversos conselhos para os clientes.
«O Banif tem conhecimento deste género de e-mails, através da parceria estabelecida com a Polícia Judiciária, de alertas dos próprios clientes e da recepção deste tipo de e-mails pelos próprios colaboradores do Banif – Grupo Financeiro», afirmou fonte da instituição.
O banco indica que «monitoriza sistematicamente as transacções realizadas pelos clientes através dos canais de banca electrónica», sublinhando que «comunica de imediato às autoridades, após ter conhecimento das situações».
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