Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
oblah
Registo: 12 Nov 2005 Mensagens: 5
|
Colocada: 12 Nov 2005 22:07 Assunto: Valores de Linha (SNR, Attenuation, etc) |
|
|
Viva
Já frequento o forum há algum tempo, mas este é o meu primeiro post, visto terem-me activado o Clix ontem.
O meu problema é o seguinte, tenho o modem/router SmartAX MT 882 e tenho uns valores mesmo baixos de download. Está ligado ao computador (Winx XP) pela placa de rede. Como podem ver pela imagem:
Será que a minha instalação telefónica "sucks"? Os valores de upload estão normais (acho). Não entendo? Alguém?
Thanks |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 12 Nov 2005 22:07 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
boxopen
Registo: 13 Set 2005 Mensagens: 280
|
Colocada: 12 Nov 2005 22:50 Assunto: |
|
|
Ok... uma rapidinha...
Esses 45dB dizem que estás um bocado longe da central, mas o problema nem sequer me parece que seja esse.
O problema são esses 4.5dB de SNR... isso é muito baixo para um parâmetro "dado" - indirectamente - pela central.
Entretanto isso vai estar em modo teste durante uns dias mas, no entanto, telefona para lá porque isso não é normal.
Esse SNR down devia andar próximo do SNR up.
Outra despistagem: checka as ligações aí, tenta desligar tudo o que é aparelho e ligar apenas o modem directo à tomada, sem filtro... _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Editado pela última vez por boxopen em 12 Nov 2005 22:50, num total de 1 vez |
|
Voltar acima |
|
|
zxcvb123
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 71
|
Colocada: 12 Nov 2005 22:50 Assunto: |
|
|
Tens uma atenuação alta. Mas não é razão para sincronizares tão baixo.
Podes ter a instalação em casa em más condições, podes ter algum aparelho esquecido ligado sem filtro (alarmes), algum filtro estragado ou o cabo que chega a tua casa está em más condiçoes.
Se nunca tiveres adsl nessa linha podes testar algumas coisas:
Desligar todos os aparelhos da linha de telefone e os respectivos filtros, se o problema se mantiver. Exprimentar ligar na primeira ficha da casa (a mais perto do ponto de entrada).
Se nada disto melhorar a situação tens que telefonar para o suporte tecnico para ver se alguem vai aí a casa.
É que esses valores tão baixos... tens que haver alguma razão para tanto ruido na linha não pode ser só da distância (atenuação). |
|
Voltar acima |
|
|
mariosimas
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 5
|
Colocada: 13 Nov 2005 00:00 Assunto: |
|
|
E qual é o teu parecer dos meus dados:
ReceiveAttenuation_dB<>22
ReceiveMargin_dB<>27
RxOutputPower_dBm<>0
SendAttenuation_dB<>9
SendMargin_dB<>25 |
|
Voltar acima |
|
|
Curioso
Registo: 10 Nov 2005 Mensagens: 46 Localização: Lisboa
|
Colocada: 13 Nov 2005 00:26 Assunto: |
|
|
boxopen escreveu: | Esses 45dB dizem que estás um bocado longe da central, mas o problema nem sequer me parece que seja esse. |
Pois, por aqui esse valor é de 52dB e no entanto o dowload é normal. O SNR é de 15.0dB. |
|
Voltar acima |
|
|
Pinguinho ™
Registo: 24 Out 2005 Mensagens: 93
|
Colocada: 13 Nov 2005 10:26 Assunto: |
|
|
Alguém sabe a diferença no "Data Path", que antes com o Sapo tinha como "Fast" e com o Clix passei a ter como "Interleaved".
Em termos práticos isto é o quê? (o "Data Path")
Se alguém souber explicações para os restantes itens apresentados nos routers, assim como valores normais, era positivo partilhar essa informação com o pessoal! |
|
Voltar acima |
|
|
boxopen
|
Colocada: 13 Nov 2005 12:40 Assunto: |
|
|
Pinguinho ™ escreveu: | Alguém sabe a diferença no "Data Path", que antes com o Sapo tinha como "Fast" e com o Clix passei a ter como "Interleaved".
Em termos práticos isto é o quê? (o "Data Path") |
Em termos práticos... é forma de verificação de erros na transmissão.
No fundo não passa disso mesmo, mas é uma redundância... e é a meu ver - considerando só a "net" - desnecessária!
Nas transferências dos pacotes (de dados) o Interleaved faz uma verificação dos erros de transmissão que o Fastpath não faz.
Isto traduz-se na introdução de uma latência (para verificações) na transmissão que, no mínimo, é sempre de cerca de 5ms ou mais.
É certo que com o Interleaved os erros CRC nunca são - potencialmente - tantos como com Fasthpath,
mas o TCP/IP já faz alguma correção de erros, pelo que ter dois métodos de correcção sobrepostos... enfim!
No entanto, como em tudo, é uma questão de compromisso... depende das "horas":
- se estiver a mandar uns "tirinhos" num jogo qualquer preferia que fosse Fastpath, MAS
- se estiver a fazer um download de um DVD com 4GB preferia que fosse Interleaved.
No caso concreto do Clix penso que há ainda uma variável adicional que eles consideraram...
É que para o TriplePlay o método Interleaved é o preferível porque permite "descartar" um erro não essencial na transmissão.
Em resumo:
O interleaved permite um acréscimo no controle e uma maior correcção dos dados à custa de aumento de latência na transmissão.
