Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Será que a Clix consegue controlar o SNR que nós temos na nossa linha??
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
phoenix-beta

Registo: 02 Dez 2005

MensagemColocada: 10 Ago 2007 17:09    Assunto: Será que a Clix consegue controlar o SNR que nós temos na nossa linha?? Responder com citação

Bem o topico diz tudo quanto a esta questão, passo a explicar melhor porque questiono esta situação, sem mexer em rigorosamente nada durante meses na minha ligação apesar de sincronisar a 17/18 mbits,sempre durante os primeiros 8 meses como cliente nunca consegui downloads a mais de 1000ks (já tinha falado sobre isto aqui no forum antes e até hoje nunca houve explicação para tal, falo claro por parte da clix) mas nos ultimos meses começei a reparar numa situação completamente nova....durante o dia a minha taxa de sincronismo baixa para cerca de 10mbits e fico com o snr a 9.5/10 e misteriosamente ou talvez não apartir das 23h/00h o meu snr começa a subir para 12/13, quer isto dizer que se eu reiniciar o meu router volto a ter taxa de sincronismo novamente na casa dos 17/18 mbits.
Mais alguem já reparou nisto?
Haverá alguma outra explicação?

Agradecem-se opiniões/ideias/explicações para este facto.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 10 Ago 2007 17:09    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador

Registo: 13 Abr 2006

MensagemColocada: 10 Ago 2007 18:11    Assunto: Responder com citação

Crosstalk, agressivo.
Voltar acima
NARS
Site Admin
Site Admin

Registo: 07 Set 2005

MensagemColocada: 10 Ago 2007 18:11    Assunto: Responder com citação

É normal isso acontecer em zonas onde haja muita gente com adsl, o snr baixa por a tua linha sofrer interferências das dos outros utilizadores de adsl (e possivelmente até interferências de outros tipos de coisas...), é o chamado crosstalk.

Se tiveres uma ups que alimente o router experimenta verificar quando te faltar a luz e vais ver que melhora muito nessa altura, experimentei à dias por acaso. Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
demonas

Registo: 24 Fev 2007

MensagemColocada: 10 Ago 2007 21:11    Assunto: Responder com citação

Tem graça que a mim acontece precisamente ao contrário. Durante o dia, sincronizo a 12000, a partir das 20H, o snr começa a cair até volta das 22-23H. Nessa altura, só consigo sincronizar a 8000. Nestes dois casos, só tem lógica, se acontecer o seguinte: como vivo numa zona essencialmente residencial, o crosstalk "ataca" a noite. Pela lógica, o phoenix-beta tem que viver numa zona essencialmente de escritórios, logo o crosstalk "ataca" de dia. Estarei correcto ??
O NARS, falou noutro tipo de interferências, podes especificar ?
Há alguma coisa que se possa fazer para minimizar este problema ??
Voltar acima
phoenix-beta

MensagemColocada: 10 Ago 2007 21:46    Assunto: Responder com citação

Não demonas, curiosamente vivo tambem numa zona residencial, como vivo numa cidade do interior do alentejo (beja) e na rua onde moro que eu saiba sou o residente adulto mais jovem! Embarassed todos os outros residentes são muito mais velhos do que eu e apenas um casal por aqui tem filhos com possibilidades (eventualmente) de usar internet e numa rua onde apenas há cerca de 10 moradias...acho estranho haver tanto crosstalk como NARS aqui já referiu...embora seja possivel não sei se será realmente o crosstalk o motivo do que me tem vindo a acontecer nestes ultimos meses, de qualquer forma obrigado pelas primeiras ideias, qualquer coisa mais que possa ser dito sobre este assunto será bem vinda.
Voltar acima
NARS
Site Admin
Site Admin

MensagemColocada: 10 Ago 2007 21:52    Assunto: Responder com citação

demonas escreveu:

Há muitos aparelhos que temos em casa que podem causar interferências radioeléctricas... se quiseres um exemplo pega num receptor de rádio de AM (que usa algumas das frequências que também são usadas pelo adsl2+) e anda com ele pela casa, se aproximares de pc's e outros aparelhos percebes que vários são fontes de interferências... e como os fios de telefone não têm blindagem, essas interferências induzem-se neles facilmente (funcionam como antena), por exemplo posso dizer-te que tenho 2 pc's cá em casa e já andei a verificar e sei que se desligar um dos pc's ganho 1 dB de snr.

