Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

AOLYNK DR814 e Print Server LONGSHINE PS 101-2

 
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
Aok



Registo: 12 Jan 2007
Mensagens: 3

MensagemColocada: 13 Jan 2007 02:07    Assunto: AOLYNK DR814 e Print Server LONGSHINE PS 101-2 Responder com citação

Aceitando a informação de uma loja de informática comprei um print server (Longshine PS 101-2) para estabelecer a ligação usb de uma impressora inkjet HP 5550 a uma futura rede de 2 computadores. Neste momento um dos computadores está ligado à Internet (adsl clix) através de um modem router AOLYNK DR814.
A configuração da rede através do computador ligado ao modem router não apresentou dificuldade, tendo feito os ajustes (Windows XP) através do painel de controlo -» Ligações de rede -» Ligação de área local -» Propriedades do TCP/IP onde estabeleci endereço IP = 192.168.1.8, máscara de sub-rede = 255.255.255.0, gateway predefinido = 192.168.1.1. Os servidores DNS foram os indicados pela clix.
Usando o Mozilla Firefox entrei em http:// 192.168.1.1 e fiz as configurações indicadas no manual do router e eis a ligação à Internet a funcionar na maior.
Depois tentei, sem sucesso, fazer com que o print server seja identificado pela rede.
O print server foi ligado a uma porta LAN do router, cujos leds acendem (o do router e o do print server) parecendo indicar que a ligação eléctrica foi estabelecida correctamente. Está também ligado à impressora através de um cabo USB. E naturalmente tem a fonte de alimentação ligada. Os LED’s da ligação USB e do status estão acesos.
Para configurar o print server socorri-me do CD que vinha com o equipamento.
O Network print server setup não localiza o equipamento impedindo a continuação da instalação da impressora.
O manual do print server indica:
IP address: 192.168.0.10
Subnet Mask: 255.255.255.0
O AOLYNK permite a atribuição dinâmica de endereços IP privados de 192.168.1.2 a 192.168.1.51.

Como fazer com que o AOLYNK identifique o print server?
Os dois equipamentos não funcionam em conjunto?
Devo dizer que a maior parte dos comandos disponíveis na página do router parecem-me chinês como por exemplo o menu LAN/PVC.
Espero que a questão seja compreensível para os especialistas que pelo fórum espalham o seu saber. Todas as sugestões são bem-vindas.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense






MensagemColocada: 13 Jan 2007 02:07    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 13 Jan 2007 05:51    Assunto: Responder com citação

O problema está provávelmente em o printserver não estar com um IP na mesma gama que o PC e o router (192.168.0.x vs 192.168.1.x), isto faz com que não se consigam comunicar, altera os IP's de modo a ficarem todos na mesma gama (ao mudares o IP do PC para 192.168.0.x já deverás conseguir aceder ao printserver e deve haver alguma configuração nele para mudar o IP dele, podes então mudar para 192.168.1.x ou então mudas PC e router para 192.168.0.x).
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Enviar e-mail Visitar a página web do utilizador
Aok



Registo: 12 Jan 2007
Mensagens: 3

MensagemColocada: 13 Jan 2007 15:51    Assunto: Responder com citação

Obrigado!
Resolvi o problema e já tenho acesso à impressora, via print server, com a mesma rapidez que tinha quando ligava directamente a uma porta USB do PC .
Aqui vai uma reflexão por poder ser útil a alguém.
Não conseguia resolver a situação pelo seguinte: O PC e o AOLYNK estavam com um IP na gama 192.168.1..... Como o print server estava em 192.168.0.x não havia comunicação. Era preciso alinhar os 3 equipamentos na mesma faixa mas a coisa não estava fácil. Quando mudava o IP do PC para 192.168.0.x este deixava de aceder ao AOLINK e consequentemente ao print server que estava ligado a uma porta LAN do router.
Se, com o PC em 192.168.1.x +1, entrava no AOLYNK (192.168.1.x) e alterava o seu IP para 192.168.0.x tal não permitia a gravação da configuração em SAVE. Ainda que na configuração da rede, no PC, mantivesse o IP deste em 192.168.0.x+1 já não conseguia aceder ao AOLYNK por razão desconhecida. Tinha então que fazer reset ao router. Era um circulo vicioso.
Como resolvi a questão? Simplesmente na configuração da rede em vez de introduzir manualmente o endereço IP do PC e o Gateway predefinido, como manda o guia de instalação do modem/router da clix, optei por “obter automaticamente um endereço IP”. Com esta mudança passei a poder aceder ao AOLYNK já em 192.168.0.x e consequentemente ao print server em 192.168.0.10.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Equipamentos Todas as horas são GMT
Página 1 de 1



 
Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum


Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados
 
Site alojado por:
ALOJ.NET