(apenas como referência, ambos os métodos são usados indiferentemente; por exemplo os espanhóis só usam o Interleaved) _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
Editado pela última vez por boxopen em 13 Nov 2005 13:04, num total de 1 vez |
|
Voltar acima |
|
|
boxopen
|
Colocada: 13 Nov 2005 13:15 Assunto: |
|
|
MFJ escreveu: | Eu na minha ligacao Novis/Clix tenho FastPath e nota-se muito a diferenca para o Interleaved, principamente em jogos online é giro jogar em servidores Sapo e ver utilizadores com ligacoes Sapo com pings superiores ao meu |
Eu ainda não consegui foi perceber como é que eles definem é a atribuição do Interleaved/Fastpath.
Parece que é variável... há zonas do Sapo e do Clix que fazem a ligação em Interleaved, há outras que fazem em Fastpath.
E, para aumentar mais a confusão, parece que não é dependente das linhas... é que há N gente que tinha uma e passou a ter a outra. _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
|
|
Voltar acima |
|
|
SkRyPTuS
Registo: 03 Nov 2005 Mensagens: 44
|
Colocada: 13 Nov 2005 15:18 Assunto: |
|
|
Já agora gostava de saber o que é q eu consigo ter. Tou com um Huawei MT882, e são estas as estatísticas:
Output Power - 9.9 dB
SNR Upstream - 26.1 dB
SNR Downstream - 32.5 dB
Attenuation Downstream - 6.5 dB
Attenuation Upstream - 15.0 dB
Gostava de saber o que é que vou conseguir ter
Eu pedi Clix 8Mb, mas avisaram-me que inicialmente seriam feitos testes à linha. Na página do Clix estou referido como cliente de Clix 8Mb, mas o modem está a 4092/412, portanto suponho que ainda estejam em testes. |
|
Voltar acima |
|
|
boxopen
|
Colocada: 13 Nov 2005 15:40 Assunto: |
|
|
Oh SkRyP,
Das duas, uma... ou trocaste aí os SNR com as atenuações ou então... estás mesmo à porta da central! _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
|
|
Voltar acima |
|
|
PCC
Registo: 13 Nov 2005 Mensagens: 8
|
Colocada: 13 Nov 2005 16:16 Assunto: |
|
|
Já agora se me podem dar uma ideia:
Downstream Margin: 8 db
Upstream Margin: 22 db
Downstream Line Attenuation: 29
Upstream Line Attenuation: 13
Não sei se isto é bom ou mau...
Cumps,
PCC |
|
Voltar acima |
|
|
CoolSpot
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 1
|
Colocada: 13 Nov 2005 18:14 Assunto: |
|
|
boxopen escreveu: | Oh SkRyP,
Das duas, uma... ou trocaste aí os SNR com as atenuações ou então... estás mesmo à porta da central! |
Já agora os meus dados:
Downstream Upstream
SNR Margin (dB): 31.2 31.0
Attenuation (dB): 5.0 0.0
Output Power (dBm): 13.0 0.0
Attainable Rate (Kbps): 11264 0
Rate (Kbps): 4088 415
Estou a ±550m em linha recta da central.
Estão normais os valores? Tenho o Clix 4Mb. |
|
Voltar acima |
|
|
v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
|
Colocada: 13 Nov 2005 19:05 Assunto: |
|
|
Eu tenho uma coisa esquisita pois tenho um atainable upstream elevadissimo...
VEjam:
Ja agora queria perguntar uma coisa em relação à ligaçao em casa. Queria melhorar aqui a qualidade de sinal pois ainda tenho tipo uns 20m de cabo até ao sitio do router.
Conheço varias lojas de electronica mas gosto de ir la ja a saber o que vou comprar. Entao, pedia a quem soubesse que me indicasse se ha fixas Rj11 (Blindadas/isoladas???) E também splitters para a tomada principal (blindados /isolados???)
Desde ja obrigado!
|
|
Voltar acima |
|
|
boxopen
|
Colocada: 13 Nov 2005 19:34 Assunto: |
|
|
Oh "blindado"... não te vai adiantar nada a blindagem!
Vai aí à coluna do prédio e repara como os fiozinhos do telefone nem sequer embaínhados estão. Ou seja, a menos que tenhas aí
campos magnéticos descomunais é que adiantaria alguma coisa, mas nesse caso aconselhava-te era a... mudares de casa!
Vá, outra coisa... essa attainable rate é fantástica!
Isso deve haver aí um erro qualquer, quanto mais não seja por causa do paradoxo de isso ser um valor maior que o próprio ADSL2+.
Para já para não falar que é no upstream, né?... pronto, junta-te aí ao ok_computer que tem também um modem com valores esquisitos. _________________ "In a world without walls and fences, who needs windows or gates?" [Linux+Apache+MySQL+PHP]*[OpenOffice+Opera+Gmail]*Clix
|
|
Voltar acima |
|
|
v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
|
Colocada: 13 Nov 2005 19:39 Assunto: |
|
|
Ja agora o bixo é um Router US ROBOTICS 9105.
O meu atainable de up e download ja andam assim ha um tempo. E como este router é Adsl2 consegue 12mbps. Agora realmente aquele upstream é q nao da com nada e ja ao tempo que anda com aquele atainable.
EHheeh viva o blindado!
Obg pela resposta. |
|
Voltar acima |
|
|
|