Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
jobela
Registo: 21 Abr 2009 Mensagens: 12
|
Colocada: 22 Abr 2009 11:12 Assunto: Transporte do sinal |
|
|
Boa tarde.
Sou novo aqui no forum e tenho algumas duvidas quanto a este tópico.
1 - Os sinais TV e NET vem no mesmo cabo de rede? Mais propriamente nos mesmos 2 pares? Ou vem em cabos de rede separados?
2 - Se vierem no mesmo cabo, onde vem o sinal de telefone? Mantem a instalação existente?
Eu estava a pensar se possível, usar 2 pares de condutores do cabo de rede para a TV e NET, donde me iriam sobrar outros 2 pares, dos quais aproveitaria 1 para o sinal do telefone. Assim, só teria de refazer as fichas RJ dos diversos equipamentos. Se não é possível, sê-lo-á mantendo o cabo de telefone e utilizando os 4 pares dos cabos de rede para os 2 sinais TV e NET? E neste caso quais as desvantagens, por exemplo na reflexão de ondas estacionárias?
Tenho a instalação marcada para dia 23, amanhã.
Obrigado. _________________ Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 22 Abr 2009 11:12 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
kincas
Registo: 17 Nov 2008 Mensagens: 264
|
Colocada: 22 Abr 2009 11:21 Assunto: Re: Transporte do sinal |
|
|
jobela escreveu: | Boa tarde.
Sou novo aqui no forum e tenho algumas duvidas quanto a este tópico.
1 - Os sinais TV e NET vem no mesmo cabo de rede? Mais propriamente nos mesmos 2 pares? Ou vem em cabos de rede separados?
2 - Se vierem no mesmo cabo, onde vem o sinal de telefone? Mantem a instalação existente?
Eu estava a pensar se possível, usar 2 pares de condutores do cabo de rede para a TV e NET, donde me iriam sobrar outros 2 pares, dos quais aproveitaria 1 para o sinal do telefone. Assim, só teria de refazer as fichas RJ dos diversos equipamentos. Se não é possível, sê-lo-á mantendo o cabo de telefone e utilizando os 4 pares dos cabos de rede para os 2 sinais TV e NET? E neste caso quais as desvantagens, por exemplo na reflexão de ondas estacionárias?
Tenho a instalação marcada para dia 23, amanhã.
Obrigado. |
Falas em reflexão de ondas estacionárias e perguntas isto??????????? |
|
Voltar acima |
|
|
jobela
|
Colocada: 22 Abr 2009 12:44 Assunto: |
|
|
É só porque não sei como é transportado, modulado ou tratado o sinal para um cliente que quer TV, NET e telefone... _________________ Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
xexebanana
Registo: 10 Mar 2008 Mensagens: 570
|
Colocada: 22 Abr 2009 12:54 Assunto: |
|
|
Essa artimanha no cabo não vai limitar a velocidade maxima do cabo? |
|
Voltar acima |
|
|
Bruno_Rosa
Registo: 10 Jun 2008 Mensagens: 200
|
Colocada: 22 Abr 2009 13:00 Assunto: |
|
|
Que questões baralhadas metem por aqui... mas qual velocidade do cabo ? E qual artimanha ? Se o técnico vem dia 23 ele pode esclarecer a questão das "ondas estacionarias" (que sinceramente é uma questão sem nexo nenhum) |
|
Voltar acima |
|
|
kincas
Registo: 17 Nov 2008 Mensagens: 264
|
Colocada: 22 Abr 2009 14:46 Assunto: |
|
|
jobela escreveu: | É só porque não sei como é transportado, modulado ou tratado o sinal para um cliente que quer TV, NET e telefone... |
E sabes quantos condutores chegam a tua casa? |
|
Voltar acima |
|
|
jobela
|
Colocada: 22 Abr 2009 15:52 Assunto: |
|
|
Em minha casa vai entrar a fibra. Esta questão é para a instalação das paredes após a conversão fibra-rede _________________ Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
jobela
|
Colocada: 22 Abr 2009 16:32 Assunto: |
|
|
Bem, já comprei 5 fichas duplas (de rede) para pôr na casa. Assim, em cada tomada vou ter 2 fichas de rede com 4 pares de condutores cada (resolvi jogar pelo seguro e não arriscar ter limitações de velocidade e outras coisas que de momento possa não estar a ver). Segundo julgo saber, cada cabo de rede vai usar 2 pares de condutores (1 cabo para a TV e outro para a NET). Só me resta agora saber qual a melhor maneira de ligar o telefone. Terei de manter a instalação original ou poderei usar um dos cabos de rede (já agora qual?)?
