meth
Registo: 26 Jan 2006 Mensagens: 193 Localização: Lisboa, Portugal
|
Colocada: 23 Mai 2007 13:19 Assunto: O Comportamento Ético: Marcas de telemóveis chumbam. |
|
|
A Deco Proteste, em conjunto com outras associações congéneres europeias, avaliou o comportamento ético das cinco maiores marcas de telemóveis a nível europeu, tendo concluído que, apesar da Nokia ter sido a melhor classificada, nenhuma marca passou o teste.
Para além da Nokia, foram avaliadas a LG, Motorola Samsung e Sony Eriksson, tendo-se concluído que, embora o respeito pelo meio ambiente seja uma preocupação dos fabricantes, o mesmo não se pode dizer das condições de trabalho dos respectivos fornecedores.
Além da recolha da informação junto das múltiplas fontes, a Deco Proteste enviou colaboradores a 14 fábricas na China, Índia, Tailândia e Filipinas, fornecedores das marcas analisadas, onde se encontram mais de 200 trabalhadores. No âmbito desta operação, verificou-se que nenhuma das fábricas visitadas na China respeita a lei laboral em vigor. O trabalho suplementar forçado, mal pago e excessivo é uma constante e o mesmo se passa nas Filipinas.
Entre os problemas verificados, destaque para as quotas de produção insustentáveis, falsificação de cartões de ponto, com os patrões a não recuarem perante nada, ameaçando os trabalhadores mais reticentes de despedimento ou penalizações financeiras.
Outro problema é a falta de segurança ligada à utilização intensiva de químicos tóxicos, chegando mesmo a ocorrer graves envenenamentos na China e na Tailândia.
Apesar das marcas terem criado códigos de conduta, esforçam-se pouco para fazê-lo, refere a Deco, adiantando que os fabricantes devem ser mais intransigentes no combate às más práticas laborais.
Em termos ambientais, as grandes marcas revelaram ser mais eficazes no que diz respeito pela diminuição das substâncias tóxicas dos aparelhos em toda a cadeia de produção. Quanto ao fim dado aos telemóveis, a Deco Proteste, em www.deco.proteste.pt, refere que, em Portugal, os aparelhos recolhidos são, depois, enviados para reciclagem ou revenda em países em desenvolvimento.
http://www.mktonline.net/index.php?cat=1&item=9999&hrq= _________________
|
|