Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Patagoncio Administrador
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 1421 Localização: Normalmente em casa
|
Colocada: 25 Jan 2007 02:36 Assunto: |
|
|
Viva
jpms84 escreveu: | acabei de telefonar mais uma vez para a clix...
e o que me disseram quando expliquei que durante 1 ano tive net a 4mega.. disseram que as centrais foram alteradas e que apartir de agora o maximo que a mnha linha aguenta é 1mega... ridiculo. |
jpms84 escreveu: | alguem tem explicação para isto?? |
Bem, vou tentar. A realidad é que, como sabe quem acompanha a história deste fórum desde o início, havia muitas situações de clientes sincronizarem a XXMb e a velocidade real de download equivalia a yyKB, o que era apenas uma parte do valor a que se devia fazer download.
Dando um exemplo mais concreto, um cliente síncrono a 4Mb deveria fazer download a 400KB no mínimo mas a realidadde poderia ser estar a fazer downloads a 50KB no máximo por exemplo.
Ou seja, uma ligação aguentava-se estável, mesmo com um SNR de por exemplo 4 ou 5db, mas com bastantes erros na linha e consequente velocidade de download diferente da que deveria ter e quem está neste fórum desde o início sabe que a grande maioria das reclamações era exactamente essa (basta ir aos tópicos mais antigos ver, pois ainda estão online).
A automatização das centrais acabou com isso. A central "joga" com determinados valores (atenuação, snr, power, etc) e mediante essa informação coloca-te ao máximo REAL que a tua linha suporta de modo estável.
Daí a baixa nalguns casos. Uns mais radicais (como o teu de 4 para 1) outros mais ligeiros, mas sempre de modo a garantir uma velocidade real de acordo com os valores de sincronismo da linha.
Noutros casos como o do dowhile, está bastante melhor, e vários assim o estão.
Lusitano escreveu: | O que eu tenho reparado é que esse novo sistema em que as centrais ajustam automaticamente a velocidade tem dado alguns problemas a alguns clientes, noutros até melhorou, mas são mais os problemas causados que as melhorias. |
Felizmente a realidade é bem diferente, e podem-se ver pelas reclamações dessas situações aqui no fórum, que reduziram drasticamente desde então (tirando os casos recentes de congestionamentos nas centrais).
Neste momento já há bastante menos gente a reclamar que a velocidade real não corresponde à de sincronismo (e quando assim acontece, é mesmo avaria e agora sim, é tratada como deve de ser. Antes nem por isso...)
Há mais gente que queria mais sincronismo, é um facto, mas esta situação de velocidade real ser diferente dade sincronismo já não acontece com nem um quinto da frequência que acontecia.
jpsfs escreveu: | Não sei se é o caso, mas reparem, a distância física à central é a mesma, mas agora pode passar por mais metros de cabo antes de chegar a vossa casa. |
Efectivamente não é isso, pela simples razão que por muitas obras que existam à volta, o lacete desde o vosso prédio à central é único (vantagem do ADSL vs Cabo, onde é partilhado) e por isso nunca se altera (a não ser em casos muito excepcionais, como fogos que destroem as linhas e seja necessário encaminhar por outro local o sinal).
"jpsfs escreveu: | "]Outra coisa que pode influenciar muito é que agora há mais users e por isso perderam velocidade. |
A quantidade de users numa central não afecta o valor de sincronismo, esse é sempre o mesmo, variando consoante as condições do cobre / estado do modem no momento em que o modem "ganha" sincronismo.
jpms84 escreveu: | é a ganância de querer ter mais clientes....
não sei ate que ponto devia ser legal existir o "até" 24mb.. visto que nem 5% da população portuguesa os pode obter.. é so pa enganar. |
Quanto à ganância, ninguém trabalha para aquecer, mas no teu caso o número de clientes não intrefere em nada.
Quanto à questão do "até", já foi mais que debatido aqui, e a conclusão "breve" é sim, é legal. A partir daí já não sei muito...
mancha negra escreveu: | qq outro servidor te vai dar o mesmo. a linha física é da PT. |
Não obrigatóriamente. No caso dos sapos e telepacos, o que costumavam (não sei se ainda o fazem) fazer é colocar pequenos amplificadores de sinal na linha, mas na prática, falando por experiência prória, é mandar areia para os olhos. Um amplificador mostra ao modem "estás a sincronizar a 4Mb". Tu olhas práquilo todo contente "epá, tenho 4Mb e no clix só tinha 1Mb" e vais fazer os testes de velocidade de download e na realidade tens mesmo o 1Mb, apesar do modem te "mostrar" 4Mb. Em termos gerais, isto aconteceu-me em 4 linhas, por isso considero essa trafulhice um mandar areia para os olhos...
Espero ter ajudado pelo menos a esclarecer melhor o porquê da situação.