Agradeço qualquer ajuda. _________________ Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
Bruno_Rosa
Registo: 10 Jun 2008 Mensagens: 200
|
Colocada: 22 Abr 2009 21:41 Assunto: |
|
|
Não sei se sabes, mas a instalação é grátis (bem como todo o equipamento necessário para que tudo funcione, com excepção das tvboxs) e é feito por técnicos credenciados par o efeito. Porque isso tudo ? |
|
Voltar acima |
|
|
jobela
|
Colocada: 22 Abr 2009 22:58 Assunto: |
|
|
Caro Bruno
Muito obrigado pela resposta.
Fiz questão de ser eu a escolher a qualidade das fichas. Eventualmente poderei vir a escolher melhor equipamento que aquele que cá me vierem instalar, mas para isso necessitarei da ajuda deste forum e de alguma pesquisa.
Quanto ao telefone, sabe dizer-me se será melhor pendurá-lo nos 2 pares que sobram do cabo da NET, ou nos 2 pares que sobram do cabo da TV?
Muito obrigado. _________________ Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
xexebanana
Registo: 10 Mar 2008 Mensagens: 570
|
Colocada: 23 Abr 2009 06:33 Assunto: |
|
|
Com essas mexidas todas num so cabo de rede, a velocidade de transmissao vai ser qual? 100Mbit na mesma? não me parece?
Contrata-se uma velocidade elevada fornecida pela fibra e depois estrangula-se tudo so para poupar cabos? |
|
Voltar acima |
|
|
jobela
|
Colocada: 23 Abr 2009 09:23 Assunto: |
|
|
Muito obrigado pela resposta.
Leia novamente os meus posts.
Vou meter 2 cabos de rede nas paredes, um para a TV e outro para a NET. Julgo saber que cada um só vai usar 2 pares (de 4 que tem) de condutores. Só preciso de saber se para o telefone preciso de manter o cabo RJ11 ou se posso aproveitar os condutores que sobram num dos cabos de rede. E se sim, qual?
Muito obrigado _________________ Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
rmmcf
Registo: 20 Abr 2009 Mensagens: 4
|
Colocada: 23 Abr 2009 16:51 Assunto: |
|
|
Caro Jobela,
Já agora, e uma vez que pelos vistos é hoje que lhe vão instalar a fibra, diga-me como é que fez o transporte dos sinais dentro da casa (uma vez que pelo que entendi não pretende usar os roukus wireless nem PCL tal como eu).
Obrigado |
|
Voltar acima |
|
|
Illusion4u Moderador
Registo: 13 Abr 2006 Mensagens: 3080 Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps
|
Colocada: 23 Abr 2009 19:54 Assunto: |
|
|
jobela escreveu: | Muito obrigado pela resposta.
Leia novamente os meus posts.
Vou meter 2 cabos de rede nas paredes, um para a TV e outro para a NET. Julgo saber que cada um só vai usar 2 pares (de 4 que tem) de condutores. Só preciso de saber se para o telefone preciso de manter o cabo RJ11 ou se posso aproveitar os condutores que sobram num dos cabos de rede. E se sim, qual?
Muito obrigado |
Citação: | 0BASE-T and 100BASE-TX only require two pairs to operate, pins 1 and 2 (transmit or TX), and pins 3 and 6 (receive or RX). |
Os pares que não trocam de sitio[/quote] ou seja, azul e castanho |
|
Voltar acima |
|
|
jobela
|
Colocada: 24 Abr 2009 10:47 Assunto: |
|
|
Em relação ao esquema de cima, julgo que foi usada a norma B. As velocidades em Speedtest.net apresentam o valor de 92 Mbit/s para download e 10.3 Mbit/s para upload. Serão valores aceitáveis para a ligação directa ao ONT?
Por outro lado, metendo o router Linksys BEFSX41, deixo de ter net. Isso significa que está avariado?
Muito obrigado _________________ Cumprimentos |
|
Voltar acima |
|
|
|