Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
fc
Registo: 31 Mai 2006 Mensagens: 212
|
Colocada: 03 Out 2006 17:12 Assunto: XAVI 7868r Hacks |
|
|
A maioria dos utilizadores deste forum considera o modem wireless XAVI 7868r como uma má escolha, para não dizer algo pior. Pois bem eu acho apenas que é um equipamento incompreendido, e visto ser a unica opção wireless para quem quer ter smartv parece-me que vale a pena investir algum tempo no equipamento.
Vou começar a colocar alguns hacks às configurações que vou descobrindo à medida das minhas necessidades e tentar explicar as bases de forma a alguem com mais tempo e jeito que eu possa dar passos ainda maiores (o objectivo final é obviamente meter o equipamento a tirar cafés... ao mesmo tempo que se faz um download)
Primeiro passo é entrar no modem através do interface web http://192.168.1.1 com login e password Admin e fazer um backup configuration.
Segundo passo é fazer uma copia do ficheiro de backup e não se mexer nela para o caso de se querer voltar às configurações iniciais.
Tenho a certeza que todos os hacks que vou colocar aqui serão benignos para o equipamento, sendo que no pior caso terá que ser feito um hard reset na parte de trás do equipamento. Mesmo assim não me responsabilizo por nada, obviamente.
Aqui fica um exemplo do ficheiro de backup
Citação: |
# Information Model configuration file
version 4
N ImSwitchEther ImSwitchEther
A switch_ether1 auto
A switch_ether2 auto
A switch_ether3 auto
A switch_ether4 auto
N ImMeterSingleton ImMeterSingleton
N ImIGMPProxy ImIGMPProxy
A forwardAll false
N ImIpApps ImIpApps
|
As linhas começadas por # são comentários e é uma boa forma de ir fazendo os testes, comenta-se o que está anteriormente e escreve-se a nova linha por baixo.
As linhas começadas por N são as categorias/classes
As linhas começadas por A são as propriedades de determinadas classes.
É importante ter isto em conta quando se vai copiar e cortar blocos de um lado para outro para não ficarem incompletos. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 03 Out 2006 17:12 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
fc
|
Colocada: 03 Out 2006 17:20 Assunto: |
|
|
Problema:
não se consegue fazer telnet para o equipamento, o que faz entre outras coisas que não dê para utilizar alguns scripts/programas para fazer o "truque" das happyhours.
procurar no ficheiro de configuração por
Citação: | A telnetSecClasses external |
e colocar
A telnetSecClasses all
ou
A telnetSecClasses internal
basicamente a Clix tem o acesso por telnet limitado apenas para quem acede de fora, para o caso de quererem mexer no router, algo que a mim me faz muita confusão porque podem (não quer dizer que o façam) abrir portas e entrar dentro da minha rede o que não me deixa dormir descansado.
se se colocar all o acesso é para dentro e fora igual, se se colocar internal deixa de haver acesso de fora ao router por telnet.
Eu tenho internal
l
Proximo passo será colocar mais portas do router a servirem para ligar computadores. Por defeito apenas a porta #4 dá para ligar um computador. As outras três portas estão preparadas para as boxes da smartv. Eu só tenho uma boxe e é uma pena ficar com duas portas a apanhar pó.
Até lá... quem tiver hacks vá metendo aqui ou envie-me mensagens para trocarmos ideias. |
|
Voltar acima |
|
|
xplode_me
Registo: 01 Nov 2005 Mensagens: 169
|
Colocada: 04 Out 2006 13:48 Assunto: |
|
|
Excelente
Espero que ainda tenhas muitas na manga!
Cumprimentos! _________________
|
|
Voltar acima |
|
|
mOOni
Registo: 20 Jun 2006 Mensagens: 13
|
Colocada: 04 Out 2006 16:45 Assunto: |
|
|
Boas...
Antes d ter 3P tinha um router wireless da Thomson... o speedtouch 580i (q vinha no sapo ha uns tempos) e com o firmware mais actual conseguia atribuir o ip do clix (8x........) a um determinado computador atraves do mac adress da placa wireless. alg sabe como fazer isso com o XAVI? ja tive à procura e n encontro...
Dava bstt jeito para ser host em alguns jogos online e n so...
