Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
flateric
Registo: 08 Nov 2005 Mensagens: 175
|
Colocada: 30 Nov 2005 20:57 Assunto: Os meus problemas com a Clix e sua resolução |
|
|
Já há uns bons anos que era cliente Netcabo e já estava a desesperar com a má qualidade do serviço. Certo dia, a minha zona tornou-se uma zona Clix. Feliz da vida lá fui eu aderir a uma das opções disponibilizadas. Aderi ao Clix 4Mbps, esperei cerca de mês e meio e finalmente tive o serviço activo.
Mas, desde essa altura, que nem tudo foi um mar de rosas. Daí a criação deste tópico, onde irei expôr os meus problemas e como foram resolvidos, com a finalidade de ajudar alguém que problemas semelhantes aos meus.
Quando vi que o serviço estava activo, lá me desliguei da Netcabo e liguei o modem ADSL (D-Link 300T) para verificar como se portava a net. Mal me liguei constatei que não me estava a sincronizar à velocidade contratada, mas a uma velocidade muito inferior (já n me recordo quais os valores, mas eram inferiores a 1Mbps), mas apesar de tudo tinha a ligação estável. Toca a telefonar para o SAC, que me sugeriu ligar o modem na tomada principal cá de casa. Lá tentei e a coisa melhorou. Conseguia 3Mbps. Mas, a tomada principal é no R/C e eu tenho o PC no sótão, logo isso não era solução. Então toca a inverter as coisas. Colocar a linha a entrar pelo sótão, ficando a tomada principal nesta divisão, e só depois distribuir linha para as outras divisões.
Durante estas operações, decidi trocar de modem. Devolvi o D-Link e investi numa coisa melhorzita, comprando um USR 9106. Finalizadas as operações e já com o novo modem, toca a experimentar a coisa. Ligando o novo modem à tomada de telefone, obtia os 4Mbps! Maravilha, pensei eu! Mas, bastou efectuar a distribuição de linha para as outras divisões para perceber que o sinal se perdia por toda a instalação telefónica existente cá em casa (da tomada principal sai uma "puxada" para as restantes divisões). Solução para isto, foi colocar um micro-filtro logo a seguir à divisão de sinal. O sinal ADSL já n se perdia por toda a casa, voltando eu a ter os 4Mbps.
Só que a 4 Mbps o sinal era muito instável e as quedas de ligação eram constantes. Mas, como com o D-Link a coisa estava estável, deduzi que o USR era o culpado. Então devolvi-o e fiquei à espera que saísse o USR 9108 (o 9106 já não o arranjava em lado nenhum - descontinuado).
O problema foi quando liguei o USR 9108. A ligação estava tão má como quando tinha o 9106. Então toca a telefonar para o SAC. A 1ª intervenção deles foi baixar-me para 2Mbps, visto que a instabilidade podia estar relacionada com a distância de minha casa à central (~3,5 Km). Com 2Mbps a coisa não melhorou nem um bocadinho. Após vários telefonemas, sendo alguns deles ameaçadores, lá decidiram resolver o problema. Foram à central uma vez e a coisa melhorou significativamente. De ligações de duração média de ~5 mins passei a conseguir ligações de algumas horas. Mas, de vez em qdo lá vinham as quedas constantes de poucos em poucos minutos. Toca a contactar o SAC, que resolveu o problema enviando novamente técnicos à central. Ao mesmo tempo, segui a sugestão de alguns users aqui do fórum e retirei o placa que a PT instala à entrada da linha (ver este tópico). Após esta 2ª intervenção, a coisa estabilizou a 2Mbps. Consegui durante 2-3 dias ligações de 17h55. Com a ligação estável a 2Mbps, pedi a alteração para os 4Mbps. E, finalmente pude dizer que a minha ligação ficou estável! Com isto não sei se o retirar da placa da PT influenciou alguma coisa (tenho de testar a ligação com a placa instalada). Ainda não consegui ligações de 17h55, mas estas apenas caem 1-2 vezes por dia).
Talvez estas quedas estejam relacionadas com a qualidade do sinal, que neste momento está assim:
Código: |
Mode: G.DMT
Type: Interleave
Line coding: Trellis On
Status: No Defect
Link power state: L0
Downstream / Upstream
SNR margin (dB): 3.9 / 27.0
Attenuation (dB): 56.5 / 29.0
Output power (dBm): 19.8 / 11.8
Attainable rate (Kbps): 5888 / 1088
Rate (Kbps): 3936 / 256
|
Não sei como consigo sincronismo com estes valores. Raramente o SNR passa dos 9dB. Mas o que é certo é que a coisa tá a funcionar quase perfeitamente.
E é o fim da minha história. Espero que tenham gostado e, principalmente, que seja útil a alguém que tenha problemas semelhantes aos meus. Peço desculpa pelo testamento, mas se não fosse assim, não se percebia nada!
