Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
varejo
Registo: 26 Mar 2007 Mensagens: 50
|
Colocada: 26 Mar 2007 03:24 Assunto: Thread sobre ITED!!! |
|
|
Boas, vejo alguma confusão neste topico, o sistema de tomadas "telefonico" que originou este topico ainda existe, que é denominado por sistema RITA; o sistema que veio substituir o RITA foi o sistema ITED pelo qual eu sou tecnico responsavel projectista e instalador inscrito na ANACOM.
No ITED toda a instalacao é feita com tomadas RJ45 e cabos UTP cat.5E todos ligados em estrela a um ATI.
Quem tiver duvidas como as que originaram este topico e pelas respostas que ainda criaram mais confusao, na medida do possivel vou tentar responder ás duvidas que tiverem!!! |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 26 Mar 2007 03:24 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 26 Mar 2007 09:21 Assunto: |
|
|
Dizes bem..mas eu acrescento: deveria ser assim, mas não é
No meu prédio, que tem coisa de 6 anos, as tomadas são todas RJ11, e a topologia não é em estrela. É um bus (de uma tomada passa para a seguinte e por aí a fora) _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 26 Mar 2007 10:34 Assunto: |
|
|
Dracula escreveu: | topologia não é em estrela. É um bus (de uma tomada passa para a seguinte e por aí a fora) |
cascata |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
|
Colocada: 26 Mar 2007 10:42 Assunto: |
|
|
varejo escreveu: | Boas, vejo alguma confusão neste topico, o sistema de tomadas "telefonico" que originou este topico ainda existe, que é denominado por sistema RITA; o sistema que veio substituir o RITA foi o sistema ITED pelo qual eu sou tecnico responsavel projectista e instalador inscrito na ANACOM.
No ITED toda a instalacao é feita com tomadas RJ45 e cabos UTP cat.5E todos ligados em estrela a um ATI.
Quem tiver duvidas como as que originaram este topico e pelas respostas que ainda criaram mais confusao, na medida do possivel vou tentar responder ás duvidas que tiverem!!! |
por acaso outro dia estive a ler o manual do ITED..
ainda é grandito.. tive de ver uma coisa sobre os valores do cabos coaxiais.
http://www.icp.pt/template12.jsp?categoryId=114761
sem duvida que se todos os prédios fossem já segundo as "novas" normas tudo seria mais fácil.. eu tenho de passar cabo de telefone e cabo coaxial por cima da portas e rodapés.. como é que era plausível antigamente terem apenas um ponto de tv.. ainda hoje vopu ter de montar um amplificador para as 5 tv |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
|
Colocada: 26 Mar 2007 10:57 Assunto: |
|
|
um ati..
isto sim.. ja preparado para tv por cabo (CATV), TDT (MATV), e redes de telefones separadas.
|
|
Voltar acima |
|
|
varejo
|
Colocada: 26 Mar 2007 12:52 Assunto: |
|
|
Dracula escreveu: | Dizes bem..mas eu acrescento: deveria ser assim, mas não é
No meu prédio, que tem coisa de 6 anos, as tomadas são todas RJ11, e a topologia não é em estrela. É um bus (de uma tomada passa para a seguinte e por aí a fora) |
Boas, o sistema da tua casa é o RITA, o ITED entrou em vigor para todas as instalaçoes a partir de 01/01/2005, neste momento ainda existe predios em construcao com o antigo sistema RITA pq o projecto entrou na camara ate 31/12/2004, pq os que entraram a partir de 01/01/2005 obrigatoriamente ja sao ITED!! |
|
Voltar acima |
|
|
varejo
|
Colocada: 26 Mar 2007 12:57 Assunto: |
|
|
Illusion4u escreveu: | um ati..
isto sim.. ja preparado para tv por cabo (CATV), TDT (MATV), e redes de telefones separadas.
|
Boas, no ATI ja tens tudo separado, CATV SMATV DDC pares de cobre, e ja tem por baixo do ATI uma caixa futura,"vazia", para se kiserem colocarem ai 1 modem router e fazerem a LAN sem andarem a colar cabos!!!
