Red_Beret
Registo: 27 Out 2005 Mensagens: 1082
|
Colocada: 22 Fev 2007 23:23 Assunto: Microsoft condenada a pagar mil... |
|
|
Citação: | Microsoft condenada a pagar mil milhões de euros à Alcatel-Lucent
Um tribunal federal norte-americano condenou hoje o gigante informático Microsoft a uma multa de cerca de mil milhões de euros por ter violado duas patentes registadas pelo fabricante de equipamento de telecomunicações Alcatel-Lucent, em matéria de tecnologia MP3.
"Pensamos que este veredicto é completamente infundado tanto no que diz respeito aos factos como no que respeita o direito", afirmou o advogado principal da Microsoft, Tom Burt, numa declaração escrita na qual acrescentava que a empresa irá pedir recurso.
A Lucent tinha apresentado queixa em 2003, antes da fusão com o grupo francês Alcatel, na justiça federal americana, considerando que os parceiros da Microsoft, entre eles os fabricantes de computadores Dell e Gateway, utilizavam aplicações Windows que violavam as suas patentes.
O processo que decorreu num tribunal de San Diego centrou-se na tecnologia MP3 utilizada pela aplicação Windows Media Player. |
Fonte: Publico.pt
Citação: | Justiça dos EUA condena Microsoft a pagar multa de US$ 1,5 bi à Alcatel-Lucent
New York - Em multa maior que imposta pela Europa, companhia terá que pagar cifra à Lucent-Alcatel por infringir patentes para arquivos musicais.
A Microsoft deverá pagar uma multa de 1,5 bilhão de dólares por perdas e danos à Alcatel-Lucent por infringir patentes na tecnologia de codificação e decodificação de MP3, determinou a Justiça norte-americana nesta quinta-feira (22/02).
Parte da Alcatel-Lucent ainda atuava como Lucent Technologies quando abriu o processo em 2003 contra clientes da Microsoft, Dell e Gateway Computer por infringir 15 tecnologias patenteadas.
A companhia alegava que o sistema estava sendo utilizado no Windows Media Player, do sistema operacional Windows.
Em um comunicado, a gigante de software se manifestou contrária à decisão e reforçou seus planos de apelo judicial.
"Nós acreditamos que esse veredito não é suportado por leis ou pelos fatos. Como milhares de outras companhias, grandes e pequenas, nós acreditamos que licenciamos apropriadamente a tecnologia MP3 a partir de seu licenciador oficialmente reconhecido, Fraunhofer. Essa menção aos danos parece particularmente ultrajante quando considerado o fato de que pagamos àquela companhia apenas 16 milhões de dólares para licenciar a tecnologia", afirmou o comunicado.
Até o momento, representantes da Alcatel-Lucent não comentaram a decisão. |
Fonte: IDG Now! _________________
|
|