Pessoalmente, a mudar, sugiro-te a mudar mesmo de tecnologia. Algo que não o ADSL. UMTS por exemplo. Estuda como é a cobertura 3G na tua casa e vê se te compensa.
Cumps Pata _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
Causa: Estás numa ambulância.
Solução: Não te mexas; possível coma alcoólico. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 25 Jan 2007 02:36 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 25 Jan 2007 08:51 Assunto: |
|
|
aqui na Maia, UMTS é bom, de 1 a 5 dou-lhe 4.
tens smp akele operador que todos nos sabemos.. por cabo.. |
|
Voltar acima |
|
|
jpms84
Registo: 15 Jan 2006 Mensagens: 132 Localização: Maia
|
Colocada: 25 Jan 2007 10:31 Assunto: |
|
|
O problema é que eles vinham a minha casa... e durante 15 dias... tinha net a 2MB com 20 dB de SNR. Agora nem isso.
Desde a primeira semana de Janeiro que ta assim e nao resolvem nada.
Tou ligado a 1184kbps com 10,5 dB de SNR. |
|
Voltar acima |
|
|
jpms84
|
Colocada: 25 Jan 2007 10:33 Assunto: |
|
|
Claro que a mudar vai ser infelizmente para a netkaka... tecnlogia ADSL axo que nao vale a pena... embora tenha a sensação de que com a PT isto era capaz d ficar um pco melhor.
Pago 29.41€ e se calhar até consigo ter os 8MB do serviço.. mas nem peço tanto... se conseguir os 4MB ja fico satizfeito. |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 25 Jan 2007 14:15 Assunto: |
|
|
jpms84 escreveu: | Claro que a mudar vai ser infelizmente para a netkaka... tecnlogia ADSL axo que nao vale a pena... embora tenha a sensação de que com a PT isto era capaz d ficar um pco melhor.
Pago 29.41€ e se calhar até consigo ter os 8MB do serviço.. mas nem peço tanto... se conseguir os 4MB ja fico satizfeito. |
se com a PT ficasse melhor.. a culpa de estarees assim agora era da PT..
ou iam mudar a linha? |
|
Voltar acima |
|
|
zxcvb123
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 71
|
Colocada: 25 Jan 2007 16:00 Assunto: |
|
|
Patagoncio escreveu: | "jpsfs escreveu: | "]Outra coisa que pode influenciar muito é que agora há mais users e por isso perderam velocidade. |
A quantidade de users numa central não afecta o valor de sincronismo, esse é sempre o mesmo, variando consoante as condições do cobre / estado do modem no momento em que o modem "ganha" sincronismo. |
Sim e não.
O cabo que vai da central a casa não vai sozinho, normalmente é um cabo (binder) que tem vários condutores lá dentro, cada casa tem o seu parzinho.
O problema está no número de linhas que têm adsl activado nesse conjunto. Quanto mais linhas tiverem adsl mais crosstalk existe, a atenuação mantêm-se, mas o SNR baixa devido às interferências.
O total número de users na central pode não afectar o valor de sincronismo, mas o rácio entre número de linhas com adsl e sem têm influencia.
Crosstalk entre as diversas linhas dentro de um cabo. |
|
Voltar acima |
|
|
Patagoncio Administrador
|
Colocada: 25 Jan 2007 18:19 Assunto: |
|
|
interessante... thx _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
|
Voltar acima |
|
|
jpms84
|
Colocada: 25 Jan 2007 22:28 Assunto: |
|
|
neste momento estou ligado a 896kbps... com 14 dB SNR
nada mau para quem ja teve 4mega... e para quem no inicio de janeiro tinha 2048kbps a ~20dB SNR |
|
Voltar acima |
|
|
andyrock
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 413 Localização: Póvoa de Varzim
|
Colocada: 25 Jan 2007 22:48 Assunto: |
|
|
Citação: | Bem, vou tentar. A realidad é que, como sabe quem acompanha a história deste fórum desde o início, havia muitas situações de clientes sincronizarem a XXMb e a velocidade real de download equivalia a yyKB, o que era apenas uma parte do valor a que se devia fazer download.
Dando um exemplo mais concreto, um cliente síncrono a 4Mb deveria fazer download a 400KB no mínimo mas a realidadde poderia ser estar a fazer downloads a 50KB no máximo por exemplo. |
Isto não foi o que aconteceu... A gestão agora é automática mas limita-se ao sincronismo, nada tem a ver com a velocidade de transferencia.
A velocidade de transferencia se melhorou foi por outros motivos. No meu caso baixou nos ultimos meses, e a de sincronismo manteve-se... Contenções e congestionamentos devem ser as causas.
Quanto ao resto ok..
