Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
GtAkReYz
Registo: 28 Out 2005 Mensagens: 596 Localização: Massamá
|
Colocada: 12 Nov 2006 23:26 Assunto: Software de medição que não conte ligações internas (LAN)? |
|
|
Boas,
Alguém sabe de algum software que permita fazer a contagem/medição do tráfego realizado somente para ligações externas? É que tenho uma rede caseira (LAN) e às vezes tenho que fazer grandes transferências entre os PCs, e o software conheço conta também essas transferências, perdendo eu assim a noção do tráfego realmente efectuado para o exterior (WAN).
Uma maneira de o fazer seria ignorar tráfego conduzido para os IPs internos (192.168.xxx.xxx). Também estive a fazer umas pesquisas e parece que alguns routers permitem a monitorização de tráfego através de SNMP (Simple Network Management Protocol) com programas como o MRTG, mas este parece-me um bocado complicado e nem sequer sei se faz exactamente o que eu quero.
Se alguém souber de alguma coisa, agradeço! _________________
CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 12 Nov 2006 23:26 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 12 Nov 2006 23:43 Assunto: |
|
|
O Netimetro faz isso. Se usares o WinPcap e o interface Rede - WinPcap (com distinção de tráfego) ele não vai contar o tráfego local. |
|
Voltar acima |
|
|
oblah
Registo: 12 Nov 2005 Mensagens: 5
|
|
Voltar acima |
|
|
v0rlon
Registo: 09 Nov 2005 Mensagens: 865 Localização: Lisboa
|
Colocada: 13 Nov 2006 23:21 Assunto: |
|
|
Ha um software q é o netlimiter que tb te faz isso na boa.
www.netlimiter.com _________________
Netgear DG834G
USR9105 |
|
Voltar acima |
|
|
GtAkReYz
|
Colocada: 13 Nov 2006 23:32 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | O Netimetro faz isso. Se usares o WinPcap e o interface Rede - WinPcap (com distinção de tráfego) ele não vai contar o tráfego local. |
Humm, pensei (assumi) que essa opção seria para fazer a distinção de tráfego nacional e internacional. E basta activar essa opção de interface para o tráfego local deixar de ser contabilizado? Não é precisa mais nenhuma configuração?
oblah, por acaso quando andei à procura também encontrei esse, mas parece-me complicado de usar. Já usaste? É que eu fiz a Guided Tour mas lá não explicam nenhum modo de saber o tráfego realizado dentro e fora da LAN.
v0rlon, vou ver esse NetLimiter, obrigado pelo link! _________________
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 14 Nov 2006 00:40 Assunto: |
|
|
Quanto ao NETimetro, basta mesmo só meteres na opção de usar Winpcap para ele não contabilizar o tráfego local. Se reparares na directoría dele existe um ficheiro com o nome rangesloc.txt com as ranges que são locais, todo o tráfego entre o PC e um IP de uma gama que esteja especificada nesse ficheiro não será contabilizado. |
|
Voltar acima |
|
|
GtAkReYz
|
Colocada: 14 Nov 2006 22:39 Assunto: |
|
|
Hum, excelente então, já faz o que eu quero...
Já agora, fiquei curioso para saber como definir gamas nesse ficheiro, mas não percebo o formato:
Esta gama inclui todos os IPs entre 192.168.0.0 até que valores? _________________
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
|
napalm
Registo: 05 Nov 2005 Mensagens: 257
|
Colocada: 14 Nov 2006 23:21 Assunto: |
|
|
GtAkReYz escreveu: | Hum, excelente então, já faz o que eu quero...
Já agora, fiquei curioso para saber como definir gamas nesse ficheiro, mas não percebo o formato:
Esta gama inclui todos os IPs entre 192.168.0.0 até que valores? |
Essa notação (CIDR) basicamente agrega o IP e a subnet num só valor de maneira que basta fazer match dos /x bits mais significativos nesse IP com os mesmos /x bits da subnet para saber se esse endereço pertence de facto a essa subnet. Isto é especialmente útil em routing.
No teu caso é um endereço de classe B (16 bits) logo é uma questão de combinar os restantes 16, ou seja, 192.168.0.0 - 192.168.255.255 |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 15 Nov 2006 00:23 Assunto: |
|
|
E podes também inserir gamas mesmo no formato:
192.168.0.0 - 192.168.255.255