Fórum Clix - Fórum não oficial de utilizadores dos serviços Internet, Telefone e TV do Clix
 FAQFAQ   PesquisarPesquisar   MembrosMembros   GruposGrupos   PerfilPerfil   Ligar e ver Mensagens PrivadasLigar e ver Mensagens Privadas   RegistarRegistar   EntrarEntrar 

Testar velocidade da Internet

Spam: Portugal ocupa 1º lugar na região EMEA

Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas
Ver tópico anterior :: Ver tópico seguinte  
Autor Mensagem
mrrv

Registo: 02 Nov 2005

MensagemColocada: 20 Mar 2007 10:48    Assunto: Spam: Portugal ocupa 1º lugar na região EMEA Responder com citação

Portugal ocupa o primeiro lugar em actividades de spam concentrando 88% de toda a actividade maliciosa da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África), revela o último relatório de segurança da Symantec divulgado esta terça-feira.
O relatório Internet Security Threat Report XI coloca Portugal no top 10 da região EMEA quando analisada a tendência de infecção por redes bot, detendo 2% dos bots activos.

A cidade de Lisboa sobressai na proliferação destes «fantasmas» (computadores ou servidores) representando 57% da actividade de bots em todo país.

Na análise mundial, a China obteve 26% de computadores infectados através de bots a nível mundial, mais do que qualquer outro país. Pequim foi a cidade que possuiu a maioria de computadores infectados através de bots no mundo, contabilizando quase 5% do total mundial.

O relatório de segurança e ameaças (ISTR) elaborado pela Syumantec refere que os Estados Unidos da América foram o principal país de origem de ataques, contabilizando 33% da actividade de ataques a nível global. De uma média de 5.213 ataques DoS (Denial of Service), os EUA contabilizam 52% do total global.

O Internet Explorer (Microsoft) foi alvo de 77% de todos os ataques concebidos para atingir especificamente Web browsers. Os utilizadores domésticos foram o sector mais atingido, contabilizando 93% de todos os alvos a afectar, refere o estudo da Symantec.

http://www.millenniumbcp.pt/site/transaccoes/article.jhtml?articleID=421037
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada
AdSense

MensagemColocada: 20 Mar 2007 10:48    Assunto: Anúncios Google AdSense

Voltar acima
maximilian

Registo: 05 Nov 2005

MensagemColocada: 20 Mar 2007 12:00    Assunto: Responder com citação

E com o pessoal a reencaminhar todas as mensagens de coitadinhos, drogas fantásticas ultra mortais, e esquemas manhosos de toda a espécie e que lhes vai acontecer uma coisa má se não reencaminharem para 400.000 pessoas, a coisa ainda piora...
Voltar acima
DukeNukem

Registo: 11 Mar 2007

MensagemColocada: 20 Mar 2007 15:24    Assunto: Responder com citação

O que isto significa é que nós que percebemos de computadores temos de ajudar quem não percebe a limpar e proteger o seu pc.

Algumas medidas que ajudariam muito:

- em quem tem o Win XP, instalar o internet explorer 7
- alternativamente, instalar o Firefox
- instalar um bom programa de anti spyware
- ver a lista de processos a correr (ctrl+shift+esc), procurar os nomes suspeitos no google, e normalmente aparecem várias páginas a dizer se se trata de trojans ou não. Caso sejam trojans, matar o processo, procurá-lo no disco e apagar os executáveis. Executar o msconfig e apagar as referências a esses programas também.
- educar as pessoas para não abrirem attachments de mails de origem desconhecida

Se cada um de nós fizer estas coisas num pc ou noutro, à medida que tenhamos oportunidade, a pouco e pouco o problema diminuirá...

PS: 88% só em portugal parece-me demais, será verdade?
Voltar acima
metralha761

Registo: 04 Nov 2005

MensagemColocada: 20 Mar 2007 21:19    Assunto: Responder com citação

E q tal mudar de sistema operativo?

Só com esta medida eliminamos 90% dos malware.
GtAkReYz

Registo: 28 Out 2005

MensagemColocada: 20 Mar 2007 22:54    Assunto: Responder com citação

Spam não tem necessariamente a ver com o sistema operativo usado. O spam alimenta-se da colheita de endereços de email, independentemente da origem ser em spyware instalado no PC, emails propagados por FORWARD ou até com a divulgação de emails em páginas menos sérias.

Por exemplo, eu já estou farto de receber emails de sites em que amigos meus se registam com promessas de ganharem leitores de MP3 se 5 amigos se registarem e fizerem o mesmo e estou certo que já estou a pagar a factura de spam por causa disso, sendo essa uma das melhores maneiras de colher endereços.

Outra brilhante maneira de propagar endereços de email é não usando o campo BCC (blind carbon copy) em vez do TO (para) quando se enviam emails para várias pessoas. É claro que o custo disso é que quem recebe não sabe para quem mais o email foi enviado, e enquanto não se der a volta a este sistema, dificilmente se consegue implementar a utilização desse campo, e contra mim falo, que ainda não uso isso.

CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar
.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
Lusitano
Administrador
Administrador

Registo: 21 Set 2005

MensagemColocada: 20 Mar 2007 23:17    Assunto: Responder com citação

O spam é uma praga do piorio, e também não me parece haver grande vontade dos ISPs em fazer algo contra isso. Ultimamente tenho andando numa de reportar spam, vejo os headers para verificar a origem e fazer report ao host responsável pelo IP. É porque apagar só ou utilizar aqueles reports dos webmails não serve de nada. Mesmo os filtros de spam deixam passar muita coisa (mesmo com training). O filtro do Thunderbird já não me safava com spam baseado em imagens, tive que meter o Spamato no Thunderbird, que melhorou muita a detecção mas mesmo assim passa cada vez mais spam, o que indica que eles melhoram a capacidade de contornar filtros.
Voltar acima
DukeNukem

MensagemColocada: 21 Mar 2007 09:28    Assunto: Responder com citação

GtAkReYz escreveu:
Spam não tem necessariamente a ver com o sistema operativo usado. O spam alimenta-se da colheita de endereços de email, independentemente da origem ser em spyware instalado no PC, emails propagados por FORWARD ou até com a divulgação de emails em páginas menos sérias.

Estamos a falar de duas coisas diferentes. Uma coisa é a colheita de endereços, outra coisa é o uso de botnets, redes de PCs infectados por trojans que os spammers usam para aumentarem a sua largura de banda de modo a conseguirem enviar mais spam! É esse um dos grandes problemas hoje em dia, o facto de que qualquer computador infectado por um trojan desses pode ser usado para enviar spam, impedindo o bloqueio de endereços IP de spammers conhecidos...
Voltar acima
GtAkReYz

Registo: 28 Out 2005

MensagemColocada: 21 Mar 2007 21:52    Assunto: Responder com citação

DukeNukem, isso é verdade, mas se não existirem emails conhecidos para onde enviar o spam, esse problema desaparece.

O que eu digo é: proteger o PC pode dar uma ajuda a combater a existência dessas redes de PCs infectados, mas o meu PC está protegidíssimo e não é por isso que eu deixei de receber spam. Já se não andassem a divulgar o meu email indevidamente, nem sequer tinha de me preocupar com o PC dos outros e o problema do spam não existia.

Mas claro, são tudo frentes onde podemos dar o nosso contributo para combater esta praga.

Por mim, ando a publicitar uma spam trap para alimentar bots aqui neste fórum. Para me proteger, uso o filtro do Gmail que raramente falha (1 vez por semana, se tanto, em dezenas de emails spam) e nunca me deu falsos positivos (emails sem spam considerados como tal). Tenho uma conta própria (no Gmail) para filtrar spam que recebo no meu domínio, uma vez por semana vou lá limpar, e curiosamente tenho vindo a verificar uma diminuição do número de emails que lá chegam. Não sei se o Google anda a filtrar sem dizer nada (espero que não, isso compete-me a mim controlar!) ou se andam mesmo a desistir, convencidos que aquele email não existe. Smile

CLiENTE *CLiX ADSL ATé 4 Mb.
Não
clicar
.
Voltar acima
Ver perfil do utilizador Enviar Mensagem Privada Visitar a página web do utilizador
DukeNukem

MensagemColocada: 22 Mar 2007 12:15    Assunto: Responder com citação

GtAkReYz escreveu:
DukeNukem, isso é verdade, mas se não existirem emails conhecidos para onde enviar o spam, esse problema desaparece.

O que eu digo é: proteger o PC pode dar uma ajuda a combater a existência dessas redes de PCs infectados, mas o meu PC está protegidíssimo e não é por isso que eu deixei de receber spam. Já se não andassem a divulgar o meu email indevidamente, nem sequer tinha de me preocupar com o PC dos outros e o problema do spam não existia.

Mas claro, são tudo frentes onde podemos dar o nosso contributo para combater esta praga.

Por mim, ando a publicitar uma spam trap para alimentar bots aqui neste fórum. Para me proteger, uso o filtro do Gmail que raramente falha (1 vez por semana, se tanto, em dezenas de emails spam) e nunca me deu falsos positivos (emails sem spam considerados como tal). Tenho uma conta própria (no Gmail) para filtrar spam que recebo no meu domínio, uma vez por semana vou lá limpar, e curiosamente tenho vindo a verificar uma diminuição do número de emails que lá chegam. Não sei se o Google anda a filtrar sem dizer nada (espero que não, isso compete-me a mim controlar!) ou se andam mesmo a desistir, convencidos que aquele email não existe. Smile

O secretismo dos endereços de e-mail só por si, mesmo que fosse conseguido, não seria suficiente. Há muitos spammers que mandam spam para endereços gerados aleatoriamente, ou mesmo à bruta-força para tudo o que é endereço de 1 a X caracteres. Para diminuir o número enorme de endereços a tentar, aposto que chegam a usar técnicas tipo cadeias de Markov (http://en.wikipedia.org/wiki/Markov_chain) para gerar apenas as sequências mais prováveis. Por exemplo, nalgumas línguas europeias (tal como o português e o inglês) a seguir a um "q" vem sempre um "u".

Resumindo, nunca irá ser com medidas isoladas que se resolve o problema do spam, é preciso atacar o problema de muitos ângulos...
Voltar acima
Mostrar tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder    Índice do Fórum -> Notícias tecnológicas Todas as horas são GMT
Página 1 de 1

Ir para:  
Não pode criar novos tópicos
Não pode responder a mensagens
Não pode editar as suas mensagens
Não pode remover as suas mensagens
Não pode votar neste fórum

Alerta

Copyright © 2005-2009 forumclix.net - Todos os direitos reservados

Site alojado por:
ALOJ.NET