Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte |
Autor |
Mensagem |
Lusitano Administrador
Registo: 21 Set 2005 Mensagens: 6133 Localização: Faro
|
Colocada: 08 Mai 2007 16:41 Assunto: Spam aumenta mais de 50% no último ano e meio |
|
|
Uma análise da IronPort Systems mostra que o correio electrónico não solicitado aumentou mais de 50 por cento no último ano e meio. A tendência é cada vez mais o envio de spam de imagens - uma variante mais difícil de detectar -, que perfaz agora 37 por cento do total de mensagens não solicitadas registadas, ou seja, mais 28 por cento do que na mesma altura do ano passado.
David Mayer, director de produto da empresa, refere que, actualmente, um em cada três emails contêm imagens de spam, o que mostra que os criadores deste tipo de ameaça "desenvolvem formas de envio mais sofisticadas utilizando técnicas denominadas polka dots ou slice&dice através de redes zombie", entre outras técnicas.
Ambas as técnicas mencionadas pelo responsável estão relacionadas com os comandos de programação das mensagens. O efeito de fundo das imagens é alterado para que cada uma delas pareça diferente, o que acaba por dificultar o rasteio feito pelos filtros anti-spam.
O envio de spam através de redes bot é, de acordo com David Mayer, responsável por 95 por cento do total de mecanismos de endereçamento das mensagens de correio não solicitado.
Neste sentido, o director da IronPort adverte os utilizadores relembrando "o perigo dos cliques em links desconhecidos, por mais atractivos que estes possam parecer".
http://tek.sapo.pt/4Q0/740983.html |
|
Voltar acima |
|
|
AdSense
|
Colocada: 08 Mai 2007 16:41 Assunto: Anúncios Google AdSense |
|
|
|
|
Voltar acima |
|
|
metralha761
Registo: 04 Nov 2005 Mensagens: 957
|
Colocada: 09 Mai 2007 10:10 Assunto: |
|
|
Ja era hora de começarem a termão sobre isso.
Uma das possibilidades era haver uma entidade com IPs certeficados.
Eu fartome de receber SPAM de IPs dinâmicos.
Ou entao acabar com o windows
Algo mais realista seria os emails passarem a ser só texto. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
|
GtAkReYz
Registo: 28 Out 2005 Mensagens: 596 Localização: Massamá
|
Colocada: 09 Mai 2007 21:17 Assunto: |
|
|
Estás-te a esquecer que a beleza da internet é mesmo ser livre. Eu posso, com o meu acesso criar o meu próprio servidor e partilhar tudo com o mundo. Essa liberdade é o que fez da internet aquilo que ela é hoje. O spam não pode nunca vir a ser justificação para acabar com essa liberdade.
Emails só de texto também não dá. Após o standard ter sido introduzido, there's no turning back... Era como tirar um rebuçado das mãos de uma criança, o email é bom de mais para ficar sem ele (ou ficar estropiado)... Pessoalmente até é esse o uso que dou ao email, aliás, detesto receber emails com HTML embutido, mas o aspecto formal que isso permite deu a possibilidade a muitas entidades de deixarem as cartas de lado e usarem o email, mantendo ainda assim o aspecto e apresentação das comunicações. _________________
CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 09 Mai 2007 21:29 Assunto: |
|
|
O spam é uma das maiores pragas da Internet e hoje em dia a grande maioria provém de IPs dinâmicos, normalmente PCs infectados com vírus e bots que enviam spam. Além da incúria dos utilizadores ainda há diversos ISPs, principalmente em países menos desenvolvidos que não têm quaisquer políticas de combate ao spam. Não serve de nada reportar spam a ISPs desses países pois não fazem nada, simplesmente ignoram o problema. |
|
Voltar acima |
|
|
metralha761
|
Colocada: 10 Mai 2007 12:53 Assunto: |
|
|
GtAkReYz escreveu: | Estás-te a esquecer que a beleza da internet é mesmo ser livre. Eu posso, com o meu acesso criar o meu próprio servidor e partilhar tudo com o mundo. Essa liberdade é o que fez da internet aquilo que ela é hoje. O spam não pode nunca vir a ser justificação para acabar com essa liberdade.
Emails só de texto também não dá. Após o standard ter sido introduzido, there's no turning back... Era como tirar um rebuçado das mãos de uma criança, o email é bom de mais para ficar sem ele (ou ficar estropiado)... Pessoalmente até é esse o uso que dou ao email, aliás, detesto receber emails com HTML embutido, mas o aspecto formal que isso permite deu a possibilidade a muitas entidades de deixarem as cartas de lado e usarem o email, mantendo ainda assim o aspecto e apresentação das comunicações. |
Calma lá, estamos a falar de email, e não de serviço de internet geral.
Para me explicar melhor, haver uma basedados com os servidores de mail certeficados.
Como disse, grande parte da praga provem de ips privados ou dinâmicos. Com esta regra, combatia-se uma boa quantidade. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
|
GtAkReYz
|
Colocada: 10 Mai 2007 21:27 Assunto: |
|
|
Pois, mas aí é que está... Com a liberdade que há hoje, basta-me ter acesso à rede para poder criar um servidor de email, http, ftp, etc sem ter que pedir a ninguém nem pagar mais o que quer que seja. A tua ideia sugere acabar com essa liberdade, e com isso eu discordo... _________________
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
|
metralha761
|
Colocada: 13 Mai 2007 00:13 Assunto: |
|
|
GtAkReYz escreveu: | Pois, mas aí é que está... Com a liberdade que há hoje, basta-me ter acesso à rede para poder criar um servidor de email, http, ftp, etc sem ter que pedir a ninguém nem pagar mais o que quer que seja. A tua ideia sugere acabar com essa liberdade, e com isso eu discordo... |
Tu podes ter um servidor HTTP e FTP q não interfere com o spam.
Agora servidores de mail, para q um servidor de mail, por exemplo o do clix, caso tu queiras mandar um mail para um zealbertinoXPTO3369@clix.pt o mail tem q provir de um IP autorizado.
Claro q podes ter o teu servidor de mail em casa, mas os teus mails sao filtrados nesses servidores.
Isto nao compromete em nada a liberdade. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
|
worldtiki
Registo: 30 Mar 2007 Mensagens: 216
|
Colocada: 13 Mai 2007 00:39 Assunto: |
|
|
Isso não faz qualquer sentido. Os zombies não são os servidores de mail, são computadores pessoais.
Outlook, Thunderbird, Kmail, Cone, Eudora, Opera Mail, ...
Todos estes clientes são compatíveis com qualquer servidor de email (viva o smtp, o pop e o imap), seja ele da Clix, do Gmail, do Hotmail ou do GtAkReYz. |
|
Voltar acima |
|
|
metralha761
|
Colocada: 13 Mai 2007 21:28 Assunto: |
|
|
worldtiki escreveu: | Isso não faz qualquer sentido. Os zombies não são os servidores de mail, são computadores pessoais.
Outlook, Thunderbird, Kmail, Cone, Eudora, Opera Mail, ...
Todos estes clientes são compatíveis com qualquer servidor de email (viva o smtp, o pop e o imap), seja ele da Clix, do Gmail, do Hotmail ou do GtAkReYz. |
Diz uma coisa, quando tu mandas um mail, vai o teu IP ou o do servidor?
Vai o IP do servidor de mail e eu fartome de receber emails com IPs dinamicos, ou seja, de computadores pessoais q estao a fazer de servidor. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
|
GtAkReYz
|
Colocada: 16 Mai 2007 21:25 Assunto: |
|
|
Epá, se calhar não percebo muito disso, mas que eu saiba, eu posso montar um servidor de email aqui no meu computador pessoal e o IP que vai no email será o meu IP dinâmico da Clix. O que tu propões é que isso deixe de ser possível, isto é, que os IPs que a Clix atribui deixem de ser certificados para o envio de emails, e eu discordo disso, pois obriga-me a ter de recorrer a servidores de email públicos em cuja protecção de dados e de privacidade eu posso não confiar. _________________
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
|
metralha761
|
Colocada: 19 Mai 2007 19:56 Assunto: |
|
|
Isso podera ser contornavel, com um acordo com um servidor certificado, o teu servidor local pode enviar mails para ele e ele reencaminha-os para o destino, passando assim a ter um IP certeficado.
O problema está, em eu receber SPAM e não haver uma entidade punidora destes abusos. _________________ www.metralha761.net |
|
Voltar acima |
|
|
GtAkReYz
|
Colocada: 19 Mai 2007 21:36 Assunto: |
|
|
Sim, mas ao obrigar a um acordo, significa que tenho que abdicar de algo, ou seja, fico a perder em relação ao que tenho agora.
Basicamente o que quero dizer com isto é que, o problema do spam é muito grave, mas isso não justifica que se termine com certas liberdades para o poder combater. Tem que haver outra solução, por exemplo o filtro de spam do Google é excelente. A outra forma, e a melhor mas mais difícil de implementar, é através da identificação e punição dos spammers.
Apenas luto para que não se aplique o princípio de pagar o justo pelo pecador... _________________
Não
clicar. |
|
Voltar acima |
|
|
Lusitano Administrador
|
Colocada: 19 Mai 2007 22:36 Assunto: |
|
|
Principalmente nos países asiáticos e da América Latina é praticamente impossível deter o spam, pois os próprios ISPs não mostram sinais de vontade de combater o problema. Muitos nem têm e-mail para receber reports de spam, outros recebem e não fazem nada, e outros chegam ao ponto de ter filtros e recusar reports como sendo spam
Assim não se consegue nada. Se nos países da Europa nota-se uma vontade por parte dos ISPs em parar o spam, o mesmo não acontece nos países menos desenvolvidos e é daí que provém a grande maioria do spam. |
|
Voltar acima |
|
|
|
|
Não pode criar novos tópicos Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Não pode votar neste fórum
|
|
Atenção: Este fórum não tem qualquer ligação ou vínculo com o Clix ou a Sonaecom, sendo apenas uma comunidade não oficial mantida por utilizadores de serviços Clix e baseada na entreajuda dos mesmos. |
Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados Site alojado por:
|