Experimentem desligar quase tudo o que possam de coisas eléctricas que tenham em casa e vejam se o valor de snr não sobe... Smile
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
Illusion4u
Moderador
Moderador

MensagemColocada: 10 Ago 2007 22:07    Assunto: Responder com citação

NARS escreveu:
demonas escreveu:

Há muitos aparelhos que temos em casa que podem causar interferências radioeléctricas... se quiseres um exemplo pega num receptor de rádio de AM (que usa algumas das frequências que também são usadas pelo adsl2+) e anda com ele pela casa, se aproximares de pc's e outros aparelhos percebes que vários são fontes de interferências... e como os fios de telefone não têm blindagem, essas interferências induzem-se neles facilmente (funcionam como antena), por exemplo posso dizer-te que tenho 2 pc's cá em casa e já andei a verificar e sei que se desligar um dos pc's ganho 1 dB de snr.

Experimentem desligar quase tudo o que possam de coisas eléctricas que tenham em casa e vejam se o valor de snr não sobe... Smile

isso peguem no rádio AM

ponham-no entre os 550 e os 730Khz.. andem pelas linhas telefónicas de casa..

depois ponham-no em cima do modem.. não se assustem Very Happy
Voltar acima
phoenix-beta

MensagemColocada: 12 Ago 2007 18:02    Assunto: Responder com citação

fiz uma experiencia mais interessante que andar com radios em am atras do cabo, desliguei a minha instalação telefonica, mesmo na caixa que a pt instala nas casas dos clientes, liguei directamente um cabo de telefone novo em folha e com mais espessura no plastico que o protege e a propria secção do cabo mais densa, com a dimensão mais curta possivel directamente até ao meu modem, sem passar por rigorosamente nenhum equipamento electrico ou cabos electricos pelo percurso do mesmo, resultado.....ganhei 1 db na atenuação mas ao nivel do sincronismo a diferença é insignificante, ou o crosstalk é externo á minha casa, ou concerteza haverá outra explicação porque por interferencia de equipamentos electricos/cabos electricos não será.
Voltar acima
zxcvb123

Registo: 04 Nov 2005

MensagemColocada: 12 Ago 2007 20:27    Assunto: Responder com citação

É normal que uma linha adsl degrade com o anoitecer, pelo que tive a ler a gama de frequências AM propaga-se mais longe quando é de noite, a explicação era com alterações que ocorrem na ionosfera com o desaparecimento do sol.
Gama do radio AM: 520–1.610 kHz.
Gama adsl2+: 25,875 kHz - 2.2 MHz

Se o vosso equipamento permitir ver que bins/frequências estão a ser utilizadas devem reparar que a frequência usada pela RDP, nesta zona do país 720kHz, não é utilizada.
Em Portugal acho que deve ser a única radio a emitir em AM, mas os vizinhos ainda têm umas quantas rádios...

Wikipedia - AM Radio
Citação:
Medium wave and short wave radio signals act differently during daytime and nighttime. During the day, AM signals travel by groundwave, diffracting around the curve of the earth over a distance up to a few hundred miles (or kilometers) from the signal transmitter. However, after sunset, changes in the ionosphere cause AM signals to travel by skywave, enabling AM radio stations to be heard much farther from their point of origin than is normal during the day. This phenomenon can be easily observed by scanning an AM radio dial at night. As a result, many broadcast stations are required as a condition of license to reduce their broadcasting power significantly (or use directional antennas) after sunset, or even to suspend broadcasting entirely during nighttime hours. (Such stations are commonly referred to as daytimers.)

Frequências da RDP: http://programas.rtp.pt/canais-radio/antena1/dist_ondamedia.htm
Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador

MensagemColocada: 12 Ago 2007 20:55    Assunto: Responder com citação

a 583 tem o RCP, e a 1251 a RR.

mas com a minha aparelhagem pela noite ja detectei umas 15, com bom sinal.. espanholas, francesas etc...

tudo serve para nos estragar o adsl.
Voltar acima
zxcvb123

Registo: 04 Nov 2005

MensagemColocada: 12 Ago 2007 22:21    Assunto: Responder com citação

Não sabia que havia mais operadores Portugueses em AM, apanhei um na 891 a dar a missa.. devia ser a RR.
A minha aparelharem em sintonia automatica apanhou 29 estações !!!
O adsl em espanha deve ser uma festa.. apanhei tantas, até marroquinas.

Se uma pessoa está mais longe da central o sinal na linha já vem mais fraco, mistura-se com estas tretas de radio.. e voilá snr's baixos.
Voltar acima
Illusion4u
Moderador
Moderador

MensagemColocada: 12 Ago 2007 22:59    Assunto: Responder com citação

zxcvb123 escreveu:
Não sabia que havia mais operadores Portugueses em AM, apanhei um na 891 a dar a missa.. devia ser a RR.
A minha aparelharem em sintonia automatica apanhou 29 estações !!!
O adsl em espanha deve ser uma festa.. apanhei tantas, até marroquinas.

