Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
supercx
Registo: 14 Jun 2006 Mensagens: 86
|
Colocada: 29 Ago 2006 11:07 Assunto: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
Gostava de saber como usar um cabo cat5e com uma tomada RJ11 para substituir cabo de telefone que liga router à tomada telefonica. O objectivo era experimentar se melhorava os valores de SNR e attn da minha ligação que está nos limites.
Não sei preciso de ligar os fios todos ou quais são precisos carvar na tomada RJ11 e em que posição.
Obrigado. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 29 Ago 2006 11:07 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 29 Ago 2006 12:14 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
supercx escreveu: | Gostava de saber como usar um cabo cat5e com uma tomada RJ11 para substituir cabo de telefone que liga router à tomada telefonica. O objectivo era experimentar se melhorava os valores de SNR e attn da minha ligação que está nos limites.
Não sei preciso de ligar os fios todos ou quais são precisos carvar na tomada RJ11 e em que posição.
Obrigado. |
crava aos pares
azul e azul ás ricas num conector. (correspondente ao vermelho da tomada.)
verde e verde ás riscas noutro conector (correspondente ao verde da tomada.)
assim juntando dois fios, ficas com mais "fio" para o sinal percorrer. |
|
Voltar acima |
|
|
supercx
Registo: 14 Jun 2006 Mensagens: 86
|
Colocada: 29 Ago 2006 12:19 Assunto: |
|
|
Achas que pode ajudar a melhor o snr e a attn?
Não existe nenhum manual ou imagem de como fazer isso na net? |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
|
Colocada: 29 Ago 2006 12:23 Assunto: |
|
|
supercx escreveu: | Achas que pode ajudar a melhor o snr e a attn?
Não existe nenhum manual ou imagem de como fazer isso na net? |
se mudasses tudo.. era capaz agora só por esse bodinho não..
além disso o cat5e não vai entrar na tomada macho do sistema RITA. para isso tens de utilizar aquele flat cable.
eu acho que já pus uns links no topico das tomadas.
mas eu continuo a achar que o melhor ainda é mesmo o cabo de telefone para a instalação toda até ás tomadas... |
|
Voltar acima |
|
|
smacedo
Registo: 28 Ago 2006 Mensagens: 16
|
Colocada: 29 Ago 2006 12:27 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
supercx escreveu: | Gostava de saber como usar um cabo cat5e com uma tomada RJ11 para substituir cabo de telefone que liga router à tomada telefonica. O objectivo era experimentar se melhorava os valores de SNR e attn da minha ligação que está nos limites.
Obrigado. |
Olá - não sei quanto melhorará, mas a bem do rigor, no último post em que referi esta ideia, não esclareci que o cabo telefonico flat, untwisted portanto, de 7.5m passa por detrás do pc, perto do subwoofer, etc, enquanto que o tal cabo de comparação, flat também, mas de 3m, estava esticado direito da tomada ao PC. Isto pode justificar os 1.5dB de diferença (fontes de ruído próximas, mais que distância).
De facto, em alguns sites li que usar flat até 10, 20 metros não é grave - I guess depende do que for considerado grave.
Fico curioso (mas é só uma questão de tempo), quanto será o efeito para melhor, dum par twisted até ao router. Não é tanto uma questão de metros (afinal este par de cobre já percorreu uns 3km), mas sim de resistência a fontes de ruído como PSUs, routers, transofrmadores, e cabos 220V em geral que existem em abundância nestes últimos metros.
Relativamente à tua questão, admitindo que tens o alicate que fecha fichas RJ11, basta pegares num PAR (TEM DE SER UM PAR, senão, lá vai o twisted) por exemplo azul (par com fios azul e branco-azul), e ligar nos pinos 3 e 4 da RJ11 e depois ao contrário, 4 e 3 na outra ficha.
Assim:
de http://www.smellyeyeball.com/dsl/page4.html.
Podes ligar mais fios na ficha - até podes ligar os três pares, para dar mais resistência mecânica uma fez que não deverás conseguir trilhar bem o pvc envolvente dum CAT5e numa ficha rj11. E pior que um cabo flat é um cabo mal cravado.
Vê também resposta 5 aqui http://www.computing.net/networking/wwwboard/forum/25780.html
que refere tanto questões de pinout como razões para não usar o mesmo cabo para rede ethernet e telefone, embora fosse essa a ideia quando se optou por 4 pares para CAT5. (ethernet só usa 2 pares, telefone cá em Pt, só 1, noutros sítios 2 pares - cat5 daria para ethernet e voz...mas afinal...ninguém parece fazer isso).
Este também achei interessante:
http://www.dslreports.com/forum/remark,15824143~mode=flat
Se não tens ferramenta para fechar a ficha, é possível desenrascar mas é difícil ficar tão perfeito ou funcionar à primeira e podes até magoar-te.
Sílvio
PS: tudo sobre cabos http://www.epanorama.net/documents/wiring/twistedpair.html |
|
Voltar acima |
|
|
smacedo
|
Colocada: 29 Ago 2006 12:36 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
Illusion4u escreveu: | supercx escreveu: | Gostava de saber como usar um cabo cat5e com uma tomada RJ11 para substituir cabo de telefone que liga router à tomada telefonica. O objectivo era experimentar se melhorava os valores de SNR e attn da minha ligação que está nos limites.
Obrigado. |
crava aos pares
Não sei se isto era uma piada, mas se não for, é muito má ideia.
No máximo, e se for mecanicamente possível, cravar duas cores num conector, e dois listados (dessas cores) no outro.
Quanto mais twisted o par estiver, maior a robustez a ruído. Assim, se usares um par para um pino e outro para outro, estes pares, embora twisted entre eles também, são menos twisted que cada par individualmente - e por isso, uma má ideia.
