Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
rop65
Registo: 11 Jun 2007 Mensagens: 11 Localização: Porto
|
Colocada: 11 Jun 2007 16:28 Assunto: Configurações Asus WL-600g |
|
|
Boas
Começo por apresentar os meus cumprimentos a todos, essencialmente aqueles que mais activamente participam neste forum.
Aderi muito recentemente´`a Clix 24 Mbps; tendo começado o pior possivel.
As ligações caiam constantemente ( com intervalos +- 4 minutos ), no entanto desde ontem que a coisa normalizou, estando até agora sem nunca terem caido.
Parece que o problema era do aquecimento da Central, pelo que espero estar resolvido de vez.
Assim como o mau tempo já passou, abaixo vou colocar aquilo que penso serem as configurações do meu router, assim como o resultado do teste feito pelo mesmo:
Configurações ??
Device Info -- Statistics -- ADSL
Mode: ADSL2+
Line Coding: Trellis On
Status: No Defect
Link Power State: L0
Downstream Upstream
SNR Margin (dB): 10.3 17.5
Attenuation (dB): 20.0 7.1
Output Power (dBm): 0.0 10.4
Attainable Rate (Kbps): 19088 736
Rate (Kbps): 18659 637
MSGc (number of bytes in overhead channel message): 70 104
B (number of bytes in Mux Data Frame): 248 13
M (number of Mux Data Frames in FEC Data Frame): 1 16
T (Mux Data Frames over sync bytes): 2 1
R (number of check bytes in FEC Data Frame): 6 16
S (ratio of FEC over PMD Data Frame length): 0.4262 10.4348
L (number of bits in PMD Data Frame): 4787 184
D (interleaver depth): 64 4
Delay (msec): 6 10
Super Frames: 7166077 7166075
Super Frame Errors: 1316 1
RS Words: 1089243768 30455818
RS Correctable Errors: 101057 0
RS Uncorrectable Errors: 46392 N/A
HEC Errors: 1227 0
OCD Errors: 15 0
LCD Errors: 0 0
Total Cells: 812085825 174562134
Data Cells: 10287814 822908
Bit Errors: 0 0
Total ES: 638 1
Total SES: 6 0
Total UAS: 13 23583
Diagnostico
pppoe_0_35_1Diagnostics
Your modem is capable of testing your DSL connection. The individual tests are listed below. If a test displays a fail status, click "Rerun Diagnostic Tests" at the bottom of this page to make sure the fail status is consistent. If the test continues to fail, click "Help" and follow the troubleshooting procedures.
Test the connection to your local network Test your Wireless Connection: PASS Help
Test the connection to your DSL service provider Test ADSL Synchronization: PASS Help
Test ATM OAM F5 segment ping: FAIL Help
Test ATM OAM F5 end-to-end ping: FAIL Help
Test the connection to your Internet service provider Test PPP server connection: PASS Help
Test authentication with ISP: PASS Help
Test the assigned IP address: PASS Help
Ping default gateway: PASS Help
Ping primary Domain Name Server: PASS Help
Assim as minhas duvidas são as seguintes:
Consigo ver por estes resultados qual a velocidade da Internet, e se sim os valores estão normais para os 24 Mbps contratados ?
O porque de no diagnostico aparecerem dois testes como "FAILL " ?
Consigo optimizar melhor o router ?
Como devem ter percebido não entendo nada disto, e só comprei o Asus WL-600g, porque foi o unico que encontrei com Print-Server.
Um grande abraço para todos e desde já o meu obrigada.
rop65 |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 11 Jun 2007 16:28 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
rop65
|
Colocada: 18 Jun 2007 02:27 Assunto: |
|
|
Boas
Então pessoal, 76 visualizações, e ninguem diz nada.
Cumprimentos,
rop65 |
|
Voltar acima |
|
|
eduardo72
Registo: 07 Jun 2006 Mensagens: 113
|
Colocada: 18 Jun 2007 10:40 Assunto: Re: Configurações Asus WL-600g |
|
|
rop65 escreveu: |
Consigo ver por estes resultados qual a velocidade da Internet, e se sim os valores estão normais para os 24 Mbps contratados ?
O porque de no diagnostico aparecerem dois testes como "FAILL " ?
Consigo optimizar melhor o router ?
|
Não conheço equipamento de qq forma quando tinha 24Mbits a minha ligação era muito parecida com a tua a nível de SNR e Atenuação à medida que o dia avançava a cena do crosstalk baixava o SNR e ia tendo umas quedas de ligação. Tu ai tás com um SNR de 10.5 a que horas era isso?
Aonde tens o FAIL (ATM segment) também eu tenho no Huawei esses FAILS acho q não são significativos.
Parece-me que não há optimizações a fazer no router, a central estabelece a velocidade da ligação consoante as condições na altura da ligação se te ligas às 5 da manhã com SNR de 13 ou 14 e ao longo do dia esse SNR deteriora é possível que a ligação caia. Era isso que me acontecia alias foi isso que me levou a deixar os 24Mbits e passar para os 12 porque estava sempre a perder os HH. Agora nos 12Mb tenho sempre SNR com margem por exemplo agora tou com 17.5 dB.
