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Testar velocidade da Internet

A qualidade do serviço prestado (packetloss, latencias)

 
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Autor Mensagem
eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 17 Fev 2007 13:18    Assunto: A qualidade do serviço prestado (packetloss, latencias) Responder com citação

Boas pessoal!

Antes de mais aos admins e mod's espero q esta seja a secção certa do forum para abordar este assunto se não é então façam lá o move.
Vou escrever sobre a qualidade do serviço. Quem só se preocupa com temos 2 12 ou 20Mibits pode já parar de ler. Wink

Se houver ai alguém na Clix/Novis ligado às redes... dava jeito se pudesse comentar.

Passo a explicar tenho 2 servidores instalados em Dallas/Fort Worth no Texas na generalidade dos casos o ping é na zona dos 150 a 200ms quer seja da Telepac, Netcabo ou Clix.

Ontem começaram a cair-me uns e-mails relativos à lentidão dos sites fui ver e realmente estavam a "demorar" ... sabem.. aquele espaço de tempo entre metermos um endereço e a página começar a aparecer. Fiz aqueles testes básicos que todo o leigo/semi ignorante de routing faz ping e traceroute para o meu IP lá nos EUA e fiquei passado, o ping response andava na zona dos 700 a 800 deste router/server em diante 64.208.170.198 / The-Planet.GigabitEthernet7-3.ar2.DAL2.gblx.net

Testei a partir da netcabo (segue outra rota) e tava tudo na boa... vendo os e-mails conclui que a malta com problemas era toda da Clix. Resumidamente contactei o suporte do meu webhost, disseram-me que estava tudo bem do lado deles pediram-me o meu IP e pouco depois mandaram-me um email a dizer que do nosso (Clix) lado havia valores altos de packet loss.

Não percebendo de routing procurei como é que uma máquina nos EUA e o tempo de resposta dela tinha a ver com packet loss no meu ISP (Clix) eles voltaram a insistir para contactar com o meu ISP pq tava com problemas de packet loss.

Bem... vou mandar um email à Clix... n tenho grande esperança q saibam dizer algo de jeito (nem arrisco ligar para o suporte telefónico que ia passar horas a explicar o problema...)

Só para confirmar o que o meu ISP/Webhost nos EUA me disse vejam isto abaixo, há uma maquina que faz o routing do que vem para nós que por estes 2 exemplos anda com taxas de packet loss entre os 60 e os 80%... pensem de outra forma imaginem que estão a falar com alguém e só conseguem perceber 20 a 40% do que está a ser dito.... ia ser complicado né?

Reparem nos hops 9 e no 10.

HOST: latency.hosteurope.de Loss% Snt Last Avg Best Wrst StDev

1. fe-0-3-10.j1.cgn.hosteurope. 0.0% 15 0.4 1.2 0.4 11.9 3.0
2. ge-0-0-0.jc1.cgn.hosteurope. 0.0% 15 0.3 2.8 0.3 29.4 7.5
3. ge-0-1-0.jc-green.cgn2.hoste 0.0% 15 1.1 1.4 0.7 6.5 1.6
4. g3-47.cr05.hx2.bb.pipex.net 0.0% 15 44.9 42.5 39.4 47.7 2.2
5. 195.66.226.251 0.0% 15 45.5 42.9 39.0 48.0 2.3
6. if-9-0.mcore3.LHX-London.tel 0.0% 15 45.8 43.1 38.4 48.0 2.5
7. if-2-0.core1.PV9-Lisbon.tele 0.0% 15 72.7 69.7 65.8 73.8 2.4
8. 195.219.187.14 0.0% 15 50.6 52.9 50.5 56.8 2.5
9. 213-205-75-75.nr.ip.pt 80.0% 15 51.8 53.7 51.8 56.0 2.1
10. 212.0.167.126 6.7% 15 51.4 54.1 51.1 58.8 2.7



Everything is normal here, but you have packetloss at your ISP's
end:

Hostname
%Loss Rcv Snt Last Best Avg Worst
1. e1.2.1243.static.theplanet.com
0% 130 130 0 0 1 27
2. gi3-8.asr01.dllstx2.theplanet.com
0% 130 130 0 0 3 221
3. vl2.dsr01.dllstx2.theplanet.com
0% 130 130 0 0 6 231
4. vl21.dsr01.dllstx3.theplanet.com
0% 130 130 0 0 20 341
5. et3-1.ibr04.dllstx3.theplanet.com
0% 130 130 0 0 3 147
6. te-3-1.car4.Dallas1.Level3.net
0% 130 130 0 0 8 158
7. ae-13-53.car3.Dallas1.Level3.net
0% 130 130 1 1 14 184
8. if-4-0.core2.DTX-Dallas.teleglobe.net
0% 130 130 1 1 1 23
9. if-0-0.mcore4.LAA-LosAngeles.teleglobe.net
0% 130 130 33 33 40 196
10. if-1-0.mcore3.LAA-LosAngeles.teleglobe.net
0% 130 130 34 33 39 197
11. if-4-0.mcore3.NJY-Newark.teleglobe.net
0% 130 130 74 73 81 273
12. if-2-0.har1.NJY-Newark.teleglobe.net
0% 130 130 181 73 83 256
13. if-6-0.mcore4.NJY-Newark.teleglobe.net
0% 130 130 73 73 78 234
14. if-3-0.mcore3.LHX-London.teleglobe.net
0% 130 130 187 183 195 388
15. if-2-0.core1.PV9-Lisbon.teleglobe.net
0% 130 130 211 209 214 218
16. ix-3-1.core1.PV9-Lisbon.teleglobe.net
0% 130 130 183 182 183 203
17. 213-205-75-75.nr.ip.pt
62% 50 130 184 183 184 185
18. 213-205-75-199.nr.ip.pt
0% 130 130 184 183 187 608

Acho q se fala aqui muito de velocidade, atenuações, SNR's mas prefiro ter 10Mbits de boa qualidade que 1Gbits de péssima qualidade.
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MensagemColocada: 17 Fev 2007 13:18    Assunto: Anúncios Google AdSense

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Illusion4u
Moderador
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Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 17 Fev 2007 13:24    Assunto: Responder com citação

http://www.forumclix.net/viewtopic.php?t=1980

um problema temporario esperemos.

o prazo são 2 semanas ate ficar resolvido.
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eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 17 Fev 2007 13:37    Assunto: Responder com citação

Boas Illusion!