Algumas velocidades desceram porque anteriormente haviam patamares e como tal se podia ter margem SNR a 3 ou 4dB como referes. Agora no momento do sincronismo a margem é de 10dB, diminuindo a velocidade comparativamente a sincronismos a 3 ou 4dB. _________________ SMC 7904WBRA | FW: 0.53 | UP: 1134kbps | Down: 20626kbps @ CLIX |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 25 Jan 2007 23:00 Assunto: |
|
|
andyrock: Penso que o que o Patagoncio quer dizer é que uma linha "forçada" a sincronizar a mais velocidade e com snr muito baixo pode ter muitos erros de comunicação e isso fazer com que a velocidade real de download e latências fiquem bastante prejudicadas... |
|
Voltar acima |
|
|
jpms84
|
Colocada: 25 Jan 2007 23:32 Assunto: |
|
|
só mais uma pergunta.. vou ficar sem o meu e-mail clix nao vou? |
|
Voltar acima |
|
|
Patagoncio Administrador
|
Colocada: 25 Jan 2007 23:51 Assunto: |
|
|
Desculpa andyrock, mas para ser sincero, não percebi em que parte é que contrarias o que digo.
andyrock escreveu: | A gestão agora é automática mas limita-se ao sincronismo, nada tem a ver com a velocidade de transferencia. |
Patagoncio escreveu: | A automatização das centrais acabou com isso. A central "joga" com determinados valores (atenuação, snr, power, etc) e mediante essa informação coloca-te ao máximo REAL que a tua linha suporta de modo estável. |
Não sei se fui explícito ou se não percebeste, mas para esclarecer, estou efectivamente a falar do sincronismo equivaler à velocidae real de download.
Daí não compreender em que ponto me estás a contrariar...
NARS escreveu: | andyrock: Penso que o que o Patagoncio quer dizer é que uma linha "forçada" a sincronizar a mais velocidade e com snr muito baixo pode ter muitos erros de comunicação e isso fazer com que a velocidade real de download e latências fiquem bastante prejudicadas... |
Nem mais.
Uma linha que aguente 3Mb podia ser "forçada" a sincronizar a 4Mb por exemplo, mas a real taxa de download iria equivaler se tanto a 1Mb por exemplo.
A automatização fez com que se a linha aguenta 3Mb, esta sincroniza a 3Mb, e não havendo agora erros de transmissão, o download passa a equivaler mesmo aos 3Mb (ou seja, com a baixa de sincronismo até ao fim dos erros, na maioria dos casos ganha-se em velocidade real).
Fui mais claro? _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
|
Voltar acima |
|
|
Patagoncio Administrador
|
Colocada: 25 Jan 2007 23:53 Assunto: |
|
|
jpms84 escreveu: | só mais uma pergunta.. vou ficar sem o meu e-mail clix nao vou? |
Sim ou não, conforme quiseres.
Sim, se deixares o alias na conta que vais cancelar.
Não se migrares o alias para uma conta clix free por exemplo. _________________ Sintoma: A discoteca mexe-se muito, toda a gente está vestida de branco e a música já começa a ser repetitiva.
|
Voltar acima |
|
|
jpms84
|
Colocada: 26 Jan 2007 00:27 Assunto: |
|
|
Patagoncio escreveu: | jpms84 escreveu: | só mais uma pergunta.. vou ficar sem o meu e-mail clix nao vou? |
Não se migrares o alias para uma conta clix free por exemplo. |
explica la isso melhor por favor..
é que ja quando trokei da sapo para a clix.. fikei sem o mail da sapo sem contar... o que me criou bastante transtorno mesmo... muitos registos tive de fzr de novo etc... e nao me devolveram.. nao sei ate q ponto isso devia ser legal :\ |
|
Voltar acima |
|
|
mancha negra
Registo: 01 Jun 2006 Mensagens: 460 Localização: V. N. Gaia
|
Colocada: 26 Jan 2007 00:40 Assunto: |
|
|
jpms84 escreveu: | Patagoncio escreveu: | jpms84 escreveu: | só mais uma pergunta.. vou ficar sem o meu e-mail clix nao vou? |
Não se migrares o alias para uma conta clix free por exemplo. |
explica la isso melhor por favor..
é que ja quando trokei da sapo para a clix.. fikei sem o mail da sapo sem contar... o que me criou bastante transtorno mesmo... muitos registos tive de fzr de novo etc... e nao me devolveram.. nao sei ate q ponto isso devia ser legal :\ |
bem. legal?????? ilegal?????
o espaço é deles e tu aluga-lo. todos os meses pagas para manter o serviço. não faz sentido deixares de pagar e continuar com os previlegios. para isso é que servem os gmail e coisas semelhantes. com esses, esse tipo de problemas não existe.
podes sempre manter o mail, com o mesmo espaço de armazenamento e tudo, se continuares a pagar a mensalidade. terás sorte se te aceitarem o mesmo mail no clixfree (mas aí só tens 5 mega de espaço. isto é: um video, e que não seja muito grande). _________________ http://verde382u.blogspot.com/
Uma lufada de ar verde! |
|
Voltar acima |
|
|
|