Se uma pessoa está mais longe da central o sinal na linha já vem mais fraco, mistura-se com estas tretas de radio.. e voilá snr's baixos.

onde não chega o FM vai o AM.

o pior é a potencia da antenas, e claro la se vai o sinal do adsl.

podem ver aqui http://www.anacom.pt/template15.jsp?categoryId=1729 (no fundo as estações e os transmissores)

ah e agora que me lembro.

aqueles candeeiros de pé alto, com lampada de halogeno na ponta, com regulação da intensidade da luz, causam bastante interferência em AM, por isso também o devem fazer no adsl.
Voltar acima
Dracula

Registo: 31 Out 2005

MensagemColocada: 13 Ago 2007 08:40    Assunto: Responder com citação

Se o ADSL dependesse do AM, estávamos bem fritos Rolling Eyes Laughing

Em ADSL usa-se modulação do tipo PSK combinada com FSK Wink

Este tipo de modulação é imune aos ruídos em amplitude (felizmente) Wink
phoenix-beta

MensagemColocada: 30 Ago 2007 00:24    Assunto: Responder com citação

Bem continuo a dizer que aqui tem de haver qualquer coisa realmente alheia ao suposto "crosstalk muito agressivo" na minha linha, que dizer todos os dias fico com o snr a 10db's entre as 16h00 e as 00h00-01h00?? algo me escapa mas isto é demonstrativo.

pic sacada hoje ás 18h30 quando cheguei do serviço!

pic sacada agora á 01h00 antes de fazer reboot ao router, "reparem no snr nesta pic"

snr depois de reboot ao router á 01h00 da manhã.

continuo aberto a ouvir opiniões-ideias sobre o caso, mas até agora ninguem me tira da cabeça que eles "o clix" consegue de alguma forma, via centrais, fazer baixar os snr´s de forma a que mais tarde ou mais cedo as maquinas perdem a ligação á net e quando retornam têm o snr limitado a 10 db's até que eventualmente o fluxo de clientes diminua permitindo que o snr seja de novo liberto para os valores normais.
Quero com isto dizer que é tambem minha opnião que as centrais devem sofrer de sobrecarga de utilizadores, sendo esta forma provavelmente a que eles estão a utilizar para controlar o volume de trafego gerado nas centrais.
Os insiders podem e tem o direito de dizer o contrario, mas no pais em que vivemos e com todos os isps que temos o clix não é excepção, sendo ainda na minha opinião o menos mau deles todos, mas com toda a certeza enganando os seus clientes como todos os outros, a diferença é que uns enganam mais que outros!
Voltar acima
NARS
Site Admin
Site Admin

MensagemColocada: 30 Ago 2007 01:56    Assunto: Responder com citação

Sinceramente não me parece mesmo nada que o clix mesmo que quisesse fazer isso o fizesse dessa forma... tendo formas bem melhores, mais faceis e mais inteligentes de o fazer, ex. desprioritização de certos tipos de tráfego (vulgo traffic shaping).

E eu também sofro do problema (em parte causado mesmo em minha casa, um dos pc's ao ser ligado provoca-me um abaixamento de ~2db de snr, já fiz este gráfico à algum tempo e já não me lembro ao certo das horas a que o tal pc foi ligado/desligado, mas penso que desligado pelo menos deverá ser por volta das 2:00 ou 3:00), por curiosidade fica aqui um gráfico das variações de snr da minha ligação em 2 dias diferentes (sempre sincronizado à mesma velocidade logicamente):
http://www.forumclix.net/download/nars_var_snr.png

E já agora fica aqui o pequeno programa que fiz para recolher os valores:
http://www.forumclix.net/download/mt882v1_snr_log.rar
Funciona apenas com o mt882v1, basta executa-lo, introduzir o login do router e marcar o "auto" (o botão get serve apenas para obter os dados na altura, não é necessário usa-lo), de 30 em 30 min o prog. recolherá automaticamente os valores de velocidade/snr/att. O prog. gera um ficheiro csv com os dados neste formato:
data;hora;vel_down;snr_down;att_down;vel_up;snr_up;att_up
Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Discussão geral sobre o serviço ADSL/Telefone Clix Todas as horas são GMT
Visitar página 1, 2, 3  Seguinte
Página 1 de 3

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET