Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 18 Set 2006 22:26 Assunto: Sindicato da PT diz que Anacom não considera prejudicial fus |
|
|
A Anacom-Autoridade Nacional de Comunicações, que regula o sector em Portugal, considera que a fusão Optimus-TMN não será prejudicial para o mercado se a Sonaecom (que detém a Optimus) adoptar remédios.
A informação foi avançada à Lusa pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Portugal Telecom (STPT), José Félix, a quem a informação foi transmitida numa reunião com a Anacom.
Segundo José Félix, o presidente da Anacom, José Amado da Silva, revelou que, apesar das reservas iniciais, a entidade reguladora teve acesso a outros dados e elementos de estudo que lhes permitiram concluir que a concentração no segmento móvel “não será perniciosa” para o mercado, desde que a Sonaecom adopte determinados remédios que permitam “diluir o poderio no móvel”.
Os representantes do STPT reuniram-se hoje com Amado da Silva para conhecer a posição da entidade reguladora face a diversas questões relacionadas com a OPA lançada pela Sonaecom sobre a PT, entre elas a eventual fusão entre a TMN e a Optimus.
Outra das questões abordadas na reunião foi a da separação das infra-estruturas de rede (cobre e cabo).
Segundo Jorge Félix, o presidente da Anacom frisou que a separação das redes é fundamental para a concorrência e para os consumidores, mas salientou que a rede que deverá ser vendida será a rede de cabo, visto que a rede de cobre, que pertence à PT comunicações, tem agregado a prestação do serviço universal de telecomunicações.
Amado da Silva, admitiu que "a Anacom também está preocupada com o atraso" no desenrolar do processo da OPA mas explicou que a entidade reguladora do sector das comunicações e a autoridade da concorrência "continuam em permanente diálogo" e que a complexidade da operação "não admite conclusões precipitadas".
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1270611 |
|