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ZeColmeia
Registo: 26 Jan 2007 Mensagens: 1
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Colocada: 26 Jan 2007 12:26 Assunto: Quem é dono do Router? + Que raio de segurança é esta? |
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Cumprimentos a todos os leitores!
Esta mensagem é um misto de indignação + um abrir de olhos para os utilizadores do serviço Clix ADSL / Clix SmarTv...
Instalaram-me o Clix SmarTv há poucas semanas (não vamos falar sequer do serviço de instalação que foi bom... quer dizer razoável... quer dizer, não foi mau... Pronto, ok, foi mesmo fraquinho....).
De qualquer maneira: a meu pedido (e não por iniciativa dos senhores que instalaram o modem/router), os senhores dignaram-se a dar-me a passoword do user Admin (que eles mudaram da standard). Ora parece-me, que sendo o modem/router MEU isto não é um favor que me fazem, mas uma obrigação. Parece-me também que não elucidar as pessoas dos perigos de ter uma password standard para TODOS os modems clix que são instalados não é muito inteligente (estou a utilizar um eufemismo mais uma vez).
E daqui vem o abrir de olhos: meus amigos! Para quem não tem acesso ao seu próprio modem/router ou quem nunca se preocupou em saber a password de administração deste, para quem nunca a mudou! Sabem o que é preciso para aceder ao vosso modem e potencialmente à vossa rede interna e inclusivé a apanhar todas as vossas passwords privadas que não estejam encriptadas? O vosso ip! Sabem como é facil obter um ip de um utilizador?
Acho escandaloso que se proceda desta maneira. Se o utilizador é informado tem o bom senso de mudar a password. Se não é arrisca-se potencialmente a... muito.
Já agora: também compreendo o ponto de vista da CLIX. Querem conseguir fazer updates de firmware e configurações aos modems/routers sem "incomodar o cliente" ou sem que o cliente "tenha que se preocupar". E querem impedir que os utilizadores façam asneiras na configuração assim dando mais trabalho ao pessoal técnico da clix... Aos senhores que assim pensam, eu digo pensem outra vez porque esta não é a solução.
A todos os utilizadores: mudem a password standard do router.
Aprendam a alterar as configurações. Não tenham medo de fazer asneiras. É assim que se aprende. O serviço técnico do CLIX existe para solucionar problemas e têm a obrigação de o fazer, não vos estão a fazer favor nenhum quando telefonam para lá.
Muito obrigado e um bom dia. |
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AdSense
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Colocada: 26 Jan 2007 12:26 Assunto: Anúncios Google AdSense |
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EinZteiN
Registo: 19 Out 2006 Mensagens: 37 Localização: Porto, Portugal
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Colocada: 26 Jan 2007 22:43 Assunto: |
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idem aspas...
o que fiz foi hard-reset ao router e usar a pass default que vem no manual!!
Depois, basta pores a porta que ligas à smartTV em PVC3...
Se precisares de ajuda a configurar, avisa que há montes de ppl por aqui que te pode ajudar!
Abraço,
~EinZteiN _________________ /dev/null |
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Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
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Colocada: 27 Jan 2007 10:18 Assunto: |
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Depois queixem-se de problemas no serviço à clix, que logo vem a resposta que levam
Essa de aceder à nossa rede interna é muito a fixe _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
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fc
Registo: 31 Mai 2006 Mensagens: 212
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Colocada: 27 Jan 2007 12:57 Assunto: |
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Dracula escreveu: | Depois queixem-se de problemas no serviço à clix, que logo vem a resposta que levam
Essa de aceder à nossa rede interna é muito a fixe |
não é que seja politica da empresa aceder à rede interna dos clientes, mas eu não fico descansado a saber que pessoas que provavelmente são subcontratadas a outras empresas e que hoje estão na clix e amanhã estão noutro lado qualquer podem ter acesso ao meu router de forma indiscriminada, com capacidade para abrirem portas se muito bem entenderem.