Já agora, esta ideia de usar mais que um par para transmitir sinal é também usada para transmitir vídeo (ex. CCTV) sobre UTP Cat5!
Excepto pelo divertimento, não acredito que com estes requintes todos se esteja a ganhar seja o que for, especialmente se estivermos a falar nuns míseros 10 metros, ou assim.
Sílvio |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
|
Colocada: 29 Ago 2006 12:42 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
smacedo escreveu: | Illusion4u escreveu: | supercx escreveu: | Gostava de saber como usar um cabo cat5e com uma tomada RJ11 para substituir cabo de telefone que liga router à tomada telefonica. O objectivo era experimentar se melhorava os valores de SNR e attn da minha ligação que está nos limites.
Obrigado. |
crava aos pares
Não sei se isto era uma piada, mas se não for, é muito má ideia.
No máximo, e se for mecanicamente possível, cravar duas cores num conector, e dois listados (dessas cores) no outro.
Quanto mais twisted o par estiver, maior a robustez a ruído. Assim, se usares um par para um pino e outro para outro, estes pares, embora twisted entre eles também, são menos twisted que cada par individualmente - e por isso, uma má ideia.
Já agora, esta ideia de usar mais que um par para transmitir sinal é também usada para transmitir vídeo (ex. CCTV) sobre UTP Cat5!
Excepto pelo divertimento, não acredito que com estes requintes todos se esteja a ganhar seja o que for, especialmente se estivermos a falar nuns míseros 10 metros, ou assim.
Sílvio |
Repara que eu estava a falar em tomadas de parede, e fiz essa resalva no post seguinte.
nas tomadas rita, macho (a que se inserem na tomada) sei sim que apenas se deve cravar um conectorm ou utilizar um flat de 4 fios. |
|
Voltar acima |
|
|
smacedo
|
Colocada: 29 Ago 2006 12:56 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
Illusion4u escreveu: |
Repara que eu estava a falar em tomadas de parede, e fiz essa resalva no post seguinte.
nas tomadas rita, macho (a que se inserem na tomada) sei sim que apenas se deve cravar um conectorm ou utilizar um flat de 4 fios. |
claro, claro - eu percebi - mas o que eu digo sobre os fios a escolher, se dois de dois pares, ou aos pares, é válido, independentemente do que está na ponta do fio.
Já agora, eu vou por twisted aparafusado na tomada até ao conector RJ11 que liga ao modem... nem um metro de flat. Melhor que isto só usando TVnet (ethernet over coax a 200mbps - http://tinyurl.com/c3v4b) ou HomePlug http://www.homeplug.org (85mbps) e pondo o modem na rua
Se a Clix Smart TV viesse com TVNet, isso é que ia ser...
De qq forma, acho que já há informação aqui para qq um com problemas deste estilo, se safar bem
Abraço
Sílvio |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
|
Colocada: 29 Ago 2006 13:02 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
smacedo escreveu: | Illusion4u escreveu: |
claro, claro - eu percebi - mas o que eu digo sobre os fios a escolher, se dois de dois pares, ou aos pares, é válido, independentemente do que está na ponta do fio.
Já agora, eu vou por twisted aparafusado na tomada até ao conector RJ11 que liga ao modem... nem um metro de flat. Melhor que isto só usando TVnet (ethernet over coax a 200mbps - http://tinyurl.com/c3v4b) ou HomePlug http://www.homeplug.org (85mbps) e pondo o modem na rua
Se a Clix Smart TV viesse com TVNet, isso é que ia ser...
De qq forma, acho que já há informação aqui para qq um com problemas deste estilo, se safar bem
Abraço
Sílvio |
ei aparafusado à tomada já é exgero eu tenho 50cm de flat feitos por mim à medida.
ja fui com um portatil e o modem até exactamente ao cabo que vem da rua na régua, e só tinha mais 0.5 de snr e menos 1db de atenuação.
por isso não consigo ter a ligação melhor do que está. 37.5 de snr e 20 de atenuação @ 2Mbps. |
|
Voltar acima |
|
|
Analisator
Registo: 28 Abr 2006 Mensagens: 406 Localização: Viseu/Aveiro
|
Colocada: 29 Ago 2006 16:14 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
Illusion4u escreveu: | por isso não consigo ter a ligação melhor do que está. 37.5 de snr e 20 de atenuação @ 2Mbps. |
O quê??? Essa ligação está excelente! Com esses valores quase de certeza que eras capaz de ter 16 megas nessa ligação. Liga para o SAC porque tens isso bloqueado a 2 megas (a não ser que tenhas esse tarifário, mas nesse caso não percebo porque te preocupas tanto com os valores na linha) |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
|
Colocada: 29 Ago 2006 16:39 Assunto: Re: Construir cabo Cat5e com tomada RJ11 |
|
|
Analisator escreveu: | Illusion4u escreveu: | por isso não consigo ter a ligação melhor do que está. 37.5 de snr e 20 de atenuação @ 2Mbps. |
O quê??? Essa ligação está excelente! Com esses valores quase de certeza que eras capaz de ter 16 megas nessa ligação. Liga para o SAC porque tens isso bloqueado a 2 megas (a não ser que tenhas esse tarifário, mas nesse caso não percebo porque te preocupas tanto com os valores na linha) |
calma eu ainda não fui migrado para os 4
não tenho os 20 por opção! esta linha dava para 21 segundo os técnicos.
mas não quer dizer que um dia não mude.
preocupo-me exacatamente porque no futuro posso querer mudar e já não tenho que andar a fazer as coisas à pressa, nunca iam ficar bem feitas.
além disso tento tb incentivar as outras pessoas a puderem fazer aquilo que conseguem dentro das casas para melhorem. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
|
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:
|