Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
neca
Registo: 27 Abr 2007 Mensagens: 3
|
Colocada: 27 Abr 2007 16:34 Assunto: |
|
|
Isto não tem propriamente a ver com os firmwares, mas alguém me consegue explicar como é que configuro uma das máquinas que tenho ligada ao router (USR9108) para ter IP estático.
Preciso de fazer isto porque tenho algumas configurações de Port Forwarding e por vezes o router atribui IPs diferentes às máquinas e claro as configurações deixam de funcionar. Precisava de forçar que essa máquina tivesse sempre o mesmo IP.
Na configuração do router não encontro nada, no manual nem sinal, já tentei alterar o IP manualmente no Windows ( e meti a gateway com o IP do router claro ), mas se o fizer perco o acesso à internet. O que é que me está a falhar? Alguém me pode dar uma ajuda por favor? |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 27 Abr 2007 16:34 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 27 Abr 2007 16:51 Assunto: |
|
|
É mesmo no Windows que tens que mudar, nas propriedades da ligação de rede, e sim deves meter o ip do router na default gateway como fizeste. Para teres ficado sem net provávelmente a única coisa que fizeste de errado foi escolher um ip fora da gama, ex. se tens o router com 192.168.1.1 (e muito provavelmente usas subnet mask 255.255.255.0) terás que definir um ip para o(s) pc(s) como 192.168.1.x senão ficas sem aceder à rede.
Nota: Isto é off-topic neste tópico, será depois movido para um novo tópico neste mesmo fórum. |
|
Voltar acima |
|
|
neca
|
Colocada: 27 Abr 2007 17:11 Assunto: |
|
|
NARS Obrigado pela resposta, mas foi mesmo isso que eu fiz!
O meu router tem o IP 192.168.1.1 e o IP que tenho configurado no port forwarding é o 192.168.1.2, foi precisamente este IP que configurei no windows. A subnet mask foi 255.255.255.0 e a gateway foi o IP do router, verifiquei isso várias vezes e estava tudo certo.
Mas apenas perco ligação à web mesmo, porque consigo aceder perfeitamente a todas as máquinas ligadas ao router.
Mas dizes que para além disto não é preciso qualquer configuração adicional no router? Basta apenas no Windows mesmo?
Então talvez tenha a ver apenas com DNS não? Mantive os DNS como automatico, assumi que mesmo que o servidor de DHCP do router não me atribuisse um IP dinamico me iria enviar os ips dos servidores de DNS. Será que não funciona assim? Será que tenho que colocar os DNS manualmente? E quais, tenho que pôr os do ISP ou defino o IP do router também como servidor DNS?
Mais uma vez peço desculpa pelo offtopic. |
|
Voltar acima |
|
|
v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
|
Colocada: 27 Abr 2007 18:35 Assunto: |
|
|
neca escreveu: | NARS Obrigado pela resposta, mas foi mesmo isso que eu fiz!
O meu router tem o IP 192.168.1.1 e o IP que tenho configurado no port forwarding é o 192.168.1.2, foi precisamente este IP que configurei no windows. A subnet mask foi 255.255.255.0 e a gateway foi o IP do router, verifiquei isso várias vezes e estava tudo certo.
Mas apenas perco ligação à web mesmo, porque consigo aceder perfeitamente a todas as máquinas ligadas ao router.
Mas dizes que para além disto não é preciso qualquer configuração adicional no router? Basta apenas no Windows mesmo?
Então talvez tenha a ver apenas com DNS não? Mantive os DNS como automatico, assumi que mesmo que o servidor de DHCP do router não me atribuisse um IP dinamico me iria enviar os ips dos servidores de DNS. Será que não funciona assim? Será que tenho que colocar os DNS manualmente? E quais, tenho que pôr os do ISP ou defino o IP do router também como servidor DNS?
Mais uma vez peço desculpa pelo offtopic. |
Boas! No dns preferido (primario) do windows (config do protocol tcp/ip) mete a gateway do router e ja fica a funcionar. (192.168.1.1) _________________
Netgear DG834G
USR9105 |
|
Voltar acima |
|
|
neca
|
Colocada: 28 Abr 2007 15:58 Assunto: |
|
|
Yep é isso mesmo, já mudei o DNS para o IP do router e já está a funcionar como deve ser.
Obrigado pela ajuda |
|
Voltar acima |
|
|
v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
|
Colocada: 28 Abr 2007 16:40 Assunto: |
|
|
Na boa! _________________