Aproveito para agradecer a todos os users que me foram dando sugestões durante todo o processo. _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 30 Nov 2005 20:57 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Patagoncio Administrador
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
|
Colocada: 01 Dez 2005 02:03 Assunto: Re: Os meus problemas com a Clix e sua resolução |
|
|
Viva
Ganhaste-me aqui:
flateric escreveu: | (...)irei expôr os meus problemas e como foram resolvidos, com a finalidade de ajudar alguém que problemas semelhantes aos meus(...) |
Cumps
PS - com esses valores ( Attenuation (dB): 56.5 / 29.0 ) até me admira como é que sequer tens sinal, quanto mais 4Mb... isso deve ser 3,5Km de cobre coberto em ouro, e blindado! _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
|
Voltar acima |
|
|
Red_Beret
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 1082
|
Colocada: 01 Dez 2005 11:31 Assunto: |
|
|
e sem curvas _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
SABRE
Registo: 05 Out 2005 Mensagens: 169 Localização: BRAGA
|
Colocada: 01 Dez 2005 12:08 Assunto: |
|
|
Mas segundo o gráfico que está em http://clix.aloj.net/viewtopic.php?t=100
não é normal ter uma ligação de 4 Mb?? Até de 5?
Edit: Referente a uma distância de 3,5 km da central, pois claro _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
Red_Beret
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 1082
|
Colocada: 01 Dez 2005 12:18 Assunto: |
|
|
Em teoria. Na pratica já não é bem assim. _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
flateric
|
Colocada: 01 Dez 2005 13:16 Assunto: |
|
|
Poix... se tudo fosse como é previsto em teoria...
Bem... coloquei este post... e n é que esta noite a coisa esteve má em relação às ligações? Depois de uma semana sem problemas, esta noite tive muitas ligações de poucos minutos.
Espero ter sido um caso pontual... _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
Patagoncio Administrador
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
|
Colocada: 01 Dez 2005 13:35 Assunto: |
|
|
Viva
Só uma nota... não choveu prós teus lados esta noite?
Ou seja, práqui pra lisboa, isto teve a semana toda seca (frio, mas seca) e esta noite choveu...
Na eventualidade de haver mau isolamento na linha, isso seria uma possibilidade...
Cumps _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
|
Voltar acima |
|
|
flateric
|
Colocada: 01 Dez 2005 13:57 Assunto: |
|
|
Sim, choveu... e bastante! Mas tem chovido tb nestes últimos dias (excepto ontem durante o dia). Moro em Gondomar, Porto.
Hoje, tenho andado a fazer uns testes de velocidade. A fazer upload para o FTP do Clix, consigo velocidades na ordem os 25KB/s. Já o download está fraco. Tanto por FTP como por HTTP, começa bem alto, vai descendo e estabiliza abaixo dos 100KB/s.
Provavelmente é aqui que o baixo SNR e a alta atenuação causam danos! E provavelmente o SNR baixo está a causar-me perdas de ligação. Se eu falar com o SAC, será que eles me conseguem bloquear isto a 3 Mbps? A esta velocidade o SNR deve aumentar consideravelmente, ou não? _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
Boda Moderador
Registo: 02 Nov 2005 Mensagens: 257 Localização: Quem é o Boda ?
|
Colocada: 02 Dez 2005 13:13 Assunto: Re: Os meus problemas com a Clix e sua resolução |
|
|
Eu nunca olhei para esses gráficos porque são demasiado teóricos, na prática depende de mtas outras coisas.
Mas sim, a retirada do BPA estabiliza smp um pouco a linha e ajuda especialmente em casos problemáticos como este.
flateric: Tens PM
Patagoncio escreveu: | Viva
Ganhaste-me aqui:
flateric escreveu: | (...)irei expôr os meus problemas e como foram resolvidos, com a finalidade de ajudar alguém que problemas semelhantes aos meus(...) |
Cumps |
LoL! Querias ser mauzinho :p
Cumps _________________ Monitoring devices, know where you go
Mass media, total control
Digital delight, desire in megabite
Data overflow, virtual suicide |
|
Voltar acima |
|
|
flateric
|
Colocada: 02 Dez 2005 17:35 Assunto: |
|
|
Neste momento estou ligado com o BPA. Voltei a coloca-lo para ver no que dava. Não notei diferenças... portanto vai ficar lá ligado! _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
Accident
Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 7
|
Colocada: 03 Dez 2005 11:08 Assunto: |
|
|
Boas!
Eu tb nunca consigo o max. da ligaçao, tenho o serviço de 4Mb mas no meu quarto apenas consigo 2.8Mb ou 2.9Mb!
Já pensei se seria por causa da puxada que tenho do corredor para o quarto, mas já tentei ligar o modem directamente na tomada principal, e da.m cerca de 3.1Mb ou 3.2Mb, mas nunca consegui os 4Mb!
Em relaçao as quedas do sinal, nunca tive tal problema, tenho clix desde 4 de julho, e se a ligaçao caiu a meio do dia desde entao, foram uma ou duas vezes! Em relaçao a isso nao tenho razao de queixa nenhuma!
Agora queria saber é se era possivel eu conseguir os 4Mb ou pelo menos mais proximo, o modem que tenho é o SpeedTouch 330, que vinha com a activaçao do Sapo.
cumps! _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
|
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:
|