Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 15 Jan 2013 22:02 Assunto: Defesa do consumidor belga processa Apple |
|
|
Um grupo belga de defesa dos direitos do consumidor está a processar a Apple pelas políticas de informação da empresa relativamente às condições de garantia dos seus produtos na Europa.
A situação já causou problemas à fabricante da maçã noutros países europeus, incluindo em Portugal, onde a DECO avançou também para a justiça. A ação portuguesa, apresentada em julho, continua a decorrer ainda sem desenvolvimentos, confirmou o TeK com a associação.
Em causa na Bélgica - como em Portugal - está o facto de a Apple apresentar informação pouco clara sobre as suas obrigações de garantia sobre os produtos que vende. Na União Europeia o período mínimo legal de garantia é de dois anos.
A Apple no seu site explica de forma clara que a garantia sem custos dos seus produtos tem a duração de um ano. Quem quiser estender esse período pode pagar por isso, através de um serviço que é o AppleCare Protection Plan. Com um destaque bem menor, em nota de rodapé, a empresa indica um link para uma página onde detalha a legislação europeia sobre este assunto.
O grupo belga Test-Achats alega que a forma como a informação é apresentada é "pouco clara" e garante já ter recebido diversas queixas de consumidores sobre o assunto. A organização também defende que a Apple segue esta política de informação pouco clara, para tentar vender um produto a que os consumidores europeus têm direito sem custos.
Recorde-se que também em Itália a Apple já enfrentou um processo idêntico, que culminou numa multa de 900 mil euros para a fabricante e na obrigatoriedade de alterar a informação disponibilizada no site de forma permanente.
http://tek.sapo.pt/noticias/negocios/defesa_do_consumidor_belga_processa_apple_1293605.html |
|