Fiquem bem _________________ mOOni |
|
Voltar acima |
|
|
fc
|
Colocada: 04 Out 2006 18:58 Assunto: |
|
|
mOOni escreveu: | Boas...
Antes d ter 3P tinha um router wireless da Thomson... o speedtouch 580i (q vinha no sapo ha uns tempos) e com o firmware mais actual conseguia atribuir o ip do clix (8x........) a um determinado computador atraves do mac adress da placa wireless. alg sabe como fazer isso com o XAVI? ja tive à procura e n encontro...
Dava bstt jeito para ser host em alguns jogos online e n so...
Fiquem bem |
Aqui não será preciso nenhum "hack" no ficheiro das configurações.
no interface web escolher
configurations -> DHCP server -> Existing DHCP fixed IP/MAC mappings
ai é possivel forçar o DHCP a atribuir um endereço especifico para um MAC address especifico.
Depois é fazer o redirect do porto que o jogo usa. |
|
Voltar acima |
|
|
mOOni
|
Colocada: 04 Out 2006 19:13 Assunto: |
|
|
com o thomson o ip atribuido ao pc pelo router era sempre o da clix... por exemplo 87.193.12.1
assim o pc comportava.se como se estivesse ligado directamente à net sem passar por um router... sem ter d fazer redirects nem nada.
com o xavi o ip fica qqr coisa cm 192.168.1.xx e alguns jogos n m deixam ser host... outros jogos eu nem sei q portas é q eles usam... n ha uma maneira de fazer o router atribuir sempre o tal ip 87.193.12.1 (o ip q o clix me tiver atribuido numa qualquer ligacao... o q dei é apenas um exemplo) a um dos pcs da rede atraves do mac adress?
fica bem _________________ mOOni |
|
Voltar acima |
|
|
fc
|
Colocada: 04 Out 2006 20:01 Assunto: |
|
|
mOOni escreveu: | com o thomson o ip atribuido ao pc pelo router era sempre o da clix... por exemplo 87.193.12.1
assim o pc comportava.se como se estivesse ligado directamente à net sem passar por um router... sem ter d fazer redirects nem nada.
com o xavi o ip fica qqr coisa cm 192.168.1.xx e alguns jogos n m deixam ser host... outros jogos eu nem sei q portas é q eles usam... n ha uma maneira de fazer o router atribuir sempre o tal ip 87.193.12.1 (o ip q o clix me tiver atribuido numa qualquer ligacao... o q dei é apenas um exemplo) a um dos pcs da rede atraves do mac adress?
fica bem |
se estás a ter no PC o IP da clix então não estás a user um router mas um modem, ou um router a funcionar em modo de modem. No router tens sempre uma outra rede com outro IP diferente, o que leva obrigatoriamente a redirecionar portas. |
|
Voltar acima |
|
|
mOOni
|
Colocada: 04 Out 2006 20:11 Assunto: |
|
|
fc escreveu: | mOOni escreveu: | com o thomson o ip atribuido ao pc pelo router era sempre o da clix... por exemplo 87.193.12.1
fica bem |
se estás a ter no PC o IP da clix então não estás a user um router mas um modem, ou um router a funcionar em modo de modem. No router tens sempre uma outra rede com outro IP diferente, o que leva obrigatoriamente a redirecionar portas. |
com o thomson 580i (firmware x.3.6 (n é o original)) dá pra por o router a funcionar cm modem para um dos pcs (e só um...) da rede sim... era isso q eu queria. este XAVI n permite isso q tu saibas? ou entao por o thomson a funcionar ca TV... sem precisar do XAVI!... tb n m importava nd
cumpz _________________ mOOni |
|
Voltar acima |
|
|
Dracula
Registo: 31 Out 2005 Mensagens: 2413 Localização: Entre a cadeira e o teclado
|
Colocada: 04 Out 2006 20:37 Assunto: |
|
|
Para quê? Assim estás a tornar o teu PC mais vulnerável... Deixa estar em modo router e o router com o IP externo. Só tens de redirecionar os portos para que determinadas aplicações funcionem... _________________ Be sure to engage your brain before open your mouth! |
|
Voltar acima |
|
|
manuribas
Registo: 22 Mai 2006 Mensagens: 24
|
Colocada: 28 Out 2006 18:19 Assunto: |
|
|
Citação: | Proximo passo será colocar mais portas do router a servirem para ligar computadores. Por defeito apenas a porta #4 dá para ligar um computador. As outras três portas estão preparadas para as boxes da smartv. Eu só tenho uma boxe e é uma pena ficar com duas portas a apanhar pó.
