
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Red_Beret

Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 1082
|
Colocada: 29 Dez 2006 14:40 Assunto: OPA da Sonaecom à PT no fio da navalha |
|
|
Citação: |
A Autoridade da Concorrência (AdC) introduziu no documento final da operação a obrigação da Sonaecom adquirir no mínimo 90% da PT Multimédia (PTM), de modo a "fugir" aos estatutos da empresa que limitam os direitos de voto a 5%, através de uma OPA potestativa. Se esta alteração não se verificar não estarão reunidos os pressupostos para a operação avançar.
A Autoridade da Concorrência (AdC) introduziu no documento final da operação a obrigação da Sonaecom adquirir no mínimo 90% da PT Multimédia (PTM), de modo a "fugir" aos estatutos da empresa que limitam os direitos de voto a 5%, através de uma OPA potestativa. Se esta alteração não se verificar não estarão reunidos os pressupostos para a operação avançar.
No documento ontem divulgado por Abel Mateus, lê-se que caso a Sonaecom não adquira o mínimo de 90% da PTM "não estão reunidos os pressupostos da operação de concentração notificada, não sendo consequentemente aplicáveis nem a decisão da AdC nem, por maioria de razão, os compromissos previstos na mesma".
"Estas limitações estatutárias não afastam a possibilidade de a Sonaecom vir a adquirir o controlo exclusivo da PT e da PTM, na medida em que, por um lado, são condições da própria operação a eliminação das limitações constantes dos Estatutos da PT e, por outro, a aquisição de pelo menos 90% do capital social da PTM é suficiente para que a Sonaecom possa alterar os estatutos da PTM", refere a AdC no ponto 2398 da sua decisão final.
A introdução desta obrigação de adquirir pelo menos 90% da PT Multimédia, implica uma alteração da oferta da Sonaecom face ao que estipulou no registo preliminar da OPA junto da CMVM. O regulador dos mercados irá nos próximos dias proceder à análise do pedido de registo da Sonaecom e, durante esses dias, terá que decidir se adiciona a obrigação de pelo menos 90% da PTM ou se regista a oferta tal como ela surge no registo preliminar, violando assim o estipulado pela AdC.
Mesmo que opte pela primeira solução (registe a oferta com a obrigação de aquisição de 90% da PTM) a CMVM não contornará o problema, já que esta alteração deverá entrar em "choque" com o disposto no artigo 175, número 2, alínea a), do Código dos Valores Mobiliários, que estipula que "a publicação do anúncio preliminar obriga o oferente a lançar uma oferta em termos não menos favoráveis para os destinatários do que as constantes desse anúncio". O facto da condição de sucesso passar dos 50% mais uma acção na PT Multimédia, para os 90%, pode ser visto como um "termo menos favorável" para os accionistas da PT Multimédia.
A confirmar-se este facto, tal implicará que a OPA da Sonaecom ficará numa situação legal muito complicada e, provavelmente, perto da "morte".
Um dos "remédios" negociados entre a Sonaecom e a AdC obriga a primeira a vender uma das redes fixas. Devido aos estatutos da PTM, para proceder à venda da rede de cabo, a Sonae teria que obter autorização de uma assembleia geral da PT Multimédia. Ora, com os votos limitados a 5%, mesmo que a Sonaecom adquirisse uma posição de 70% na PT Multimédia não poderia, sozinha, garantir a venda desta rede. Mesmo que a operadora nortenha optasse por ficar com a PTM, vendendo em alternativa a PT Comunicações, ficaria dona de uma empresa, mas sem a sua gestão, já que não poderia tomar quaisquer decisões sem a aprovação dos restantes accionistas da PT Multimédia.
Esta obrigação de aquisição de pelo menos 90% da PTM não foi referida em qualquer um dos dois projectos de decisão da AdC sobre a operação de concentração, tendo por isso surgido com alguma surpresa no documento final da operação. |
Fonte: Jornal de Negócios Online _________________
 |
|
Voltar acima |
|
 |
AdSense
|
Colocada: 29 Dez 2006 14:40 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
 |
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 29 Dez 2006 15:11 Assunto: |
|
|
São espertos estes gajos...são, são...
São é uma cambada de fdp's que se protegem uns aos outros, usando esquemas pouco visíveis, como este  _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
 |
andyrock

Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 413 Localização: Póvoa de Varzim
|
Colocada: 29 Dez 2006 15:23 Assunto: |
|
|
Essa obrigação parece ser a única forma de garantir que a sonae consiga vender uma das redes, mas realmente obter 90% parece uma missão impossível a não ser que o preço seja muito apetecível. Vamos ver os futuros desenvolvimentos, mas isto parece ser, à partida, um final prematuro para a OPA. _________________ SMC 7904WBRA | FW: 0.53 | UP: 1134kbps | Down: 20626kbps @ CLIX |
|
Voltar acima |
|
 |
mancha negra
Registo: 01 Jun 2006 Mensagens: 460 Localização: V. N. Gaia
|
|
Voltar acima |
|
 |
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
 |
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:

|