ATI= armario de telecomunicações individual, o que é na practica 1 mini-bastidor!! |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
|
Colocada: 26 Mar 2007 12:59 Assunto: |
|
|
e que devia ser assim à mais tempo.. |
|
Voltar acima |
|
|
G@MES
Registo: 22 Mar 2007 Mensagens: 373
|
Colocada: 26 Mar 2007 13:41 Assunto: |
|
|
varejo escreveu: | Illusion4u escreveu: | um ati..
|
Boas, no ATI ja tens tudo separado, CATV SMATV DDC pares de cobre, e ja tem por baixo do ATI uma caixa futura,"vazia", para se kiserem colocarem ai 1 modem router e fazerem a LAN sem andarem a colar cabos!!!
ATI= armario de telecomunicações individual, o que é na practica 1 mini-bastidor!! |
Era isso que eu ia dizer, ou seja um bastidor. |
|
Voltar acima |
|
|
varejo
|
Colocada: 26 Mar 2007 18:40 Assunto: |
|
|
Boas, tem aqui um ATI obrigatorio no ITED, como podem ver é um "mini" bastidor, em que temos 1 repartidor de CATV outro de SMATV e o DDC de pares de cobre tudo a Cat.5E, ligado em estrela por meio de chicotes, se se configura como quiserem, a nivel de coaxial nas salas existe uma ZAP (zona de acesso previligiado), em que podemos com 1 powerbox distribuir o sinal descodificado para a casa toda, ou escolher as que queremos as varias tecnologias!!!
http://www.teleflex.pt/CaixasArmATI_ATI468.html |
|
Voltar acima |
|
|
novonovo
Registo: 17 Abr 2007 Mensagens: 1
|
Colocada: 17 Abr 2007 12:59 Assunto: |
|
|
A JSL tambem tem uns ATIs muito evoluidos, pelo menos a ver pelo catalogo ITED deles . Saquei em http://www.jsl-online.net/noticias/JSL-ITED.pdf
Liguei para a fabrica e um tecnico de lá informou-me que vao lançar um ATI já com um Modem Router integrado no ATI ou pelo menos com espaço para se colocar um, e até o modem Triple play da TvCabo. Já viram isto? ...acho que vou comprar outra casa!!!! |
|
Voltar acima |
|
|
varejo
|
Colocada: 17 Abr 2007 23:17 Assunto: |
|
|
novonovo escreveu: | A JSL tambem tem uns ATIs muito evoluidos, pelo menos a ver pelo catalogo ITED deles . Saquei em http://www.jsl-online.net/noticias/JSL-ITED.pdf
Liguei para a fabrica e um tecnico de lá informou-me que vao lançar um ATI já com um Modem Router integrado no ATI ou pelo menos com espaço para se colocar um, e até o modem Triple play da TvCabo. Já viram isto? ...acho que vou comprar outra casa!!!! |
Boas, 1º os ATI´s tem de ser construídos de acordo com as normas vigentes, por isso todos tem de ser evoluídos, senao nao são certificados, e como tal não poderao ser instalados.
2º isso de virem ja com modem, é tanga pq os ATI só tem 1 medida normalizada, mas como o ITED prevê uma caixa futura no minimo 1 caixa I1 "caixa normal de tomadas vazia", o que os bons técnicos fazem é colocar por baixo do ATI + uma caixa de ATI desequipada, para se poder colocar á vontade os equipamentos activos. |
|
Voltar acima |
|
|
varejo
|
Colocada: 22 Mai 2007 20:20 Assunto: Thread sobre ITED!!! |
|
|
Boas, este é um tema ainda pouco divulgado, mas o ITED já entrou em vigor desde 01/01/2005 para os todos novos projectos de edifícios, substituindo o anterior RITA.
Portanto resolvi criar esta thread, por ser um tema interessante, visto estar a ser implementado em todos os prédios novos.
Basicamente a grande vantagem do ITED é a cablagem de pares de cobre ser toda ligada em estrela (um cabo por tomada), e não em cascata (serie) como acontecia no RITA.
A infrastutura é toda feita a Cat.5E com tomadas RJ45, indo todas as tomadas ligar a um ATI "armario de telecomunicações individual" (mini-bastidor), onde por exemplo se pode colocar um modem-router e fazer a LAN, e por meio de chicotes atribuir dados ou telefone a qualquer tomada.
com o ITED acabaram as colagens de cabos de rede pela casa fora!!!
|
|
Voltar acima |
|
|
v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
|
Colocada: 22 Mai 2007 22:32 Assunto: |
|
|
Maravilha _________________