Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
WideTech
Registo: 02 Mai 2008 Mensagens: 481
|
Colocada: 06 Mar 2011 20:56 Assunto: Formato de Imagem e 'Overscan' |
|
|
Alguém me explica porque razão existe OVERSCAN da Imagem (a imagem do canal não é toda apresentada na TV - é 'cortada' nas extremidades) em TODAS as saídas de imagem das BOX (SCART, Video Composto, Video Componente, HDMI, RF)??
Pude verificar em vários canais que isto acontece e não percebo o porquê. Será que a Clix modela as imagens que recebe?
E agora outra questão que também está relacionada com este 'modelar' da imagem:
Já alguém reparou que quando (por ex.) a RTP 1 transmite um programa gravado nativamente em 16:9 e a imagem comuta para esse formato, inicialmente o sinal de TV emitido é o correcto e a minha TV, seja por video HDMI seja por video componente, adapta-se e 'corta'/elimina as barras horizontais e emite correctamente o programa, para instantes depois, a BOX alterar a imagem e recolocar 2 barras!! Já andei a experimentar cada modo de imagem da BOX com cada modo de imagem da TV e nada as retira!
Acabo por ver os programas 16:9 sempre distorcidos!!!
PS: A SportTV aparece correcta |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 06 Mar 2011 20:56 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 06 Mar 2011 23:28 Assunto: |
|
|
Quanto as barras e afins.
O sinal da rtp é sempre 4:3 a tua tv é que deve ter uma função especial de cortar a imagem, quando existem espaços pretos (philips?)
Agora a box envia o sinal correcto, ou seja o sinal recebido de 4:3 |
|
Voltar acima |
|
|
tigerpunk
Registo: 26 Jul 2008 Mensagens: 554 Localização: Espinho
|
Colocada: 06 Mar 2011 23:32 Assunto: |
|
|
Nunca tive esse problema... |
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
|
Colocada: 07 Mar 2011 00:59 Assunto: |
|
|
Illusion4u escreveu: | Quanto as barras e afins.
O sinal da rtp é sempre 4:3 a tua tv é que deve ter uma função especial de cortar a imagem, quando existem espaços pretos (philips?)
Não é verdade, a RTP tb transmite programas em 16:9.
Aliás desde há muito tempo que o faz!
A minha TV não é Phillips, é Sony e como tinha dito, já experimentei mudar os modos de expansão da imagem para poder verificar se tinha algo a ver com as configuraçoes da propria TV.
Aliás onde até se nota mais é nalguns programas em que a RTP inicia o anuncio do programa em formato 4:3 e comuta para 16:9 logo de seguida! |
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
Colocada: 07 Mar 2011 10:00 Assunto: |
|
|
tenta forçar na tv os 16:9. em "wide automático" muitas das vezes não redimensiona correctamente a imagem.
mas todas as tv's (16:9) que tenho visto dá para fazer "zoom" e remover as barras horizontais.
é pena é que os canais com emissão em 16:9 não as imitam com barras horizontais e tenha de ver imagem "comida" para 4:3 que acabo por ver a 16:9...
e sem falar nas emissões de filmes da fox HD que vem com uma p*ta de uma moldura em toda a imagem... |
|
Voltar acima |
|
|
WideTech
|
Colocada: 08 Mar 2011 13:56 Assunto: |
|
|
masterbyte escreveu: | tenta forçar na tv os 16:9. em "wide automático" muitas das vezes não redimensiona correctamente a imagem. |
O modo no meu caso é 'expandido' que permite que a imagem seja toda mostrada nos 16:9 ou seja se for 4:3 é logo expandida horizontalmente (ficam achatados) e se for 16:9 nao corta nada.
masterbyte escreveu: | mas todas as tv's (16:9) que tenho visto dá para fazer "zoom" e remover as barras horizontais. |
Pois mas assim ao 'Zoomar' há perda de qualidade de imagem (a imagem parece mais pixelizada) enquanto que se a transmissão for nativa a TV adapta automaticamente.
masterbyte escreveu: | é pena é que os canais com emissão em 16:9 não as imitam com barras horizontais e tenha de ver imagem "comida" para 4:3 que acabo por ver a 16:9... |
Quando a recebia TV por via hertziana (antena), quando as emissões eram PalPlus a TV mudava logo para o sinal correcto!!
Agora o que descrevi é o que me acontece: quando inicia um programa 16:9 na RTP (e só na RTP, na SportTV a imagem está direita já que todos os canais SportTV sao agora em 16:9) a imagem fica direita por uns breves instantes e depois passa a ter barras ou seja é como se de repente a imagem que está direita em 16:9 fosse 'comprimida' por 2 barras horizontais (e os 'bonecos'/pessoas ficam achatado(a)s)
masterbyte escreveu: | e sem falar nas emissões de filmes da fox HD que vem com uma p*ta de uma moldura em toda a imagem... |
Pois, mas isso é culpa da FOX que deveria emitir os programas nativos em HD... mas como nao quis investir em conversao desses programas... |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 08 Mar 2011 18:15 Assunto: |
|
|
WideTech escreveu: | Illusion4u escreveu: | Quanto as barras e afins.
Não é verdade, a RTP tb transmite programas em 16:9.
Aliás desde há muito tempo que o faz!
A minha TV não é Phillips, é Sony e como tinha dito, já experimentei mudar os modos de expansão da imagem para poder verificar se tinha algo a ver com as configuraçoes da propria TV.
Aliás onde até se nota mais é nalguns programas em que a RTP inicia o anuncio do programa em formato 4:3 e comuta para 16:9 logo de seguida! |
A rtp não tem 16:9 tem palplus que é diferente. |
|
Voltar acima |
|
|
masterbyte
Registo: 07 Nov 2005 Mensagens: 1314
|
Colocada: 09 Mar 2011 10:53 Assunto: |
|
|
a wikipédia é amiga...
Citação: | A RTP iniciou as emissões neste formato em 5/12/1997, utilizando-o para alguns programas e filmes. A partir de meados de 2010 esta estação abandonou progressivamente a utilização do formato recorrendo a letterbox normal (nos canais nacionais) ou a 16:9 anamórfico (nos canais emitidos via satélite como por exemplo a RTP África). |
ou seja:
se fosse palplus de origem as tv's que suportam fariam a correcção automáticamente. como mudaram para letterbox simples...
tenho que verificar se as emissões da rtp áfrica e da rtp "normal" coincidem com a imagem á mesma resolução. (4:3 ou 16:9)
quanto á fox... é o único canal que não entendo o motivo de meterem assim os filmes numa caixilha total no canal em HD. já o MOV é um exemplo de como se deve transmitir filmes em HD (ou SD). |
|
Voltar acima |
|
|
|