Eventualmente podes ver se há optimizações a fazer em casa em termos da ligação física do router à linha, há muitos threads sobre isso aqui no forum... ligar o router o mais perto possível da entrada da linha na casa e antes de qualquer outro equipamento, usar os microfiltros, se os cabos são velhos meter novos... ou seja fazer o melhor q puderes para espremer mais uns décimos de dB que podem fazer a diferença entre uma ligação estável sem erros e essas quedas.
[[ ]] |
|
Voltar acima |
|
|
rop65
|
Colocada: 18 Jun 2007 17:19 Assunto: |
|
|
Boas Eduardo72
Já estava e desanimar, obrigada pela informação.
O SNR de 10.3 dB foi por volta das dez horas da manhã.
É que os valores apresentados da minha ligação são mais ou menos estaveis ao longo do dia.
Ou diferenças de 10.3 para 10.5 0u 10.1 já são consideraveis ?
Ainda agora 18:10 Horas são estes os valores:
Downstream Upstream
SNR Margin (dB): 10.3 17.5
Attenuation (dB): 20.0 7.0
Output Power (dBm): 1.1 10.4
Attainable Rate (Kbps): 19112 736
Rate (Kbps): 18683 637
Agora se percebi, quanto maior for o SNR dB melhor está a ligação.
Correcto ?
( os teus 17.5 dB referem-se ao SNR Downstream )
Já na questão da Atenuação é o contrario. Quanto mais alto pior está a ligação. Correto ?
Ainda outra questão o valor RATE (Kbps) é a velocidade a que estamos ligados ? É que o valor corresponde ao apresentado pelo icon da ligação.
Só que se fizer o teste com o Speedmeter dá-me velocidades muito inferiores ( dentro dos 10 Mbps ).
E aqui sim há variaçoes maiores.
Cumprimentos.
rop65 |
|
Voltar acima |
|
|
eduardo72
|
Colocada: 18 Jun 2007 18:24 Assunto: |
|
|
Oi!
Realmente tens pouca variação de sinal ao longo do dia eu por exemplo às 10 e tal da manhã tinha os 17.5 e agora tenho 16.5. A variação que tens não é grande mas não sei até que ponto pode introduzir erros na ligação que provoquem a queda da ligação. Como podes imaginar existirão padrões e margens estabelecidos na central que podem implicar a queda da ligação.
Sim em teoria o SNR + alto é melhor a atenuação mais baixa é melhor.
http://en.wikipedia.org/wiki/Image:ADSL_Line_Rate_Attenuation.gif
O Rate é a velocidade a que estas ligado não sei como é o teu caso mas no meu, como estou ligado por ethernet, a indicação de velocidade no icone da ligação é a velocidade da rede (100Mbits).
O único teste fiável (e que a Clix pode garantir) é a velocidade do tragfego na rede interna, assim para saber se consegues usufruir de toda a velocidade que tens deves medir a velocidade por exemplo descarregando ficheiros do FTP da Clix.
http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=16
[[ ]] |
|
Voltar acima |
|
|
rop65
|
Colocada: 19 Jun 2007 00:04 Assunto: |
|
|
Boas,
Eu tambem estou ligado por ethernet, a dois computadores e ao portatil por wireless, mas às vezes aparece outro icone com a informação da ligação ADSL, assim como posso tambem confirmar nas configurações do router.
Agora e realizando o teste no endereço da Clix os valores são superiores aos 1000 KBs, o que confirmam os testes feitos no Speedmeter que são os 10 Mbits e os vaores médios apresentados no site.
Assim como com os valores da atenuação conferem pelo grafico da Wikipedia 20 DB +- 20 Mb.
Já agora e por falares em ficheiros do FTP, sabes como faço para enviar ficheiros para o meu disco que tenho ligado ao router que serve como servidor FTP ?
Preciso de algum software especifico ? Qual ?
È que queria fazer backups dos discos dos computadores para o do router.
Mis uma vez obrigada pela tua disponibilidade.
Cumprimentos,
rop65 |
|
Voltar acima |
|
|
eduardo72
|
Colocada: 19 Jun 2007 10:17 Assunto: |
|
|
Oi
Pois, esse icone é capaz de ser software de gestão do router pensei que estivesses a falar do icone da rede local no windows.
Quanto à velocidade na Clix não sei se lestes o thread mas a melhor forma de testar é sacar vários ficheiros grandes ao mesmo tempo e veres a soma dos valores.
O gráfico da atenuação é mais para se ter uma ideia q qq outra coisa eu por exemplo tenho atenuação de 20 mas sincronizava na zona dos 16.5-18 tu pelos vistos estas a sincronizar nos 19... ou seja cada caso é um caso.
Quanto ao backup para o disco externo n te posso ajudar.
[[ ]] |
|
Voltar acima |
|
|
rop65
|
Colocada: 19 Jun 2007 15:49 Assunto: |
|
|
Boas,
Fiz agora o teste , e transferi 3 ficheiros de 90 e tal Mb cada, e sacou:
1º a 659
2º a 617
3º a 515
O que dá um total de 1791 Kbps, o que acho que está bom.
Quanto aos backups por FTP obrigada na mesma, mas espero que outros participantes no Forum saibam dizer algo.
Cumprimentos
rop65 |
|
Voltar acima |
|
|
|