Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
pplucky
Registo: 22 Nov 2005 Mensagens: 17
|
Colocada: 12 Jul 2010 19:37 Assunto: Aolynk DR814Q comprometido |
|
|
Boa noite.
No seguimento de 1 ataque de malware a 1 dos pcs ligados em rede ao meu router Asus WL-500gP V2, que por sua vez está em bridge com o meu modem Aolynk DR814Q, estou com a noção que o meu modem está comprometido.
Estou a receber informações do Symantec Endpoint Protection (em todos os pcs que ligo à rede), que o meu pc está a sofrer ataques de Denial of Service, Port Scan às portas UDP...
Como já reiniciei as configurações de fábrica do router Asus e lhe mudei as passwords de acesso (até aproveitei e fiz-lhe 1 upgrade para o firmware + recente), suponho que o problema não pode estar por aí. Assim, por exclusão de partes, resta-me o Aolynk DR814Q.
Acham possível que alguma coisa tenha sido alterada na configuração do modem e que possa estar a permitir estes ataques? Acham que colocar as definições de fábrica no Aolynk pode resolver o problema?
Com apenas a porta LAN-4 em bridge mode, se eu me ligar a uma das outras portas LAN por cabo, devo conseguir aceder à configuração do Aolynk, certo?
Há alguma forma de saber qual é o IP actual do modem, ligado desta forma?
Obrigado por toda a ajuda. |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 12 Jul 2010 19:37 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 13 Jul 2010 12:32 Assunto: |
|
|
Não se pode fiar no que diz o Symantec Endpoint Protection. De qualquer forma o Aolynk de origem é um router com diversos problemas de segurança. O meu conselho é que alteres imediatamente a password de admin e de user, bem como a password de acesso Clix. |
|
Voltar acima |
|
|
pplucky
|
Colocada: 13 Jul 2010 19:03 Assunto: |
|
|
Lusitano escreveu: | Não se pode fiar no que diz o Symantec Endpoint Protection. |
Pois, mas quando aparecem muitas mensagens do nada... depois de uma infecção com malware, é de desconfiar...
Lusitano escreveu: | De qualquer forma o Aolynk de origem é um router com diversos problemas de segurança. |
Pois, tenho de verificar qual é o firmware que tenho instalado, pois já li que a última versão (aqui) corrige problemas sérios de segurança.
Lusitano escreveu: | O meu conselho é que alteres imediatamente a password de admin e de user, bem como a password de acesso Clix. |
Certo, já tinha pensado nisso, se é que já não o fiz! Se o fiz, reset settings e mudo tudo de novo!
Só a do Clix não me tinha lembrado, mas também é boa ideia: vou fazer isso também.
Obrigado pelas dicas. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 14 Jul 2010 11:48 Assunto: |
|
|
Citação: | Pois, tenho de verificar qual é o firmware que tenho instalado, pois já li que a última versão (aqui) corrige problemas sérios de segurança. |
Mesmo a última versão tem problemas de segurança. Se fizeres aquilo que te disse resolves praticamente todos os problemas, no entanto caso descubram as tuas passwords estás vulnerável na mesma. |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 15 Jul 2010 08:53 Assunto: |
|
|
Se o Aolynk está mesmo em bridge, com um pvc configurado na pag. LAN/PVC como 0/35 e associado a uma porta ethernet especifica, porta essa que liga à porta WAN do router e o router faz o trabalho de estabelecer a ligação pppoe, nesse caso não existem problemas com os "buracos" que o Aolynk tem, porque através dessa porta ethernet não será possível aceder à configuração do Aolynk.
Seria mais provável o router estar comprometido, mas até isso duvido um bocado... teria que ser algo especifico para afectar esse router especifico... a porta em questão onde estão a entrar as tentativas de ataque não estará mesmo "aberta para o pc" para algum serviço que seja necessária? ou até algum software/malware poderá te-la aberto por upnp... |
|
Voltar acima |
|
|
john3voltas
Registo: 01 Abr 2007 Mensagens: 444
|
Colocada: 15 Jul 2010 12:17 Assunto: |
|
|
epá nesse pc fazia já um shields up no site do palerma do gibson.
Vai ao site do gibson em http://www.grc.com/default.htm
Nessa página procura a palavra Shields que vais encontrar na secção Hot Spots.
Clicka nesse link do Shields UP!.
Na página seguinte vais encontrar uma espécia de license agreement com o IP do teu PC e um botão ao meio que diz 'proceed'.
Clicka em proceed.
Nova página, clicka em all service ports.
A seguir faz-te um teste às portas.
Se tens firewall no PC, vai dar-te 1055 avisos que estás a ser atacado/scaneado.
Não é grave, deixa seguir até ao fim.
Essas portas têm que dar todas verdes com excepção das que abriste para jogos ou serviços a correrem no PC.
Depois diz qq coisa. |
|
Voltar acima |
|
|
pplucky
|
Colocada: 26 Jul 2010 19:36 Assunto: |
|
|
NARS escreveu: | Se o Aolynk está mesmo em bridge, com um pvc configurado na pag. LAN/PVC como 0/35 e associado a uma porta ethernet especifica, porta essa que liga à porta WAN do router e o router faz o trabalho de estabelecer a ligação pppoe, nesse caso não existem problemas com os "buracos" que o Aolynk tem, porque através dessa porta ethernet não será possível aceder à configuração do Aolynk. |
Ainda assim, segui todas as indicações que aqui me foram dadas...
NARS escreveu: | Seria mais provável o router estar comprometido, mas até isso duvido um bocado... teria que ser algo especifico para afectar esse router especifico... a porta em questão onde estão a entrar as tentativas de ataque não estará mesmo "aberta para o pc" para algum serviço que seja necessária? ou até algum software/malware poderá te-la aberto por upnp... |
Depois de alguns testes, cheguei à conclusão que o problema está mesmo no router, pois ligado directamente ao modem, não tinha qualquer problema como o descrito.
Neste momento, também já pus as opções por defeito do router, reinstalei o firmware e continuava a dar-me os erros.
Depois, por sugestão num fórum, acabei por desligar o UPNP no router e agora parece que deixou de fazer, mas se era realmente disto, alguém me sabe explicar qual a razão? A mensagem que me dava era: 'Somebody is scanning your computer. Your computer's UDP ports: 5353, 1036, 1041, 1900 and 137 have been scanned from 192.168.1.1' (sendo que os ports podiam não ser sempre os mesmos). Esse IP é o interno do router na rede.
Isto com o router desligado do modem e logo após o pc ser ligado via wireless ao router (se fosse via cabo, não acontecia).
Alguma ideia para explicar isto? E melhor, para ter a certeza que não volta a acontecer?
Obrigado por qualquer ideia |
|
Voltar acima |
|
|
NARS Site Admin
Registo: 07 Set 2005 Mensagens: 1880 Localização: Lisboa
|
Colocada: 27 Jul 2010 03:05 Assunto: |
|
|
Se ao desligar o upnp o problema desaparece é porque algo no pc usando upnp pediu ao router para abrir essas portas, e ele abriu... agora o que foi esse algo no pc... pode ter sido muita coisa... |
|
Voltar acima |
|
|
|