da mesma forma que ninguém deve gostar que alguém que trabalhe num banco saiba o pin do seu cartão multibanco. Eu quando compro uma fechadura para a porta da minha casa não deixo uma chave no vendedor para se existir algum problema ele poder abrir a porta sem eu me chatear. Basicamente é isso. |
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viriatus
Registo: 19 Out 2005 Mensagens: 80
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Colocada: 29 Jan 2007 19:36 Assunto: |
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acho que apenas é possível aceder ao menu do router através de um ip externo se a opção estiver activa, senão apenas dá com um ip interno. A questão é saber se isso vem activo ou não. Mas por default acho que não vem activa, pelo menos na grande maioria dos routers. |
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fc
Registo: 31 Mai 2006 Mensagens: 212
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Colocada: 30 Jan 2007 07:40 Assunto: |
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o router xavi para smartv vem configurado com permissão para acesso por telnet apenas externo!!!! Ou seja apenas de fora é que se consegue aceder à consola do router, é assim que ele é configurado pelos técnicos da clix. |
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jasonpowa
Registo: 18 Jan 2007 Mensagens: 9
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Colocada: 01 Fev 2007 23:14 Assunto: |
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EinZteiN escreveu: | idem aspas...
o que fiz foi hard-reset ao router e usar a pass default que vem no manual!!
Depois, basta pores a porta que ligas à smartTV em PVC3...
Se precisares de ajuda a configurar, avisa que há montes de ppl por aqui que te pode ajudar!
Abraço,
~EinZteiN |
Mas isso mudou-te a pass de admin ou de user?
Eu queria a pass e login de admin para conseguir usar o reconectar_router para as HH.
Esta história de "ser mais facil para eles controlarem o que se passa no router" tem muito que se lhe diga... Querem anular este esquema de HH eternas... FDP |
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Red_Beret
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 1082
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Colocada: 02 Fev 2007 00:06 Assunto: |
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jasonpowa escreveu: |
Esta história de "ser mais facil para eles controlarem o que se passa no router" tem muito que se lhe diga... Querem anular este esquema de HH eternas... FDP |
Que raio é que isso tem a ver com o assunto em discussao? _________________
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SpiKe.Blck
Registo: 23 Jan 2007 Mensagens: 10
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Colocada: 02 Fev 2007 16:45 Assunto: |
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Eu tenho SmartTV e tenho acesso ao meu router por admin! Então como é que raio é que configuram o router sem ter acesso a ele? |
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v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
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Colocada: 02 Fev 2007 20:36 Assunto: |
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Nao tenho smartv mas acho que voces fazem muito bem. Se o equipamento esta comprado e nao em regime de aluguer podem e devem alterar essas pw's. _________________
Netgear DG834G
USR9105 |
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jasonpowa
Registo: 18 Jan 2007 Mensagens: 9
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Colocada: 03 Fev 2007 10:42 Assunto: |
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SpiKe.Blck escreveu: | Eu tenho SmartTV e tenho acesso ao meu router por admin! Então como é que raio é que configuram o router sem ter acesso a ele? |
Não. Tens é acesso como user. Podes mudar a NAT e mais umas coisas.
Mas não tens acesso a tudo! |
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SpiKe.Blck
Registo: 23 Jan 2007 Mensagens: 10
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Colocada: 04 Fev 2007 08:29 Assunto: |
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Não eu tenho acesso em admin. Repara na pic:
Não se se esqueceram de alterar a pass no meu router...
Abraço |
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jasonpowa
Registo: 18 Jan 2007 Mensagens: 9
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Colocada: 05 Fev 2007 11:53 Assunto: |
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Isso entao ou foi cunha ou descuido.
Eles tem essa politica de nao deixarem mexer em tudo...
Vou fazer um hard reset ao meu router... |
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patchwork
Registo: 19 Jul 2006 Mensagens: 8
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Colocada: 15 Fev 2007 23:58 Assunto: |
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Aconteceu o mesmo comigo, depois de a equipa de instalação se ter ido embora tentei aceder à administração do router e percebi que o acesso era negado.
A resolução é muito simples: o utilizador normal tem acesso entre outras funções à de backup.
Basta efectuar o backup, abrir o ficheiro com um editor simples de texto (tipo notepad) e fazer um pesquisa com o único dado que conhecemos - o nome do administrador: Admin (penso eu...). A password está perto do resultado da pesquisa... vão ficar impressionados com a simplicidade ;o) |
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migvas
Registo: 07 Fev 2007 Mensagens: 2
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Colocada: 16 Fev 2007 08:25 Assunto: |
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nao tenho a opção de backup |
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