EDIT: Esquece so agora acabei de ler o post todo

Obg pela resposta. Isso é informação interna ou estavas a ser irónico? É que estive a ver os posts do link e são de Novembro Shocked

Tem graça que o suporte técnico do meu ISP me disse uma coisa desse género... por vezes há problemas de routing e packet loss e que na generalidade dos casos se resolvem no espaço de umas horas ou dias.


Illusion4u escreveu:

o prazo são 2 semanas ate ficar resolvido.


Eduardo.
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Illusion4u
Moderador
Moderador


Registo: 13 Abr 2006
Mensagens: 3080
Localização: @Clix 24 (normaly at 20) Mbps

MensagemColocada: 17 Fev 2007 13:51    Assunto: Responder com citação

eduardo72 escreveu:
Boas Illusion!


EDIT: Esquece so agora acabei de ler o post todo

Obg pela resposta. Isso é informação interna ou estavas a ser irónico? É que estive a ver os posts do link e são de Novembro Shocked

Tem graça que o suporte técnico do meu ISP me disse uma coisa desse género... por vezes há problemas de routing e packet loss e que na generalidade dos casos se resolvem no espaço de umas horas ou dias.


Illusion4u escreveu:

o prazo são 2 semanas ate ficar resolvido.


Eduardo.



foi dito por um user que falou com o provedor.. ve as ultimas paginas Wink
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NARS
Site Admin
Site Admin


Registo: 07 Set 2005
Mensagens: 1880
Localização: Lisboa

MensagemColocada: 17 Fev 2007 20:40    Assunto: Responder com citação

Citação:
Hostname
%Loss Rcv Snt Last Best Avg Worst
1. e1.2.1243.static.theplanet.com
0% 130 130 0 0 1 27
2. gi3-8.asr01.dllstx2.theplanet.com
0% 130 130 0 0 3 221
3. vl2.dsr01.dllstx2.theplanet.com
0% 130 130 0 0 6 231
4. vl21.dsr01.dllstx3.theplanet.com
0% 130 130 0 0 20 341
5. et3-1.ibr04.dllstx3.theplanet.com
0% 130 130 0 0 3 147
6. te-3-1.car4.Dallas1.Level3.net
0% 130 130 0 0 8 158
7. ae-13-53.car3.Dallas1.Level3.net
0% 130 130 1 1 14 184
8. if-4-0.core2.DTX-Dallas.teleglobe.net
0% 130 130 1 1 1 23
9. if-0-0.mcore4.LAA-LosAngeles.teleglobe.net
0% 130 130 33 33 40 196
10. if-1-0.mcore3.LAA-LosAngeles.teleglobe.net
0% 130 130 34 33 39 197
11. if-4-0.mcore3.NJY-Newark.teleglobe.net
0% 130 130 74 73 81 273
12. if-2-0.har1.NJY-Newark.teleglobe.net
0% 130 130 181 73 83 256
13. if-6-0.mcore4.NJY-Newark.teleglobe.net
0% 130 130 73 73 78 234
14. if-3-0.mcore3.LHX-London.teleglobe.net
0% 130 130 187 183 195 388
15. if-2-0.core1.PV9-Lisbon.teleglobe.net
0% 130 130 211 209 214 218
16. ix-3-1.core1.PV9-Lisbon.teleglobe.net
0% 130 130 183 182 183 203
17. 213-205-75-75.nr.ip.pt
62% 50 130 184 183 184 185
18. 213-205-75-199.nr.ip.pt
0% 130 130 184 183 187 608


Isto não é packet-loss... repara, como pode haver packet-loss para 213-205-75-75.nr.ip.pt se não há para 213-205-75-199.nr.ip.pt e o tráfego para este último teve que passar pelo primeiro? O que causa esse resultado é outra coisa, e não se pode dizer que seja exactamente um problema, o que se passa é que a maquina em 213-205-75-75.nr.ip.pt por algum motivo por vezes não responde a pacotes icmp (talvez tenha algum sistema tipo "anti-flood" para pacotes icmp ou simplesmente o tráfego icmp está desprioritizado ou coisa semelhante... e até podia nem responder nunca a pacotes icmp se estivesse configurada para tal... e isso não sería um problema), por isso causa esse resultado nessa ferramenta, mas como se pode ver ela não causa packet loss no tráfego que routeia para o hop seguinte e é isso que realmente interessa.

Está a haver algumas lentidões em algumas ligações que passam lá para fora através da teleglobe, como já foi referido no outro tópico indicado, mas não há packet loss, felizmente.
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eduardo72



Registo: 07 Jun 2006
Mensagens: 113

MensagemColocada: 17 Fev 2007 21:38    Assunto: Responder com citação

Boas,

Sei da fragilidade o traceroute com ferramenta de diagnosticar problemas tb sei q pouco ou nada percebo disto só fiz fé no que me disseram e na realidade o q constatava era que o problema se limitava a malta da clix.

Só 1 peq. chamada de atenção, tens aí 2 traces um para um IP dinâmico e de uma ligação ADSL directa o outro (o primeiro) para a gateway.

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