Até lá... quem tiver hacks vá metendo aqui ou envie-me mensagens para trocarmos ideias. |
Olá!
Tb tou interessado nesta solução. Tenho o serviço 3Play da Clix, mas queria utilizar o Xavi Wireless para ligar em rede...por ethernet mais um computador ao que já lá está. Alguém tem/encontrou uma solução?
Já agora: aconselham a fazer o upgrade de firmware como a Clix tem na página http://acesso.clix.pt/internet/adsl_2megas_equipamentos.html#1? Não se perderá a configuração para TV e causará problemas? Se alguém já o fez, diga p.f.
Obrigado |
|
Voltar acima |
|
|
landu
Registo: 18 Ago 2006 Mensagens: 5
|
Colocada: 24 Nov 2006 13:57 Assunto: |
|
|
Tenho duas questões sobre esse router:
- como é que posso fazer com que apenas uma das saidas seja para TV e as outras três para PCs? (a configuração norma é 1 pc e 3 tvs)
- como é que posso por o serviço para registar o ip dinâmico no dyndns a funcionar através do router? (tem lá a opção mas não consigo por a funcionar) |
|
Voltar acima |
|
|
XBlue
Registo: 16 Dez 2006 Mensagens: 4
|
Colocada: 16 Dez 2006 21:36 Assunto: |
|
|
Bem sou nova por aqui.
Para não andar a criar mais tópicos aqui vou expor aqui a minha dúvida. Adquiri hoje um kit clix wireless, ainda não tenho clix mas fiz hoje a adesão, mas resolvi testar o FAMOSO xavi a ver se era assim tão mau. Bem para minha surpresa, eu estou no portatil a escrever este post e ainda nao tive qualquer tipo de problema, talvez ja tenha sifo reparado aquele problema dele estar sp a reiniciar a ligação... Também reparei que já não é nenhum sabonete é bem girote até. Mas a minha principal dúvida é que fiz as ligações todas direitinhas, e quando cheguei á parte de ligar o cabo lan ao meu desktop, descobri que o pc nao tinha entrada de LAN, decidi entao usar o adaptador de wireless, instalei e tal mas agora nao sei configurar aquilo para me dar internet no desktop alguem me dá umas luzes?
É que ainda por cima, o manual do adaptador nao explica nada, diz o óbvio |: alguma ajudinha era bem vinda
Obrigada
EDIT: já consegui por a net a dar no outro pc, agora queria mudar a password WEP ou talvez mudar isto pa WPA... mas tb sou uma leiga |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 17 Dez 2006 02:04 Assunto: |
|
|
Vá lá... alguém que não diz mal do Xavi
Sobre WEP/WPA, não sei qual a tua dúvida especifica, mas basta inventares a chave e especificares a mesma no router e nos PC's que aceder por wifi, desde que todos tenham a mesma chave vão conseguir comunicar correctamente. Repara também que só podes meter a rede em WPA se todos os adaptadores wifi o suportarem (os mais antigos apenas suportavam WEP). |
|
Voltar acima |
|
|
XBlue
Registo: 16 Dez 2006 Mensagens: 4
|
Colocada: 17 Dez 2006 02:07 Assunto: |
|
|
NARS escreveu: | Vá lá... alguém que não diz mal do Xavi
Sobre WEP/WPA, não sei qual a tua dúvida especifica, mas basta inventares a chave e especificares a mesma no router e nos PC's que aceder por wifi, desde que todos tenham a mesma chave vão conseguir comunicar correctamente. Repara também que só podes meter a rede em WPA se todos os adaptadores wifi o suportarem (os mais antigos apenas suportavam WEP). |
LOL, até agora nao tive razão de queixa do bicho mas também as coisas evoluem e se calhar os problemas já ficaram resolvidos mas pronto quanto á wep e wpa, bem ando ás voltas com isto mas pronto se eu n conseguir mm eu posto aqui |
|
Voltar acima |
|
|
|