Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 08 Nov 2012 00:30 Assunto: Nova versão do Chrome passa a suportar WebRTC |
|
|
A Google está a disponibilizar uma nova versão do seu browser Chrome - a versão 23 - que passa a integrar a tecnologia WebRTC (Web Real Time Communication), um conjunto de protocolos de comunicação em tempo real, que permite a realização de chamadas de voz e vídeo, bem como a partilha "instantânea" de ficheiros.
A utilização desta tecnologia era já possível com o Chrome há alguns meses, mas através da instalação individual da respetiva API - de resto, também disponível para os browsers da Mozilla e Opera.
Com a nova versão do Chrome, a funcionalidade passa a estar disponível em permanência no browser da Google, abrindo caminho a uma nova geração de potencialidades nas comunicações instantâneas que poderão servir de alternativa, no limite, aos serviços tradicionais de comunicações de voz, sobretudo através da sua utilização em redes sociais como o Facebook.
José de Castro, CTO da Voxeo Labs, que fornece soluções de integração de tecnologias WebRTC em redes de comunicações tradicionais aos operadores, afirmou à revista Forbes que "muitos operadores estão bastante entusiasmados com isto", admitindo que se os largos milhões de utilizadores do Facebook puderem comunicar com voz e vídeo apenas com um clique, "poderão abandonar as tradicionais redes de telefone".
No entanto, o mesmo responsável chama a atenção para o facto de as redes públicas de telefone continuarem a ser o meio mais fiável de contactar alguém para fazer negócio, admitindo que esta situação "continuará por muito tempo".
A aposta cada vez maior nas tecnologias de comunicações de voz e vídeo através da Web faz também parte dos planos da Microsoft, que continua o processo de consolidação das suas tecnologias, cada vez mais assentes no Skype.
A empresa anunciou ontem que durante o primeiro trimestre de 2013 irá encerrar o serviço Windows Live Messenger - à exceção da China - sugerindo aos utilizadores a instalação do Skype, com promessas de novas versões para dispositivos iOS e Android.
Nova funcionalidade para poupar a bateria
Além do suporte à tecnologia WebRTC, a nova versão do Chrome inclui também uma atualização que melhora a descodificação de vídeo, que a Google refere aumentar a autonomia das baterias em dispositivos portáteis.
De acordo com informações publicadas no blogue oficial do Google Chrome, esta possibilidade é conseguida pelo facto de a descodificação de vídeo passar a ser executada pela unidade de processamento de imagem, em vez de usar o CPU do dispositivo.
Deste modo, a Google garante que será possível aumentar em 25% a autonomia das baterias.
http://tek.sapo.pt/noticias/internet/nova_versao_do_chrome_passa_a_suportar_webrtc_1280532.html |
|